v. 8 n. 1 (2020)

					Visualizar v. 8 n. 1 (2020)

Janeiro a Junho de 2020

Publicado: 2020-06-05

APRESENTAÇÃO

  • AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS E A (DE)FORMAÇÃO HUMANA

    Renata Cristina Lopes Andrade, Tânia Mara Rezende Machado , Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Viviani Fernanda Hojas
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-1

DOSSIÊ

  • A FORMAÇÃO HUMANA NA ESCOLA CONTRIBUIÇÕES PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

    Alonso Bezerra de Carvalho, Fabiola Colombani
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-2
  • O TEMA “POLÍTICA” NA FORMAÇÃO E NO TRABALHO DOCENTE

    Valdelaine Mendes
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-3
  • APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA DIÁLOGOS ENTRE OS REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

    Aline Juliana Oja Persicheto, Marcia Cristina Argenti Perez
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-4
  • A BRINCADEIRA COMO EIXO ESTRUTURANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA BNCC AO DESENVOLVIMENTO HUMANIZADOR

    Angélica Ferreira Alves, Maria Silvia Rosa Santana, Reginaldo Peixoto
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-5
  • A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGAL

    Iraíde Marques de Barreiro, Manuela Terrasêca
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-6
  • FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

    Munique Massaro, Adenize Queiroz de Farias
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-7
  • A FORMAÇÃO HUMANA EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO E SEUS REFLEXOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS AS CONCEPÇÕES DA MÍDIA VEICULADAS PELO JORNAL FOLHA DE S. PAULO

    Renata Peres Barbosa, Mariana de Freitas Pereira
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-8
  • APORTES DA SOCIOANÁLISE E DO MÉTODO DOCUMENTÁRIO PARA A EDUCAÇÃO O USO DA PESQUISA E DO MÉTODO E SUA APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA COMO FERRAMENTE DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

    Ricardo Gonçalves Severo
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-9
  • A FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E AS MAIS RECENTES RESOLUÇÕES DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE) PROBLEMATIZAÇÕES

    Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer, Lucas Costa Linck
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-10
  • A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA

    Halisson Keliton Ramos dos Santos, Michele Silva Sacardo
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-11
  • O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE E OS CURSOS INTEGRADOS PRÉ E PÓS REFORMA DO ENSINO MÉDIO

    Camila Caroline de Lima Silva, Lúcia de Fátima Melo, Viviani Fernanda Hojas
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-12
  • O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E INSERÇÃO À DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Elizabeth Raimann, Juliana Alves da Guarda
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-13
  • A FORMAÇÃO DA NORMALISTA RURAL EM PELOTAS-RS (1955-1971)

    Magda de Abreu Vicente
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-14
  • MERCANTILIZAÇÃO VERSUS FORMAÇÃO HUMANA NO ENSINO SUPERIOR NOTAS SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA

    Pauliane Rodrigues Resende, Camila Alberto Vicente de Oliveira, Layla Karoline Alves Teixeira Flores
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-15
  • RECOMENDAÇÕES DO BANCO MUNDIAL (BM) PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS

    Egeslaine de Nez, Berenice Lurdes Borssoi
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-16
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA E O CONSELHO ESCOLAR NA REDE DE ENSINO ESTADUAL DO ACRE

    Pierre André Garcia Pires, Letícia Mendes da Silva, Pelegrino Santos Verçosa
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-17

ARTIGOS

  • A PERSPECTIVA DO OUTRO NA INSTÂNCIA CURRICULAR (DE)COLONIAL ALIJAMENTOS HISTÓRICOS E POSSIBILIDADES DE MUDANÇA

    Mirian Ribeiro de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-18
  • ESCOLA, HETERONORMATIVIDADE E EXCLUSÃO ALGUMAS REFLEXÕES

    Genylton Odilon Rêgo da Rocha, Welma Cristina Barbosa Mafra
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-19
  • EDUCAÇÃO INFANTIL, GÊNERO E MORALIDADE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO HUMANA

    Hildineia Alves, Antonio Francisco Marques
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-20
  • PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ANÁLISE DA INCLUSÃO DO JOVEM NO ENSINO MÉDIO

    Vanderlei Balbino Costa, Halline Mariana Santos Silva
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-21
  • AS IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS PARA A FORMAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS SURDOS

    Rubia Carla Donda da Silva, Natália Gavaldão, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-22
  • FORMAÇÃO HUMANA NA ARIDEZ DOS TEMPOS DESAFIOS PARA O CURRÍCULO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

    Marilde Queiroz Guedes, Ana Paula Souza do Prado Anjos, Eliara Marli Rosa
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-23
  • O DESMANTELAMENTO DA CIÊNCIA BRASILEIRA NO DELIBERADO CORTE DE BOLSAS ASPECTOS POLÍTICOS E CONSEQUÊNCIAS PSICOSSOCIAIS PARA ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO

    Ana Carolina Reis, Breno Alves dos Santos Blundi, Eduardo Pinto e Silva
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-24
  • NARRATIVAS DE PROFESSORAS EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE CENTRALISMO CURRICULAR

    Valda Inês Fontenele Pessoa, Antônia Aparecida Lima Lopes
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-25
  • RESISTIR NA (RE)EXISTÊNCIA DECOLONIZANDO SABERES NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA-COMUNIDADE

    Cora Elena Gonzalo Zambrano, Marina Reinoldes, Karlla Andrea Leal Cruz
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-26
  • LEITURA E FORMAÇÃO CONTRIBUIÇÕES DA BIBLIOTECA NO RIO ARAPIUNS-ALDEIA NOVA VISTA

    Luanna Cardoso Oliveira, Zair Henrique Santos
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-27

ENTREVISTAS

  • DIÁLOGO SOBRE INCLUSIÓN ESCOLAR

    Leonor Paniago Rocha, Marlene Barbosa de Freitas Reis
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.1-28