O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E INSERÇÃO À DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.8.1-13

Palavras-chave:

Formação inicial de professores. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Docência na educação básica.

Resumo

Este artigo, resultado de pesquisa apoiada pela Capes, problematizou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Objetivou-se compreender a contribuição do programa para a permanência na licenciatura e na formação inicial, levando, posteriormente, a atuar na educação básica. A investigação qualitativa pautou-se em questionário encaminhado a 97 egressos dos cursos de licenciatura pelo sistema Google-Drive, tendo a análise crítica de conteúdo nas contribuições de Duarte (2010), Freitas (2007) e Vieira (2017). A racionalidade técnica ficou evidente nos subprojetos desenvolvidos em detrimento da práxis. Dos egressos, doze afirmaram que o programa contribuiu na formação inicial permitindo conhecer a realidade escolar, a se identificar ou não pela licenciatura escolhida; as bolsas foram fundamentais para a permanência nos cursos, mas apenas cinco deles estão atuando na educação básica.

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Publicado

2020-06-05

Como Citar

Raimann, E., & Guarda, J. A. da . (2020). O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E INSERÇÃO À DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 8(1). https://doi.org/10.29327/210932.8.1-13

Edição

Seção

DOSSIÊ