O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E INSERÇÃO À DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Resumo

Este artigo, resultado de pesquisa apoiada pela Capes, problematizou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Objetivou-se compreender se a implementação do programa contribuiu para a permanência na licenciatura e na formação inicial, levando, posteriormente, a atuar na educação básica. A investigação quantiqualitativa pautou-se em questionário encaminhado a 97 egressos dos cursos de licenciatura pelo sistema Google-Drive, tendo a análise crítica de conteúdo nas contribuições de Duarte (2010), Freitas (2007) e Vieira (2017). A racionalidade técnica ficou evidente nos subprojetos desenvolvidos em detrimento da práxis. Dos egressos, doze afirmaram que o programa contribuiu na formação inicial permitindo conhecer a realidade escolar, a se identificar ou não pela licenciatura escolhida; as bolsas foram fundamentais para a permanência nos cursos, mas apenas cinco deles estão atuando na educação básica.

Biografia do Autor

Elizabeth Raimann, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Atua como docente na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Exerce atividades de ensino na graduação e pós-graduação Mestrado em Educação, área de políticas educacionais, gestão e formação de professores. Pesquisadora na área de política e gestão educacional, trabalho e profissionalização docente e formação de professores. Membro do Núcleo de Pesquisas Formação de Professores e Práticas Educativas (NuFOPE) Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí, Membro do GEP-CMEBr- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Conselhos Municipais de Educação no Brasil.

https://orcid.org/0000-0003-4359-5828

Juliana Alves da Guarda, Universidade Federal de Goiás

Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí.

Downloads

Publicado

2020-08-04

Como Citar

Raimann, E., & Guarda, J. A. da . (2020). O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E INSERÇÃO À DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3756

Edição

Seção

DOSSIÊ