v. 9 n. 2 (2021): Dossiê Temático Linguagens, Educação e Diversidades

					Visualizar v. 9 n. 2 (2021): Dossiê Temático Linguagens, Educação e Diversidades

Julho a Dezembro de 2021

Publicado: 2021-11-22

APRESENTAÇÃO

  • Linguagens, educação e diversidades problematizações em pauta

    Marlene Barbosa de Freitas Reis, Viviane Pires Viana Silvestre
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-1

DOSSIÊ

  • O pequeno príncipe preto (re)descobrindo a ancestralidade e o afeto na perspectiva da educação antirracista

    Walter Hugo de Souza Rodrigues, Ariovaldo Lopes Pereira
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-2
  • "Vamos falar sobre ele?" discursos que (des)constroem as identidades de gênero na escola

    Daniel dos Santos Barbosa, Sostenes Lima, Clodoaldo Ferreira Fernandes da Silva
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-3
  • Entre fronteiras, matas e beiras de rios Amazônia legal brasileira e o pesquisar da educação escolar indígena

    Leni Feitosa, Idemar Vizolli
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-4
  • Comentários em uma página da rede social Instagram reflexões situadas de uma prática discursiva on-line

    Diêgo Martins da Costa, Paulo Almeida de Oliveira Junior, Hélvio Frank Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-5
  • A emergência do capitalismo e a invenção do pobre perigoso

    Fellipe Henrique Mota Silva, Veralucia Pinheiro, Larissa Landim de Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-6
  • Identidade, diferença e currículo na perpectiva da educação inclusiva

    Lucila Menezes Guedes Monferrari, Olira Saraiva Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-7
  • Medicalização e práticas de normalização escolar um caminho inverso para a inclusão

    Marlene Barbosa de Freitas Reis, Cleonice Bicudo da Rocha Ferreira, Itair Regina Carvalho Diogo
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-8
  • Pessoas negras em livros didáticos trajetórias de pesquisas

    Lucia Gonçalves de Freitas, Marcos Túlio Pereira de Jesus
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-9
  • Retrocesso e segregação reflexões sobre a Política Nacional de Educação Especial (PNEE)- decreto 10.502/2020

    Karyelly Guimarães Moreira, Luciene Marques da Silva, Barbra Sabota
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-10
  • O ser social na espreita da educação formação e (ou) trabalho?

    Núbia Regina Telles, João Roberto Resende Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-11
  • Performatividade, trabalho docente e escola pública principais debates no Brasil

    Susana Scherer
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-12
  • Contribuições da leitura multimodal na perspectiva do (multi)letramento para o ensino inclusivo

    Gláucia Vieira Cândido, Daiane Alves de Vasconcelos
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-13
  • A sala de aula como espaço de partilha análise sob a ótica da complexidade de experiências em uma disciplina de mestrado

    Stephany Mayara Sousa de Jesus , Vinícius Fagundes dos Santos, João Henrique Suanno
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-14
  • A identidade cultural, o multiculturalismo e o livro didático de português breves considerações

    Sandra de Mesquita, Raimundo Márcio Mota de Castro, Átila Silva Arruda Teixeira
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-15
  • Formação continuada docente e desigualdade educacional em tempos de pandemia no estado de Mato Grosso

    Michael Douglas Rodrigues, Pricila Cabral Coelho Moraes, Viviane Pires Viana Silvestre
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-16

ARTIGOS

  • Alteridade e mistério em contos de Milton Hatoum

    Marcos Frederico Krüger Aleixo, Elival de Souza Morais
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-17
  • Da (in)visibilidade social da surdez à sua heterogeneidade enunciativa na redação do ENEM

    Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, Robert Gomes Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-18
  • Marcas diatópicas no "Léxico de lacunas" (1914), de Afonso de Taunay

    Ivan Pedro Santos Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-19
  • Violência e resistência na narrativa de mulheres argentinas

    Márcia Paraquett
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-20
  • Ficção e vivência lésbica em três contos de Amora, de Natália Borges Polesso

    Fernanda Rezende Pache de Souza, Paulo Henrique Pressotto
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-21
  • Abortamento voluntário no Supremo Tribunal Federal as vozes da audiência pública

    Madge Porto
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-22
  • Influência da literatura portuguesa no Brasil poesia garrettiana em Parnaso Maranhense

    Alana Alves Muniz, Dilson César Devides
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-23
  • Sentidos e reflexões sobre atores sociais no Museu Antropológico da UFG

    Darlen Priscila Santana Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-24
  • Interseções discursivas nas primeiras trovas burlescas Luiz Gama de leitor a literato

    Joelia de Jesus Santos
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-25
  • Oficinas para exercício do texto o papel da residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa

    Myllena Araujo, José Wellisten Abreu de Souza, Antônio Barboza da Silva
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-26
  • La construcción del ethos en el anuncio de empiricus un análisis trueview

    Thiago Barbosa Soares , Paula Ramos Ghiraldelli
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-27
  • Literatura latina comparações hermenêuticas do princípio da obediência em personagens da exegese bíblica

    Isaías dos Santos da Cunha, Renan Albuquerque Rodrigues, Elizabeth Cardoso
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-28
  • Mais educação e menos emprego para os jovens de Rondônia a crônica de uma economia orientada para produtos básicos

    Luciano Edison da Silva, Claudemir Miranda Barboza, Marcilei Serafim Germano
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-29

RESENHAS

  • Um livro inteiro, "Metade cara, metade máscara" a poeticidade da dor da retomada/reencontro em Eliane Potiguara

    Ketlen Lima de Souza, Selmo Azevedo Apontes
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-30
  • Paradigmas para análises de constelação de gêneros

    Evando Luiz e Silva Soares da Rocha, José Ribamar Lopes Batista Júnior
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-31

ENTREVISTAS

  • A arte é minha cura! A importância da arte para os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS

    Everton Roberto de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-32