A emergência do capitalismo e a invenção do pobre perigoso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.9.2-6

Palavras-chave:

Classes Perigosas. Lumpemproletariado. Pobreza.

Resumo

Neste artigo buscamos contribuir com as análises acerca da pobreza por meio da identificação de como se desenvolve a assimilação da identidade dos indivíduos que se autorreconhecem como pobres, os quais adquirem uma espécie de aura de periculosidade, exposta nos discursos e até mesmo assimilada por alguns deles em decorrência da ideologia dominante. A partir do diálogo com os conceitos de miséria, Classes Perigosas e Lumpemproletariado, buscaremos discutir a origem do fenômeno, seus processos históricos e políticos. Tal abordagem se fundamenta no conceito de totalidade, considerando, portanto, o conjunto das relações sociais. Para tanto, dialogamos com autores que elegeram em seus estudos temas relacionados com a meritocracia, movimentos sociais eugênicos, caridade e escravidão.

 

Biografia do Autor

Fellipe Henrique Mota Silva, Universidade Estadual de Goias

Historiador. Aluno do Programa de Pós-Graduação stricto sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, pela Universidade Estadual de Goiás. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Veralucia Pinheiro, Universidade Estadual de Goias

Doutora em Educação pela Unicamp/SP, docente na graduação e no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – PPG/IELT – Universidade Estadual de Goiás – UEG. Pesquisadora das áreas de Educação, Juventude, Feminismo, Violência.

Larissa Landim de Carvalho, Universidade Estadual de Goias

Advogada. Aluna do Programa de Pós-Graduação stricto sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, pela Universidade Estadual de Goiás. Graduanda em Letras pela Universidade Estadual de Goiás. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Referências

ALVAREZ, M. C. A criminologia no Brasil ou como tratar desigualmente os desiguais. Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, Vol. 45, nº 4, 2002, p. 677 - 704.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BENJAMIN, W. Passagens. Tradução de Irene Aron. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

CASTEL, R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1998.

COIMBRA, C. M. B; NASCIMENTO, M. L. A produção de crianças e jovens perigosos: a quem interessa? São Martinho: CEDECA, 2008.

COIMBRA, Cecília M. B; NASCIMENTO, M. L. Ser jovem, ser pobre é ser perigoso. Jovenes, Revista de Estudios sobre Juventud, Madrid, v. 9, n. 22, p. 338-355, 2005.

CRESPO, A. P. A; GUROVITZ, E. A pobreza como um fenômeno multidimensional. RAE eletrônica, São Paulo v. 1, n. 2, p. 1-12, 2002.

FEDERICI, S. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Tradução de Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017

FERNANDES, F. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Dominus/EDUSP, 1995.

FERNANDES, F. O significado do protesto negro. São Paulo: Cortez Autores Associados, 1989.

FORRESTER, V. O horror econômico. São Paulo: UNESP, 1997.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Tradução de Raquel Ramalhete. 42a edição, Petrópolis: Vozes, 2014.

FOUCAULT, M. A verdade e as formas jurídicas. 3ª edição, Rio de Janeiro: Editora NAU, 2005.

GUIMARÃES, V. O. S. Construção histórico-social da pobreza: desnaturalização da percepção das desigualdades sociais. Científic@-Multidisciplinary Journal. Goianésia, v. 3, n. 1, p. 74-89, 2016.

MARX, K. O Capital: Crítica da economia política. Livro I: crítica da economia política. O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2017.

MARX, K; ENGELS, F. A ideologia Alemã. Tradução de Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, K; ENGELS, F. O 18 brumário e cartas a Kugelmann. Tradução de Leandro Konder e Renato Guimarães. 4ª Edição, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

NETTO, J. Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

OSÓRIO, Bernardo de Melo. Pastoral. 22 de Março de 1770, s. l.: s. d., p. 9-33.

PINHEIRO, V. A política social como estratégia do Estado no enfrentamento da violência juvenil. In: LAGO, M; MOZZER, G e SANTIBANEZ, D. Adolescência: temores e saberes de uma sociedade de conflito. Goiânia: Cânone Editorial., 2013.

RIZZINI, I. O Século Perdido: raízes históricas das políticas públicas para a infância no Brasil. Rio de Janeiro: Santa Úrsula/Amais, 1997.

RIZZINI, I. Meninos desvalidos e menores transviados: a trajetória da assistência pública até a Era Vargas. In: RIZZINI, I; PILOTTI, F A arte de governar crianças: A história das políticas sociais da legislação e da assistência à infância no Brasil. 2a edição, São Paulo: Cortez, 2009.

ROVARON, M. Fundação CASA: o passado ditatorial no cotidiano democrático? São Paulo: Repositório UNESP, 2017.

SANTOS, B. M. M. Lombroso no Direito Penal: o destino d''O Homem Delinquente e os perigos de uma ciência sem consciência. In: CONPEDI, 2012, Uberlândia-MG. Anais do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. Uberlândia, p. 7209-7229, 2012. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=ea6b2efbdd4255a9. Acesso em: 13 nov. 2020.

SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. São Paulo: UNESP, 2005.

SOUZA, J. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

YAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2008.

O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de financiamento 001.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Silva, F. H. M., Pinheiro, V., & Carvalho, L. L. de . (2021). A emergência do capitalismo e a invenção do pobre perigoso. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 9(2). https://doi.org/10.29327/210932.9.2-6