Educação museal online na prática
relações de didática e de ensino em uma exposição sobre animais peçonhentos
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.12.2-9Palavras-chave:
Educação museal online. Exposição museal online. Mediação online. Redes sociais digitais. Animais peçonhentos.Resumo
O Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (NOAP/UFBA) é um museu de ciências, universitário e itinerante, que dialoga sobre Animais Peçonhentos para um público diverso. Esta pesquisa trata da reflexão sobre a experiência de duas atividades de Educação Museal Online (EMO) conduzidas nas plataformas digitais do NOAP/UFBA em 2022, no âmbito do Setor Educativo, em parceria com duas turmas do componente curricular extensionista da UFBA, ACCS-BIOA82 – Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica. Objetivamos compreender “se” e/ou “como” estabeleceram-se relações de ensino e didática nas Exposições Museais Online Educativas (EMOE) do museu. Utilizou-se os pressupostos metodológicos da EMO e das EMOE sobre animais peçonhentos foram construídas 2 Exposições Museais Online Educativas intituladas Ninho das Cobras35 – em homenagem aos 35 anos do NOAP/UFBA, realizadas durante a 20ª Semana Nacional de Museus e a 16ª Primavera dos Museus em 2022. Duas equipes diversas que trabalharam em 2022.1/n=25 e 2022.2/n=30 construíram, ao todo, 66 produtos digitais: 30 cards, 18 short-vídeos de divulgação, 9 vídeos, 8 episódios do Podcast Língua de Cobra e 1 Live,. Concluímos que foi possível construir e desenvolver duas exposições educativas, a partir de princípios educomunicativos (EMO/EMOE) duas Exposições Museais Online Educativas, desde que haja planejamento, formação teórico-prática dos envolvidos e interdisciplinaridade. Para experiências futuras, é importante que a ambiência conversacional entre o mediador e o público seja incentivada.
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