Educação museal online na prática

relações de didática e de ensino em uma exposição sobre animais peçonhentos

Autores

  • Rejâne Maria Lira-da-Silva Universidade Federal da Bahia, Instituto de Biologia, Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia, Salvador, Bahia - Brasil https://orcid.org/0000-0001-8016-8599
  • Marglyn Anne Santana de Oliveira Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Faculdade de Educação, Bahia - Brasil https://orcid.org/0009-0006-2335-6765
  • Mariana Rodrigues Sebastião Universidade Federal da Bahia, Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia, Bahia - Brasil https://orcid.org/0000-0001-7214-8707

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.12.2-9

Palavras-chave:

Educação museal online. Exposição museal online. Mediação online. Redes sociais digitais. Animais peçonhentos.

Resumo

O Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (NOAP/UFBA) é um museu de ciências, universitário e itinerante, que dialoga sobre Animais Peçonhentos para um público diverso. Esta pesquisa trata da reflexão sobre a experiência de duas atividades de Educação Museal Online (EMO) conduzidas nas plataformas digitais do NOAP/UFBA em 2022, no âmbito do Setor Educativo, em parceria com duas turmas do componente curricular extensionista da UFBA, ACCS-BIOA82 – Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica. Objetivamos compreender “se” e/ou “como” estabeleceram-se relações de ensino e didática nas Exposições Museais Online Educativas (EMOE) do museu. Utilizou-se os pressupostos metodológicos da EMO e das EMOE sobre animais peçonhentos foram construídas 2 Exposições Museais Online Educativas intituladas Ninho das Cobras35 – em homenagem aos 35 anos do NOAP/UFBA, realizadas durante a 20ª Semana Nacional de Museus e a 16ª Primavera dos Museus em 2022. Duas equipes diversas que trabalharam em 2022.1/n=25 e 2022.2/n=30 construíram, ao todo, 66 produtos digitais: 30 cards, 18 short-vídeos de divulgação, 9 vídeos, 8 episódios do Podcast Língua de Cobra e 1 Live,. Concluímos que foi possível construir e desenvolver duas exposições educativas, a partir de princípios educomunicativos (EMO/EMOE)  duas Exposições Museais Online Educativas, desde que haja planejamento, formação teórico-prática dos envolvidos e interdisciplinaridade. Para experiências futuras, é importante que a ambiência conversacional entre o mediador e o público seja incentivada.

Biografia do Autor

Rejâne Maria Lira-da-Silva, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Biologia, Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia, Salvador, Bahia - Brasil

Professora Titular/UFBA, Bióloga, Mestre Saúde Coletiva, Doutora Ciências Médicas. Coordenadora do NOAP/UFBA, curadora das Coleções Herpetológica e Histórica do Museu de História Natural da Bahia, Membra da Academia de Ciências da Bahia e Bolsista Produtividade Pesquisa em Divulgação Científica/CNPq

Marglyn Anne Santana de Oliveira, Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Faculdade de Educação, Bahia - Brasil

Pesquisadora; Mestranda em Ensino de Ciências; Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) - UFBA/UEFS; Divulgação Científica, Educação Museal Online.

Mariana Rodrigues Sebastião, Universidade Federal da Bahia, Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia, Bahia - Brasil

Doutora e mestra em Ensino das Ciências pela UFBA, Jornalista e Pedagoga.

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

Lira-da-Silva, R. M. ., Oliveira, M. A. S. de, & Sebastião, M. R. . (2024). Educação museal online na prática: relações de didática e de ensino em uma exposição sobre animais peçonhentos. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 12(2). https://doi.org/10.29327/210932.12.2-9