Quando a Expoari visita a escola

cultura regional e práticas de escrita

Autores

  • Mirian de Oliveira Bertotti Instituto Federal de Rondônia, Campus Ariquemes, Rondônia-Brasil https://orcid.org/0000-0001-9148-3068
  • Robson Simões Universidade Federal de Rondônia, Núcleo de Ciências Humanas, Departamento de Ciências da Educação, Rondônia-Brasil https://orcid.org/0000-0003-0046-9549
  • Isac Rocha da Silva Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Programa de Pós-graduação Profissional em Educação Escolar, Rondônia-Brasil https://orcid.org/0000-0001-5324-4066

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.11.1-16%20

Palavras-chave:

Práticas educativas. Educação Rondoniense. Cultura regional. Práticas de escrita.

Resumo

O  artigo discute o uso da Língua Portuguesa em ações educativas, com foco nas práticas de escrita dos alunos do Ensino Técnico-Médio do Instituto Federal de Rondônia. Ele explora as representações do mundo dos estudantes e as diferentes manifestações de linguagem presentes na vida social, considerando sua organização cultural e histórica. Inspirado na teoria dialógica (BAKHTIN, 2006), numa abordagem qualitativa, apresenta a ideia de que a língua se produz nas relações sociais. No contexto do IFRO, Campus Ariquemes, foi realizada uma sequência de atividades que envolveram leitura, pesquisa, compartilhamento, produção escrita e exposição, com o tema da festividade cultural local, EXPOARI. Os estudos na área de Linguagem, especialmente no campo da escrita, auxiliam na reflexão sobre as relações entre o mundo e a linguagem.

Biografia do Autor

Mirian de Oliveira Bertotti, Instituto Federal de Rondônia, Campus Ariquemes, Rondônia-Brasil

Professora EBTT de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia; doutoranda em Educação Escolar pelo PPGEEProf, Universidade Federal de Rondônia.

Robson Simões, Universidade Federal de Rondônia, Núcleo de Ciências Humanas, Departamento de Ciências da Educação, Rondônia-Brasil

Pós-doutorado em Educação (2019) pelo ProPEd da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, com estágio Pós-doutoral na Universidade de Alcalá, Espanha. Doutor em Educação (2012); Mestre em Educação (2007); graduado em Letras (2003) pela UERJ. Professor Adjunto e pesquisador da Universidade Federal de Rondônia/UNIR, campus Porto Velho.

Isac Rocha da Silva, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Programa de Pós-graduação Profissional em Educação Escolar, Rondônia-Brasil

Doutorando do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia - Unir, docente da Área de Letras Português/Inglês/ Literatura do Instituto Federal de Rondônia - IFRO Campus Ariquemes.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

Bertotti, M. de O. ., Simões, R. F. ., & Silva, I. R. da. (2023). Quando a Expoari visita a escola: cultura regional e práticas de escrita. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 11(1). https://doi.org/10.29327/210932.11.1-16