Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

Muiraquitã - Revista de Letras e Humanidades é um periódico eletrônico, semestral, editado sob a responsabilidade (editorial e financeira) do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) da Universidade Federal do Acre – (UFAC),  sem fins lucrativos, de acesso aberto e gratuito (Open Access), com o objetivo de propiciar o intercâmbio, circulação e difusão de estudos e pesquisas nas áreas de Linguística e Literatura, Artes, Ciências Humanas e Sociais. 

O periódico passou a ser eletrônico a partir do ano de 2015, com a atribuição do ISSN 2525-5924. Anteriormente, a revista possuía outro registro devido ao suporte impresso: 1807-1856. 

A Revista Muiraquitã em sua versão eletrônica está registrada com o DOI: https://doi.org/10.29327/210932

Mantida por Instituição Federal de Ensino, pública e gratuita localizada em uma das mais estratégicas fronteiras amazônicas e panamazônicas, Muiraquitã não cobra nenhum tipo de taxa para a publicação de contribuições na forma de suas diretrizes e está disponível para leituras e downloads completamente gratuitos. Dentre seus focos principais está a difusão e circulação de resultados de pesquisas e ideias de professores e estudantes de graduação e pós-graduação de universidades dessa macro região, bem como conectar-se com as experiências de professores da educação básica e com as diferentes formas de produção e transmissão de saberes de comunidades humanas e movimentos sociais das florestas e cidades amazônico-andinas.

Em chamadas específicas e fluxo contínuo, as contribuições (artigos, entrevistas, ensaios, traduções e resenhas) poderão ser livres ou vinculadas a dossiês temáticos organizados por pesquisadores e outras pessoas interessadas.

PERIODICIDADE

Semestral

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

POLÍTICA DE GRATUIDADE NAS PUBLICAÇÕES

A Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades não cobra nenhum tipo de taxa para publicação de artigos, resenhas, entrevistas, etc. 

IDIOMAS

Serão aceitos artigos, entrevistas, ensaios ou resenhas – inéditas – escritas em português, inglês, espanhol, francês, italiano, alemão ou em uma das línguas indígenas amazônicas.

POLÍTICA DE REPOSITÓRIO

Aos autores é permitida a inserção das versões de seus artigos (versão submetida, aceita ou publicada) em repositórios de sua própria escolha, por exemplo, Hprints, Academia.edu, site próprio, etc.

POLÍTICA ANTI-PLÁGIO

A Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades preza pela qualidade de fiabilidade de seus artigos e para tanto realiza varredura em todos os artigos submetidos com softwares identificadores de plágio. Artigos que apresentem a apropriação indevida de ideias de terceiros serão rejeitados.

CÓDIGO DE ÉTICA E POLÍTICA DE RETRATAÇÃO

A Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades adota os critérios estabelecidos pelo Code of Conduct and Best Practices Guidelines for Journals Editors, COPE, disponível em https://publicationethics.org. De igual modo, seguem-se as orientações contidas nas Normas de Retratação do COPE  para  o registro e a publicação de erratas, retratações e manifestações de preocupação.

AVALIAÇÃO DUPLO-CEGA E TEMPO ESTIMADO

Todos os artigos submetidos à Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades são submetidos à avaliação duplo-cega realizada por pares. A média de tempo para avaliação de um artigo é de 6 semanas.

ETAPAS DO PROCESSO AVALIATIVO

O processo de avaliação é realizado em duas etapas.

1ª Etapa: Desk review

Verifica-se nessa etapa se as contribuições atendem à linha editorial da revista, cumprimento das diretrizes para autores e não são constatadas indicações de plágio. Os autores são sempre notificados das decisões, seja em caso de rejeição do trabalho, seja em caso de seguimento para próxima etapa. O tempo estimado dessa etapa é de 15 dias (entre submissão e decisão de seguir ou não para a avaliação duplo-cega).

2ª Etapa: Double-blind review

Nessa etapa, as contribuições são enviadas a dois pareceristas ad hoc que procederão uma avaliação duplo cega quanto ao mérito científico do trabalho. O tempo estimado desta etapa (entre o envio para avaliação e resposta da primeira avaliação dos pareceristas) é de 30 a 45 dias. As avaliações podem resultar em: 

(1) Aceitar para publicação.

(2) Correções obrigatórias.

(3) Rejeitar publicação.

Os casos de controvérsias são dirimidos a partir da solicitação a um terceiro avaliador ad hoc para que emita parecer sobre o trabalho. Igualmente à primeira fase, os autores são notificados por e-mail dos respectivos resultados dessa etapa de avaliação. 

SOBRE OS AVALIADORES

O corpo de avaliadores/pareceristas da Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades atendem ao perfil e escopo da revista quanto às suas áreas de especialização acadêmica. Cerca de 70% dos avaliadores são membros de instituições externas à Universidade Federal do Acre.

TAXA DE REJEIÇÃO NO ANO ANTERIOR (2021)

No ano de 2021, a taxa de rejeição de artigos foi de 41%.

POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS

Autores que publicam na Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades concordam com os seguintes termos:

  1. Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos.
  2. O texto deve ser inédito, original e não ter sido submetido à avaliação em outro periódico nacional ou estrangeiro.
  3. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com finalidades não comerciais desde que citada a fonte.

DIGITAL OBJECT IDENTIFIER

A Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades finalizou o ano de 2020 tendo registrado todos os seus artigos de seu periódico eletrônico junto à CrossRef,  agência oficial de registro de identificador de objeto digital. Cada artigo publicado possui, assim, um número de identificação única chamado DOI - Digital Object Identifier.

Com esse número, os autores podem garantir a identificação de autoria de suas publicações, além de facilitar o preenchimento de plataformas de pesquisadores como o Lattes do CNPq e o ORCID, pois os dados são capturados automaticamente pelas plataformas. 

É altamente recomendável que cada autor atualize ou insira o DOI nas referidas plataformas como forma de ampliar a divulgação e circulação de seus artigos, bem como fazer constar na lista referências ao citar tais artigos em futuras publicações.

CREATIVE COMMONS LICENSE

Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades © 2015 by

Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade is licensed under CC BY-NC-ND 4.0