Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades https://periodicos.ufac.br/index.php/mui <p>Muiraquitã - Revista de Letras e Humanidades é um periódico eletrônico, semestral, editado sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) da Universidade Federal do Acre – (UFAC), Brasil, sem fins lucrativos, de acesso aberto e gratuito (Open Access), com o objetivo de propiciar o intercâmbio, circulação e difusão de estudos e pesquisas nas áreas de Linguística e Literatura, Artes, Ciências Humanas e Sociais. </p> <p>O periódico passou a ser eletrônico a partir do ano de 2015, com a atribuição do ISSN 2525-5924. Anteriormente, a revista possuía outro registro devido ao suporte impresso: 1807-1856. </p> <p>A Revista Muiraquitã em sua versão eletrônica está registrada com o DOI: <a href="https://doi.org/10.29327/210932">https://doi.org/10.29327/210932</a></p> pt-BR muiraquita.ppgli@ufac.br (Muiraquitã) muiraquita.ppgli@ufac.br (Marcelo Ishii) dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Bakhtin e o círculo https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/7254 Juciane dos Santos Cavalheiro, Tamiris Machado Gonçalves, Ana Cláudia de Souza Garcia Copyright (c) 2023 Juciane dos Santos Cavalheiro, Tamiris Machado Gonçalves, Ana Cláudia de Souza Garcia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/7254 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 As contribuições dos Estudos Culturais nos Estudos Surdos https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6782 <p><span style="font-weight: 400;">Este ensaio tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da relação entre a surdez como diferença linguística e os Estudos Surdos e Culturais, afastando o estereótipo clínico da deficiência. Para alcançar o objetivo proposto neste ensaio, utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa em pesquisa bibliográfica, com base na seguinte questão de estudo: “como os Estudos Surdos e Culturais contribuem para a compreensão da surdez como diferença linguística e cultural, afastando o enfoque clínico de deficiência?” A consulta a obras de pesquisadores, como Brito (1979), Felipe (1991), Skliar (1997) e Quadros e Karnopp (2004), entre outros, foram fundamentais para as reflexões propostas neste ensaio. Associar a Libras à deficiência mantém a pessoa surda como deficiente, incapaz e incompleta. Abordar a surdez sob uma perspectiva médica-terapêutica pressupõe que ela pode ser reabilitada ou curada. Ao adotar a perspectiva dos Estudos Culturais, a surdez é vista como uma diferença e a pessoa surda é reconhecida como sujeito linguístico minorizado, com culturas próprias ou culturas surdas.</span></p> Karlene Ferreira Souza, Claudia de Souza Martins Lima Copyright (c) 2023 Karlene Ferreira Souza, Claudia de Souza Martins Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6782 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 Estudo comparativo entre crianças surdas e ouvintes acerca da produção de hiperônimos e hipônimos https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6921 <p><span style="font-weight: 400;">O objetivo deste estudo foi investigar como se estabelecem as relações hiperonímicas e hiponímicas na libras e na língua portuguesa, buscando identificar as estratégias utilizadas por crianças surdas e crianças ouvintes para se referirem a animais. Aplicou-se um experimento em que foram apresentadas figuras com diferentes espécies de animais às crianças surdas e ouvintes para que as identificassem por meio da nomeação (produção eliciada). Os resultados apontaram que crianças surdas e ouvintes realizaram mais hiperônimos (utilizaram o nome mais geral da espécie) do que hipônimos (nomes específicos que designam subespécies) com diferença estatisticamente relevante. Para o grupo de surdos, entre as estratégias utilizadas na diferenciação de entes distintos de uma mesma espécie, destacou-se a estratégia de nomeação por um sintagma composto contendo um modificador. Para o grupo de ouvintes, destacou-se a utilização padrão de itens lexicais.</span></p> Marcos de Moraes Santos, Marcos Grutzmacher, Adeilson Pinheiro Sedrins Copyright (c) 2023 Marcos de Moraes Santos, Marcos Grutzmacher, Adeilson Pinheiro Sedrins https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6921 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 Unidades léxicas da moda no discurso literário em "Chegou o governador", de Bernardo Élis https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6818 <p><span style="font-weight: 400;">O principal objetivo desta investigação foi analisar unidades léxicas relativas à indumentária de uma personagem da obra </span><em><span style="font-weight: 400;">Chegou o governador </span></em><span style="font-weight: 400;">(1998), de Bernardo Élis, em correlação com a produção de identidades. Fundamentamo-nos em autores que discutem sobre o estudo lexical no discurso literário, como Cardoso (2018); assim como em teorias gerais do léxico (Biderman, 2001); sobre a Estilística Lexical, lançamos mão da teoria de Martins (2008) e sobre moda, tivemos como aporte teórico Silva, Monteleone e Debom (2019), Orsi e Almeida (2019), dentre outros. A partir da leitura da obra em análise, selecionamos as unidades léxicas relacionadas ao tema em estudo, para, então, procedermos ao seu cotejo em obras lexicográfica e terminográfica, quais sejam, Houaiss e Villar (2009) e Sabino (2007), respectivamente. A relevância deste estudo está em evidenciar como a caracterização da personagem intersecciona-se com as relações sociais, econômicas e com os valores cristãos que permeiam a sociedade da época. Destacam-se como resultados obtidos a caracterização da personagem como graciosa e elegante, pelo uso de indumentárias e tecidos requintados, como a “capinha de pano de prata”.</span></p> Ana Vitória Gomes Moreira, Vanessa Regina Duarte Xavier Copyright (c) 2023 Ana Vitória Gomes Moreira, Vanessa Regina Duarte Xavier https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6818 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 Aspectos expressivos do léxico no texto da canção "Filha do Sol" https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6794 <p><span style="font-weight: 400;">O trabalho apresenta uma análise do texto da canção de forró </span><em><span style="font-weight: 400;">Filha do sol, </span></em><span style="font-weight: 400;">com base nas premissas da Estilística Lexical em diálogo com as elucubrações de Bakhtin sobre os gêneros discursivos. A análise verificou que a aparente simplicidade da linguagem empregada no texto é, na verdade, uma complexa articulação de elementos lexicais e estilísticos que o enriquecem com valores expressivos que são considerados encontráveis apenas nas mais elevadas manifestações artísticas com requintado valor erudito. Reveste o texto uma rede semântica formada pelo diálogo entre diversos discursos. De fato, a intertextualidade ocorre tanto por meio dos traços dos arquétipos de mitos – como o da donzela-guerreira, o da </span><em><span style="font-weight: 400;">femme fatale</span></em><span style="font-weight: 400;"> e os das narrativas gregas clássicas – quanto pela evocação de saberes do conhecimento popular e das tradições socioculturais – por meio da simbologia das flores e do batom– e do conhecimento científico sobre os corpos celestes.</span></p> Leandro Vidal Carneiro Copyright (c) 2023 Leandro Vidal Carneiro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6794 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 Estigmas reforçados pela imprensa https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6894 <p><span style="font-weight: 400;">O objetivo deste estudo é discutir as representações sobre mulheres que se relacionam com pessoas privadas de liberdade em três notícias veiculadas entre 2019 e 2020, nos sites acreanos </span><em><span style="font-weight: 400;">A Tribuna</span></em><span style="font-weight: 400;">, </span><em><span style="font-weight: 400;">AC 24 Horas</span></em><span style="font-weight: 400;"> e </span><em><span style="font-weight: 400;">Contilnet</span></em><span style="font-weight: 400;">. Neste trabalho, apresentaremos reflexões sobre o conceito de estigma e como ele está atrelado às discussões sobre representações pelo jornalismo. A metodologia é a pesquisa bibliográfica, análises documental e de conteúdo. O referencial bibliográfico é fundamentado por Stuart Hall, Michel Foucault, Erving Goffman, entre outros, assim como também são apresentados dados e legislações sobre a população privada de liberdade e suas relações com seus familiares. As considerações apontam como a imprensa tem contribuído para que estigmas sociais sigam sendo atrelados às mulheres que se relacionam com presos, entendendo-as como pessoas que precisam ser excluídas socialmente, pois carregam consigo a imagem de descrédito e desonestidade.</span></p> Lisania Ghisi Gomes, Francielle Maria Modesto Mendes Copyright (c) 2023 Lisania Ghisi Gomes, Francielle Maria Modesto Mendes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6894 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 A poética do mito de "Eco e Narciso" nas Metamorfoses, de Ovídio https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6800 <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo tem por objetivo analisar os gêneros, a </span><em><span style="font-weight: 400;">poiesis e a aesthesis</span></em><span style="font-weight: 400;"> do mito de “Eco e Narciso”,</span> <span style="font-weight: 400;">inserido no “livro III” das </span><em><span style="font-weight: 400;">Metamorfoses</span></em><span style="font-weight: 400;"> (Ovídio, 2017), com a finalidade de mapear como essas instâncias formais dos gêneros no poema dão margem à criação de sentidos na instância estética. Para o alcance desse propósito, fundamenta-se, essencialmente, nas ideias propostas por Hegel (1980), Croce (1997), Lacan (1995), Bakhtin (2014), Lukács (2009), Santaella (2017) e Eco (1985). O estudo é de natureza bibliográfica e analítico-interpretativa. Ainda se toma por base as perspectivas metodológicas da Semiótica e da Teoria Literária na produção de nossa análise. Verifica-se que o mito clássico foi composto por ícones metafóricos simultaneamente elegíacos e épicos, sendo a última instância dominante. Embora a carpintaria do poema estabeleça tais distinções, destaca-se o papel cooperativo do leitor na produção dos efeitos de sentido que evolam desse poema.</span></p> Marianna Bernartt Silva, Jorge Antonio Berndt, Valdeci Batista de Melo Oliveira Copyright (c) 2023 Marianna Bernartt Silva, Jorge Antonio Berndt, Valdeci Batista de Melo Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6800 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 De César a Kaiser https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6913 <p><span style="font-weight: 400;">A Jornada do Herói, popularizada por Campbell, é fundamental na narrativa, criando histórias cativantes. Aqui, será explorado o Monomito no contexto dos jogos de RPG de mesa, em que os jogadores assumem papéis de personagens em aventuras. Serão analisadas as seguintes campanhas de Ordem Paranormal: 'O Segredo na Floresta' e ‘Desconjuração’, transmitidas por Rafael Lange, na </span><em><span style="font-weight: 400;">Twitch TV</span></em><span style="font-weight: 400;">. O foco será na jornada de César Cohen, interpretado por Thiago Campos, e como ele enfrenta desafios que testam suas habilidades e valores, permitindo seu crescimento ao longo da campanha. A estrutura narrativa do Monomito possibilita a exploração de temas universais, como busca por identidade e a luta entre o bem e o mal. Além de entreter o público, a Jornada leva a reflexões e conexões emocionais profundas com a história e o personagem, mesmo dentro de um jogo. Com base nas teorias de Campbell (1997), Lortz (1979), etc., busca-se compreender o impacto da Jornada do Herói nos RPGs e na narrativa interativa.</span></p> Pedro Augusto Zambon, Amanda Barbosa de Godoy Copyright (c) 2023 Pedro Zambon, Amanda https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6913 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 Um mausoléu chamado desejo, uma cartografia do fracasso https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6871 <p><span style="font-weight: 400;">Este texto tenta elaborar dois movimentos paralelos. Em um primeiro momento, demonstro tentativas frustradas de apresentar o livro de Caetano Romão, </span><em><span style="font-weight: 400;">Um nome inteiro disposto à montaria</span></em><span style="font-weight: 400;"> (2021), assim como das teorias analíticas a serem comparadas, quando da tentativa barrada por terceiros, que acabam não atingindo uma possibilidade de pensamento livre, a dar também liberdade de movimento analítico, na junção teoria-objeto em si. Em um segundo momento, aproximo o livro em questão de teorias, após um abandono prévio, que parecem oferecer tanto ao objeto, quanto à junção à teoria em si, uma maior liberdade para se colocar ambas em questão, ao se juntarem, contaminarem e darem ao resultado final outra forma, sendo essas as teorias da desconstrução, focado em termos como a difer</span><em><span style="font-weight: 400;">a</span></em><span style="font-weight: 400;">nça, o traço, o porvir e a </span><em><span style="font-weight: 400;">hostipitalidade</span></em><span style="font-weight: 400;">. Ao tentar demonstrar, durante o texto, como o desejo (entre homens) se configura a partir dos poemas de Romão em relação a um abandono do foco somente na violência e na opressão, tento pensar as possibilidades de outros mundos a surgir, assim como outras formas de amar, entrelaçando as duas ideias (viver, amar), como uma entrega absoluta, nas conclusões do texto.</span></p> Fabio Pomponio Saldanha Copyright (c) 2023 Fabio Pomponio Saldanha https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6871 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 A “Parábola do (bom) samaritano” em duas versões https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6933 <p><span style="font-weight: 400;">Temos como intento, neste artigo, iluminar facetas sobre como relações de sentido podem ser desencadeadas a partir do cotejamento de diferentes versões de um texto; neste caso, das Escrituras Sagradas. Para tanto, torna-se objeto de estudo uma parábola, gênero discursivo encontrado especialmente na esfera discursiva bíblica. Toma-se como referencial postulados advindos da teoria dialógica do discurso, igualmente referenciada como teoria bakhtiniana; são eles: dialogismo, entonação, palavra e estilo. Adicionalmente, apresentam-se métodos e tipos de tradução, embasamento que nos fornece elementos para conduzir este estudo. Como gesto de análise, verificou-se um índice de oscilação no que tange especialmente ao estilo, já que as traduções são pautadas por distintos métodos, e também por seu público leitor projetado. Assim, sentidos potencialmente distintos podem ser reverberados para os leitores de cada versão.</span></p> Graziella Steigleder Gomes, Cláudio Primo Delanoy Copyright (c) 2023 Graziella Steigleder Gomes, Cláudio Primo Delanoy https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6933 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 Divulgação científica https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6807 <p><span style="font-weight: 400;">A partir da perspectiva teórico-metodológica do Círculo de Bakhtin, para o qual o discurso seria o entrelaçamento de vozes intrinsecamente dialógicas e permeadas por valorações que conduzem os pontos de vista sociais, culturais e históricos, o objetivo deste artigo é investigar a relação de alteridade constituída entre cientistas e público-interlocutor. O </span><em><span style="font-weight: 400;">corpus</span></em><span style="font-weight: 400;"> está composto por artigos científicos sobre divulgação científica, publicados por professores-pesquisadores de universidades brasileiras, entre 2016 e 2018. Como critérios de seleção, determinou-se que os autores estivessem vinculados a programas de pós-graduação, pertencentes às grandes áreas de conhecimento da CAPES. Observou-se que a divulgação científica é concebida por meio do outro, seja o cientista, seja o público-interlocutor. Nesse processo alteritário, a divulgação científica é refratada tanto na interação contínua das esferas científica e acadêmica quanto no compartilhamento das descobertas com o público.</span></p> Giselle Liana Fetter Copyright (c) 2023 Giselle Liana Fetter https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6807 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 O papel da esfera discursiva no ensino de língua portuguesa a partir das habilidades das práticas de estudo e pesquisa https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6961 <p><span style="font-weight: 400;">O artigo tem por objetivos questionar se o conceito de Esfera Discursiva abordado pelo Círculo de Bakhtin coaduna com a proposta de campos de atuação da BNCC e fomentar discussões acerca da aplicabilidade do conceito no ensino de língua portuguesa como etapa inicial para a aquisição de um gênero discursivo. Analisaram as habilidades do eixo de leitura/escuta do campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa à luz das contribuições do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2003, 2006, 2016, 2017; Volóchinov, 2017, 2019) entre outros autores. Na análise das habilidades propostas, parece não haver uma distinção clara daquilo que se entende por atividades típicas de uma esfera discursiva. Pode-se verificar que esse aspecto fica um pouco de lado quando se analisa os textos descritivos das habilidades. Elas consideram os contextos de produção, contudo não focalizam seus falantes e suas atividades dentro da esfera, tomando-se assim o texto como produto pronto.</span></p> Lucas Zambrano Rollsing, Maria Fernanda do Nascimento, Cristina Becker Lopes Perna Copyright (c) 2023 Lucas, Fernanda, Cristina https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6961 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 A cultura dos memes como um lugar de encontros valorativos https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/7006 <p><span style="font-weight: 400;">Com um diálogo teórico-metodológico-analítico entre os pressupostos do Círculo de Bakhtin e os Estudos Culturais, este artigo tem por objetivo problematizar os encontros discursivos que se materializam em memes de internet. Com a proposição epistemológica de cultura enquanto papel constitutivo e indissociável das relações sociais (Hall, 1997), apresentamos um exercício de análise heterocientífica de axiologias armamentistas presentes no referido gênero, com foco no estudo de suas relações dialógicas de sentido. Nesse empreendimento, utilizamos a abordagem interpretativa marcada pelo cotejamento de textos (Geraldi, 2012) para construir a base teórica sustentadora deste estudo e realizar o entrecruzamento dos dados desta pesquisa. A partir do princípio dialógico da linguagem, foi possível sondar o agrupamento valorativo de distintas esferas de representação, que encontram na cultura discursiva dos memes um terreno fértil para se imbricar ou para se dispersar, fato que aponta para a possibilidade de coexistência de consciências imiscíveis neste processo de semiotizar o mundo.</span></p> Jussara Leão Balbueno, Patrícia Zaczuk Bassinello Copyright (c) 2023 Jussara Leão Balbueno, Patrícia Zaczuk Bassinello https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/7006 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 Discursos sobre avaliação https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/7020 <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo analisa discursos sobre avaliação, especificamente nas dinâmicas de Ensino Remoto Emergencial quando da pandemia de Covid-19. O objetivo específico é </span><span style="font-weight: 400;">entender os desafios enfrentados por professores de Língua Portuguesa da cidade de Chapecó-SC nas práticas de avaliação levadas a cabo no cenário sem interações presenciais. </span><span style="font-weight: 400;">Trata-se de uma investigação qualitativa, cuja coleta de dados se deu em ambiente virtual, por aplicação de questionário, via </span><em><span style="font-weight: 400;">Google Formulário</span></em><span style="font-weight: 400;">. A análise dos dados está amparada teórico e metodologicamente na Teoria Dialógica do Discurso (Bakhtin, 2010; 2015; 2020; Volóchinov, 2017) e em estudos sobre avaliação (Zabala, 2014; Luckesi, 2008; 2013; Hoffmann, 2009; 2012). O gesto de análise indica que a avaliação ganhou contornos ainda mais complicados no cenário da pandemia, uma vez que se tensiona com instabilidades e incertezas próprias da esfera virtual.</span></p> Tamiris Machado Gonçalves, Angela Derlise Stube Copyright (c) 2023 Tamiris Machado Gonçalves, Angela Derlise Stube https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/7020 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 Dialogismo e avaliação social https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/7022 <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo analisa o dialogismo e a avaliação social em 5 notícias sobre a posição contrária dos professores quanto ao retorno das aulas presenciais na pandemia de COVID-19. Publicadas entre julho de 2020 e março de 2021 nas versões digitais dos jornais </span><em><span style="font-weight: 400;">Folha de S. Paulo</span></em><span style="font-weight: 400;"> e </span><em><span style="font-weight: 400;">O Estado de S. Paulo</span></em><span style="font-weight: 400;">, as notícias versam sobre a possibilidade de retorno às atividades presenciais durante a crise de saúde causada pela pandemia. Como fundamento teórico-metodológico, este estudo mobiliza os trabalhos do Círculo de Bakhtin, especialmente os conceitos de dialogismo, avaliação social, gêneros do discurso e esfera de criação ideológica. Os resultados da análise evidenciam que a constituição de determinados efeitos de sentido entre os enunciados das notícias e os posicionamentos valorativos dos jornais são aliados ao discurso das escolas particulares em defesa do retorno presencial.</span></p> Maria Ivanize Corrêa dos Santos Copyright (c) 2023 Maria Corrêa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/7022 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 A perspectiva bakhtiniana dos gêneros discursivos https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6974 <p><span style="font-weight: 400;">Os estudos linguísticos do Círculo de Bakhtin marcam as pesquisas e as discussões contemporâneas no âmbito dos estudos da linguagem, dentre as quais apresenta-nos a teoria dos gêneros do discurso, pautada na Análise Dialógica do Discurso (ADD). O presente artigo busca um diálogo entre as formulações teóricas do Círculo sobre os gêneros discursivos e a Proposta Curricular e Pedagógica de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental da Rede Estadual do Amazonas (PCP do EF), implementada pela SEDUC/AM. A fundamentação teórico-metodológica ancora-se nas ideias de Bakhtin e do Círculo sobre a compreensão de gêneros discursivos, assim como no documento “Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Fundamental” de Língua Portuguesa (LP) (2021), da SEDUC/AM. Analisam-se, assim, os textos introdutórios da área de linguagens e uma das habilidades do 9º ano, a que versa sobre alguns gêneros discursivos da esfera jornalística-midiática.</span></p> Viviane do Nascimento Bitar, Juciane dos Santos Cavalheiro Copyright (c) 2023 Viviane do Nascimento Bitar, Juciane dos Santos Cavalheiro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6974 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 Leitura dialógica de contos como aporte para o desenvolvimento das competências socioemocionais de estudantes no Ensino Médio https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6851 <p class="western" style="line-height: 100%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;">A educação brasileira, de acordo com as orientações da Base Nacional Curricular Comum, deve focar cada vez mais na transformação do aluno em protagonista do seu próprio aprendizado, explorando suas potencialidades e valores, tornando-se, assim, um cidadão empático e colaborativo. Tal visão exige, de certa forma, que os meios acadêmicos voltem a atenção para questões relacionadas ao ensino básico, no sentido de pensar em propostas pedagógicas de caráter holístico que foquem no desenvolvimento das habilidades cognitivas, conectadas com as questões socioemocionais dos discentes. </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;">Em vista disso, objetivamos neste artigo explorar o ensino dialógico de leitura como promotor do desenvolvimento das competências socioemocionais, através da leitura e escuta de exemplares do gênero conto, promovendo uma aprendizagem colaborativa, dentro da proposta de integração curricular, difundida pelos documentos oficiais da educação, cujo intuito é contribuir para o fortalecimento da educação integral de estudantes do Ensino Médio. Nosso referencial teórico se pautará nas ideias difundidas pela Análise Dialógica do Discurso, aliadas às questões próprias da Psicologia com fins para a educação escolar. Acreditamos que o ensino dialógico de leitura de contos pode mobilizar temáticas que auxiliem no desenvolvimento dos sujeitos na sua integralidade. </span></span></p> Ana Paula Oliveira de Andrade, Pollyanne Bicalho Ribeiro, Mônica de Souza Serafim Copyright (c) 2023 Ana Paula, Pollyanne Bicalho, Mônica de Souza Serafim https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6851 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 Reflexões sobre o cronotopo do CAS Natal https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/7019 <p><span style="font-weight: 400;">Neste artigo objetivamos verificar a percepção de surdos e ouvintes do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS Natal) em relação à educação para surdos oferecida pela instituição. A perspectiva de linguagem do Círculo Bakhtiniano embasa a discussão aqui proposta, especialmente no que se refere ao cronotopo, ao compreender que as relações dialógicas acontecem em um tempo e espaço determinados. Filiamo-nos ao olhar investigativo da Linguística Aplicada, por versar sobre a linguagem como prática social. A pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativista, sendo os dados de análise obtidos a partir da dissertação de Mestrado de Lima (2022). Como resultados, depreendemos que há uma forte ligação axiológica emocional dos participantes com a instituição, possibilitando reconhecer que as relações dialógicas efetivadas em um ambiente propulsor de aprendizagens refletem visões sobre ele</span> <span style="font-weight: 400;">e fomenta questões concernentes à educação dos surdos.</span></p> Emiliana Oliveira de Lima, Marília Varella Bezerra de Faria Copyright (c) 2023 Emiliana Oliveira de Lima, Marília Varella Bezerra de Faria https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/7019 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 "Um Homem Célebre" https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6870 <p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo tem por objetivo analisar, a partir de conceitos explorados pelo Círculo de Bakhtin, o conto machadiano “Um Homem Célebre”, de 1883, que retrata as dificuldades pessoais vividas pelo protagonista - o músico Pestana - em meio à dualidade da vocação </span><em><span style="font-weight: 400;">versus</span></em><span style="font-weight: 400;"> ambição. Para tanto, foram escolhidos os conceitos de cronotopo, polifonia, alteridade e carnavalização, perpassando por Bakhtin (1987; 1997; 1998; 2006), Bezerra (2016), Faraco (2009) e Fiorin (2017). Para averiguar as questões de vocação e ambição em torno da música na era capitalista, partiu-se do conceito de Indústria Cultural, desenvolvida por Adorno e Horkheimer (2002). Como metodologia, tem-se a pesquisa bibliográfica, que se desenvolve pela averiguação e estudo de materiais já elaborados e discutidos anteriormente. Desse modo, inferiu-se que o conto machadiano continua extremamente atual, visto que trata sobre temas universais como o fazer artístico, o sucesso, a fama, a vocação e a ambição.</span></p> Luana da Silva Coelho, Raphael Bessa Ferreira Copyright (c) 2023 Luana da Silva Coelho, Raphael Bessa Ferreira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6870 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 A relação entre texto e ilustração numa perspectiva da análise dialógica do discurso em narrativas infantojuvenis contemporâneas https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6996 <p><span style="font-weight: 400;">Investigamos neste artigo a relação das linguagens verbal e visual numa perspectiva da análise dialógica do discurso bakhtiniana em duas narrativas infantojuvenis contemporâneas. Essa relação é permeada por lacunas, preenchimentos, dialogismo e coautoria do leitor no desvelamento das várias camadas de sentidos que a leitura proporciona. O dialogismo de Bakhtin evoca uma relação entre discursos. E aqui, trabalharemos com as linguagens verbal e visual numa perspectiva de discursos realizados por sujeitos personagens no livro ilustrado </span><em><span style="font-weight: 400;">O passeio de Rosinha</span></em><span style="font-weight: 400;">, escrito e ilustrado por Patrícia Hutchins, publicado pela Editora Global e </span><em><span style="font-weight: 400;">Loba</span></em><span style="font-weight: 400;">, escrito por Roberta Malta e ilustrada por Paula Schiavon, da Editora Pequena Zahar. São narrativas em que as duas linguagens se conectam dialogicamente e colaborativamente, proporcionando ao leitor uma coautoria em relação às camadas de sentidos que as histórias oferecem. As nossas conclusões apontam que as narrativas infantojuvenis contemporâneas analisadas indicam uma presença do dialogismo discursivo bakhtiniano por vários vieses, seja pela linguagem verbal e visual, seja pelo dialogismo, pela intertextualidade ou pela participação cocriadora do leitor ao ler e preencher as lacunas que o texto verbal e a ilustração proporcionam em suas camadas de sentidos. </span></p> Iza Reis Gomes Ortiz, Queila Barbosa Lopes Copyright (c) 2023 Iza Reis Gomes-Ortiz, Queila Barbosa Lopes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6996 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 A narrativa diaspórica de Orlanda Amarílis sob a perspectiva bakhtiniana https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6968 <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo apresenta três livros de contos afro-lusófonos: </span><em><span style="font-weight: 400;">Cais-do-Sodré té Salamansa</span></em><span style="font-weight: 400;"> (1974), </span><em><span style="font-weight: 400;">Ilhéu dos pássaros</span></em><span style="font-weight: 400;"> (1982) e </span><em><span style="font-weight: 400;">A casa dos mastros</span></em><span style="font-weight: 400;"> (1989), de Orlanda Amarílis (1924-2014), aprofundando na análise do conto </span><em><span style="font-weight: 400;">Cais-do-Sodré</span></em><span style="font-weight: 400;">, verificando como se dá a relação de construção de identidades em situação diaspórica, diáspora esta que é um tema recorrente nas obras de Amarílis. Com fundamentação teórica na Teoria do Romance, de Bakhtin (2014), nos estudos de Hall (2003), Brah (2011), Bauman (2017) e Kristeva (1994), pretende-se entender como ocorre o processo migratório e os dilemas identitários. O resultado do processo migratório e a vivência da diáspora é uma identidade influenciada pelas mudanças e diferenças culturais e sociais. Embora as obras da escritora tenham traduções em diversos países, ainda são insípidos os estudos sobre sua produção literária, justificando este trabalho, pois se trata de uma escritora mulher, africana e subalterna.</span></p> Adriana Garcia Araújo, Jozanes Assunção Nunes Copyright (c) 2023 Adriana Garcia Araújo, Dra Jozanes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6968 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 O dialogismo entre enunciados verbais e visuais em A boca da noite, de Cristino Wapichana https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/7003 <p><span style="font-weight: 400;">O diálogo entre os enunciados verbais e visuais no livro ilustrado instaura, por meio de seus elementos constitutivos, intensas relações dialógicas que atuam na produção de sentidos e apreensão da narrativa. Alicerçado nessa configuração, o objetivo deste artigo consiste em analisar as relações de redundância, colaboração e disjunção resultantes da interação entre enunciados verbais e visuais a obra </span><em><span style="font-weight: 400;">A boca da noite</span></em><span style="font-weight: 400;">, escrita por Cristino Wapichana e ilustrada por Graça Lima. Sob essa perspectiva, a questão problematizadora volta-se para identificar como o diálogo entre palavras, cores e ilustrações geram diferentes relações e funções entre texto e imagem na obra. Os conceitos que norteiam a concepção de dialogismo de Bakhtin (2006), também abordados por Barros (2003), Brait (2003) e Fiorin (2006), associados aos estudos de Linden (2018), sobre as relações e funções do texto e da imagem, constituem a base de fundamentação empregada na análise. As relações dialógicas que se instauram entre os enunciados verbais e visuais na obra são relações de sentido geradoras de outras relações e funções responsivas de um enunciado em face do outro.</span></p> Maria de Fátima Molina Copyright (c) 2023 Maria de Fátima Molina https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/7003 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 Leitura dialógica de poesia na escola https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6854 <p><span style="font-weight: 400;">O texto apresenta um recorte teórico da pesquisa “Educação literária para as relações étnico-raciais na escola: diálogos com a poesia de autoria capixaba negra”, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – Profletras -, no Ifes Vitória, cujo objetivo é o de estabelecer diálogos com a literatura capixaba de autoria negra e refletir sobre as relações étnico-raciais nas práticas de leitura no Ensino Fundamental nos Anos Finais. Para isso, almeja-se um diálogo entre a poesia de Elisa Lucinda e outros autores representativos do tema proposto: Evaristo (2009); Gomes (2011, 2012); Araújo (2015), a fim de fomentar a formação do leitor responsivo. Nesse sentido, o corpus utilizado possibilitará, por meio de uma abordagem dialógica, uma reflexão, a partir da interlocução proposta, sobre situações vivenciadas pela comunidade negra, a fim de levar os estudantes a desenvolverem sua sensibilidade e criticidade perante tais situações. Optamos por uma pesquisa bibliográfica, cujo aporte teórico se fundamentará, essencialmente, em autores que dialogarão sobre os conceitos de dialogismo e responsividade, tais como Bakhtin (2011, 2014); Bezerra (2015) Brait (2005, 2006); Fiorin (2018); Carvalho (2018, 2021) e Geraldi (2002), para observar e analisar as relações estabelecidas, pelo estudante leitor, entre as leituras e as relações étnico-raciais presentes na sociedade. </span></p> Letícia Queiroz de Carvalho, Andréia Lima Silva Copyright (c) 2023 Letícia Queiroz de Carvalho, Andréia Lima Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6854 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 Crítica Polifônica e círculos dos discursos https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/7027 <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho define um </span><em><span style="font-weight: 400;">novo modelo</span></em><span style="font-weight: 400;"> de análise literária no Brasil: a </span><em><span style="font-weight: 400;">Crítica Polifônic</span></em><span style="font-weight: 400;">a. Desenvolvida ao longo dos anos, com pontos de contato com a </span><em><span style="font-weight: 400;">Análise Dialógica do Discurso</span></em><span style="font-weight: 400;">, ela se espraia por </span><em><span style="font-weight: 400;">brasis liminares</span></em><span style="font-weight: 400;">. Na aproximação entre campos da área de Letras, a </span><em><span style="font-weight: 400;">crítica polifônica</span></em><span style="font-weight: 400;">, revisando o constructo bakhtiniano, reformula-se com a recepção criativa de Machado de Assis em respondibilidade a Dostoiévski. No século do mal-estar da cultura – XX – Pessoa, Borges, Calvino; Cândido, Schnaiderman e Bezerra; Freud, Benjamin e Einstein contemplam as ideias de polifonia e multiplicidade. Em contexto de reprodutibilidades digitais pós-pandêmicas, a adoção de novos meandros da matriz bakhtiniana faz com que o fenômeno discursivo e literário se revele em inacabamento, responsividade e liberdade. No encontro da </span><em><span style="font-weight: 400;">Análise Dialógica do Discurso</span></em><span style="font-weight: 400;"> com a </span><em><span style="font-weight: 400;">Crítica Polifônica</span></em><span style="font-weight: 400;">, as experiências humanas (históricas e culturais) vividas no alvorecer deste novo milênio, constituem esse modelo teórico-metodológico para o pensamento dialógico no Ocidente.</span></p> Augusto Rodrigues da Silva Junior, Marcos Eustáquio de Paula Neto Copyright (c) 2023 Augusto Rodrigues da Silva Junior, Marcos Eustáquio https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/7027 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500 A fragmentação do sujeito pós-moderno em "O crime", de Aloísio Dantas https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/7029 <p>Resenha sobre o livro "O crime", do escritor brasileiro Aloísio Dantas.</p> Vinícius Ryan de Sousa Montenegro Copyright (c) 2023 Vinícius Ryan de Sousa Montenegro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/7029 dom, 24 dez 2023 00:00:00 -0500