v. 12 n. 2 (2024): Dossiê Museus Universitários: perspectivas empíricas, linguagens e humanidades

					Visualizar v. 12 n. 2 (2024): Dossiê Museus Universitários: perspectivas empíricas, linguagens e humanidades

Julho a Dezembro de 2024

Publicado: 2024-12-27

APRESENTAÇÃO

  • Museus Universitários reflexões e práticas

    Aline Miranda e Souza, Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro, Andréa Fernandes Costa
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-1

DOSSIÊ

  • Museus universitários, academia e sociedade caminhos para um desenvolvimento colaborativo

    Lívia Morais Nóbrega
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-2
  • Patrimônio universitário e a pesquisa científica uma reflexão a partir de produções que versam sobre coleções da Universidade Federal de Ouro Preto

    Edson Fialho de Rezende, Leandro Benedini Brusadin
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-3
  • Patrimônio, coleções, acervos e museus universitários uma revisão

    Aline Cristina Gomes Ramos
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-4
  • A coleção de patrimônio natural da Universidade Federal do Pará moluscos fósseis e a relação humano-natureza

    Bruna Maria Araújo de Melo Maranhão, Barbara Alves Sepulvreda
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-5
  • Entre Tarsila do Amaral, Rosana Paulino e Sidney Amaral questões raciais e memória na exposição Tempos Fraturado do MAC-USP

    Rodrigo Vicente Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-6
  • Acessibilidade para pessoas com deficiência explorando o caso dos museus e centros de ciências universitários

    Ana Carolina Alves Vicente, Jessica Norberto Rocha Rocha, Karlla Kamylla Passos dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-7
  • Acessibilidade para pessoas com deficiência visual em museus virtuais brasileiros uma avaliação

    Leonardo Eloi Soares de Carvalho, Hugo Alexandre Dantas do Nascimento, Vânia Dolores Estevam de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-8
  • Educação museal online na prática relações de didática e de ensino em uma exposição sobre animais peçonhentos

    Rejâne Maria Lira-da-Silva, Marglyn Anne Santana de Oliveira, Mariana Rodrigues Sebastião
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-9
  • Museu casa do sertão UEFS espaço multirreferencial de aprendizagem no portal do sertão baiano

    Cristiano Silva Cardoso
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-10
  • As mídias sociais do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas como instrumentos de educação não-formal

    Maria Carolina Malta Lemos, Julio Eduardo Ornelas Silva
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-11
  • Materioteca iniciativas de um museu universitário para preservação e educação da biodiversidade na Amazônia

    Lauro Arthur Farias Paiva Cohen, Nubia Suely Silva Santos
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-12

ARTIGOS

  • Línguas que viajam em direção a uma imaginação geolinguística

    Mary Louise Pratt
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-13
  • Manifestaciones del trauma en Mandíbula, de Mónica Ojeda

    Adolfo Licoa
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-14
  • Para cada silêncio traumático, a poesia de uma canção as performances da canção Moon River nos filmes de Almodóvar e Blake Edwards

    Hêmille Raquel Santos Perdigão
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-15
  • O corpo grave da tradução Clarice Lispector e Anne Rice em perspectiva comparatista

    Rony Márcio Cardoso Ferreira, Carolina Paiva Jovanelli Jovanelli
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-16
  • Ideologia, implosão de estereótipos e aspirações femininas uma leitura de “3 poemas com auxílio do google”, de Angélica Freitas

    Patrick Araújo Pereira, Altamir Botoso
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-17
  • O desvio poético a partir da ironia no século XIX uma análise de Voos do tambaqui, de Corrêa de Miranda (1869)

    Bianca Souza de Araújo Pinheiro, Allison Marcos Leão da Silva, Marcio Leonel Farias Reis Páscoa
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-18
  • Fissuras na historiografia oficial de Sena Madureira um espaço-lugar plural

    Emilly Ganum Areal, Valda Inês Fontenele Pessoa, Danilo Rodrigues do Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-19
  • Multilingüismo en Foz do Iguaçu análisis de un paisaje lingüístico fronterizo en los escenarios turísticos

    Angie Melissa Gamboa Yaruro, Franciele Maria Martiny
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-20
  • Unidades fraseológicas da cultura culinária da caldeirada no Estado do Pará

    Mauro Cezar Moraes de Lima, Abdelhak Razky
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-21
  • A charge como instrumento de multiletramentos no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica

    Romildo Siqueira, Ernani Cesar de Freitas
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-22
  • A interdisciplinaridade no ensino de Língua Inglesa uma revisão sistemática da literatura

    Brenda Pereira de Souza, Vanessa de Sales Marruche
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-24
  • Narrativas de aprendizagem de inglês na Amazônia a experiência do encontro com o outro

    Patricia Christina dos Reis
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-25
  • Ensino a distância na universidade do Estado do Amazonas produção de conhecimento por meio de tecnologias contemporâneas

    Rafael Seixas de Amoedo, Neiva Soares, Glaunara Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-26

ENTREVISTAS

  • Construção de saberes sobre a performance no Santo Daime uma entrevista com o músico violonista Clemilson Dantas

    Pablo César Silva
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-27
  • O belo caminhar dos Guarani entrevista com Tataendy

    Julia Judith Quispe Supo, Francisco Bento da Silva
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-28

RESENHAS

  • Um mosaico amazônico uma resenha do livro "Nós não somos genéricos"

    Mário André Coelho da Silva
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-29

ENSAIOS

  • Amazonialismo revisitado

    Gerson Rodrigues de Albuquerque
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.12.2-30