A agenda inaugural das ciências cognitivas

do cognitivismo às Neurociências

Autores

  • Evando Luiz e Silva Soares da Rocha Secretaria Municipal de Educação de Parnarama, Escola Municipal Vicente Pereira dos Santos, Maranhão - Brasil https://orcid.org/0000-0002-1150-340X
  • Francineide Fernandes de Araújo Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós- Graduação em Letras, Piauí - Brasil https://orcid.org/0000-0002-2649-6265
  • Marcelo Alessandro Limeira dos Anjos Universidade Federal do Piauí, Piauí - Brasil https://orcid.org/0000-0001-9151-2658

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.13.1-1

Palavras-chave:

Cognitivisto, Sociocognitivismo, Neurociências.

Resumo

A agenda de estudos, no âmbito da Ciência da linguagem, especialmente, no que tange aos estudos cognitivos avançou significativamente na instauração de novos campos e de áreas de investigação, sobretudo a partir da década de 1950 e durante toda a segunda metade do século XX. Objetiva-se evidenciar o percurso histórico em que se instaurou e se desenvolveu o Cognitivismo, o Sociocognitivismo e as Neurociências. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de cunho bibliográfico de revisão de literatura narrativa (Alves et al., 2022), fundamentado nas contribuições de: (Koch; Cunha-Lima, 2011; Xavier, 2017; Izquierdo, 2018; Roonier, 2018; Milner, 2021; Moreira, 2022). As reflexões elucidadas permitiram compreender tanto o surgimento quanto o avanço de três campos científicos afins, reverberando contribuições teóricas desafiadoras em relação aos estudos sobre o funcionamento e a compreensão da mente humana, bem como observar traços de continuidade e de rupturas no âmbito das abordagens em que se firmaram as ciências cognitivas.  Verificou-se também similaridades e aproximações entre o Cognitivismo, o Sociocognitivismo e as Neurociências como áreas particulares.

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Biografia do Autor

Evando Luiz e Silva Soares da Rocha, Secretaria Municipal de Educação de Parnarama, Escola Municipal Vicente Pereira dos Santos, Maranhão - Brasil

Professor Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras -PPGEL- da Universidade Federal do Piauí - UFPI (2024). Membro do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada e Multiletramentos - GLAMULTI. Professor de Língua Portuguesa - SEME Palmeirais (PI) e SEMED - Parnarama - MA.

Francineide Fernandes de Araújo, Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós- Graduação em Letras, Piauí - Brasil

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí ( UFPI/PPGEL), mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Piauí ( UESPI). Integra o Grupo de Pesquisa PROLETRAS/UFPI.

Marcelo Alessandro Limeira dos Anjos, Universidade Federal do Piauí, Piauí - Brasil

Professor doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua na área de Historiografia Linguística.

Referências

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Rocha, E. L. e S. S. da, Araújo, F. F. de, & Anjos, M. A. L. dos. (2025). A agenda inaugural das ciências cognitivas: do cognitivismo às Neurociências. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 13(1). https://doi.org/10.29327/210932.13.1-1