Aproximações entre a teoria vigotskiana do Desenvolvimento Humano e a aprendizagem de gêneros textuais

Autores

  • Francisco Menezes da Silva Universidade Federal do Matogrosso do Sul, Programa de Pós-graduação em Letras, Matogrosso do Sul - Brasil https://orcid.org/0000-0003-1629-179X
  • Adair Vieira Gonçalves Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Mato Grosso do Sul - Brasil https://orcid.org/0000-0003-4998-9692

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.13.1-2

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano, Interacionismo, Linguagem, Mediação Simbólica.

Resumo

O presente estudo inscreve-se na área da psicologia da linguagem e pretende divulgar resultados relacionados a um ensaio teórico da teoria interacionista de Vygotsky. Especificamente, buscou-se compreender os contextos em que as ações humanas se constituem; identificar as capacidades de linguagem que podem ser adquiridas e mobilizadas em situações distintas de comunicação. Relacionar a teoria do desenvolvimento humano, de modo a tecer aproximações com a aprendizagem de gêneros textuais. Os pressupostos teóricos se fundamentam no Interacionismo Social como embasamento para uma prática transformadora, em que o gênero textual possa a ser o instrumento eficaz para a construção das práticas sociais na escola por meio dos textos que aparecem em nossa cultura, de modo que gêneros textuais constituam-se ferramentas importantes para uma aprendizagem mediada a partir de instrumentos. Metodologicamente, realizamos uma revisão ensaística-bibliográfica, uma vez que este procedimento permite descrição detalhada sobre o assunto sem esgotar as fontes de informação, tendo em vista a análise sistemática dos dados e a rápida atualização dos estudos sobre a temática. Os resultados obtidos apontam que o desenvolvimento da aprendizagem humana ocorre através das trocas recíprocas estabelecidas durante toda a vida, entre o indivíduo e os estímulos meio e que ambos se modificam na medida em que são influenciados. 

 

 

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Biografia do Autor

Francisco Menezes da Silva, Universidade Federal do Matogrosso do Sul, Programa de Pós-graduação em Letras, Matogrosso do Sul - Brasil

Doutorando em Estudos do texto e do discurso no PPGL da Universidade Federal do Matogrosso do Sul - UFMS/CPTL. Bolsista CAPES. Mestre em Linguística e Transculturalidade no PPGL da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

Adair Vieira Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Mato Grosso do Sul - Brasil

Docente, Doutor em Linguística e Língua Portuguesa em 2007 pela UNESP- Araraquara.

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Silva, F. M. da, & Gonçalves, A. V. (2025). Aproximações entre a teoria vigotskiana do Desenvolvimento Humano e a aprendizagem de gêneros textuais. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 13(1). https://doi.org/10.29327/210932.13.1-2

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