Leitura dialógica de contos como aporte para o desenvolvimento das competências socioemocionais de estudantes no Ensino Médio

Autores

  • Ana Paula Oliveira de Andrade Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Ceará - Brasil https://orcid.org/0000-0001-8745-7449
  • Pollyanne Bicalho Ribeiro Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Ceará - Brasil https://orcid.org/0000-0002-5128-8089
  • Mônica de Souza Serafim Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Ceará - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29327/266889.11.2-9

Palavras-chave:

Leitura Dialógica. Conto. Competências Socioemocionais. Ensino Médio.

Resumo

A educação brasileira, de acordo com as orientações da Base Nacional Curricular Comum, deve focar cada vez mais na transformação do aluno em protagonista do seu próprio aprendizado, explorando suas potencialidades e valores, tornando-se, assim, um cidadão empático e colaborativo. Tal visão exige, de certa forma, que os meios acadêmicos voltem a atenção para questões relacionadas ao ensino básico, no sentido de pensar em propostas pedagógicas de caráter holístico que foquem no desenvolvimento das habilidades cognitivas, conectadas com as questões socioemocionais dos discentes. Em vista disso, objetivamos neste artigo explorar o ensino dialógico de leitura como promotor do desenvolvimento das competências socioemocionais, através da leitura e escuta de exemplares do gênero conto, promovendo uma aprendizagem colaborativa, dentro da proposta de integração curricular, difundida pelos documentos oficiais da educação, cujo intuito é contribuir para o fortalecimento da educação integral de estudantes do Ensino Médio. Nosso referencial teórico se pautará nas ideias difundidas pela Análise Dialógica do Discurso, aliadas às questões próprias da Psicologia com fins para a educação escolar. Acreditamos que o ensino dialógico de leitura de contos pode mobilizar temáticas que auxiliem no desenvolvimento dos sujeitos na sua integralidade.

Biografia do Autor

Ana Paula Oliveira de Andrade, Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Ceará - Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC) na área de Linguística Aplicada. Mestra em Letras - Mestrado Profissional em Letras (UFC). Graduada em Letras (UFC). Professora de Língua Portuguesa com vínculo efetivo na Rede Estadual de Ensino do Ceará.

Pollyanne Bicalho Ribeiro, Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Ceará - Brasil

Pós-doutorado em Linguística Aplicada/Doutorado em Linguística/Professora associada do Departamento de Letras Vernáculas (UFC)/ Professora do Programa de Pós graduação em Linguística (PPGLin/UFC)/ Professora do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras/UFC).

Mônica de Souza Serafim, Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Ceará - Brasil

Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística na Universidade Federal do Ceará; Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará; desenvolve pesquisas nas áreas de Aquisição da Linguagem e de Linguística Aplicada.

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Publicado

2023-12-24

Como Citar

Andrade, A. P. O. de, Ribeiro, P. B., & Serafim, M. de S. (2023). Leitura dialógica de contos como aporte para o desenvolvimento das competências socioemocionais de estudantes no Ensino Médio. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 11(2). https://doi.org/10.29327/266889.11.2-9