Leitura dialógica de contos como aporte para o desenvolvimento das competências socioemocionais de estudantes no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.29327/266889.11.2-9Palabras clave:
Leitura Dialógica. Conto. Competências Socioemocionais. Ensino Médio.Resumen
A educação brasileira, de acordo com as orientações da Base Nacional Curricular Comum, deve focar cada vez mais na transformação do aluno em protagonista do seu próprio aprendizado, explorando suas potencialidades e valores, tornando-se, assim, um cidadão empático e colaborativo. Tal visão exige, de certa forma, que os meios acadêmicos voltem a atenção para questões relacionadas ao ensino básico, no sentido de pensar em propostas pedagógicas de caráter holístico que foquem no desenvolvimento das habilidades cognitivas, conectadas com as questões socioemocionais dos discentes. Em vista disso, objetivamos neste artigo explorar o ensino dialógico de leitura como promotor do desenvolvimento das competências socioemocionais, através da leitura e escuta de exemplares do gênero conto, promovendo uma aprendizagem colaborativa, dentro da proposta de integração curricular, difundida pelos documentos oficiais da educação, cujo intuito é contribuir para o fortalecimento da educação integral de estudantes do Ensino Médio. Nosso referencial teórico se pautará nas ideias difundidas pela Análise Dialógica do Discurso, aliadas às questões próprias da Psicologia com fins para a educação escolar. Acreditamos que o ensino dialógico de leitura de contos pode mobilizar temáticas que auxiliem no desenvolvimento dos sujeitos na sua integralidade.
Citas
ADAM, Jean-Michel. Textos: tipos e protótipos. Tradução Mônica Magalhães Cavalcante et al. São Paulo: Contexto, 2019.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, M. M. Estética da Criação Verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Organização, Tradução, posfácio e notas Paulo Bezerra. Notas da edição russa: Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/CNE, 2015.
EVARISTO, C. Olhos d’água. 1ª edição. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2015.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Competências para a vida. São Paulo, 2017.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Guia Educação integral na Alfabetização. São Paulo, 2019.
McDOUGALL, W. Second report on a Lamarckian experiment. British Journal of Psychology. General Section, 20(3). p. 201-218, 1930.
McDOUGALL, W. Of the words character and personality. Journal of Personality, 1(1). p. 3-16, 1932.
MENEGASSI, R. J. P.; FUSA, A. F.; ANGELO, C. M. P. A leitura em perspectiva dialógica: Atividades com o poema. In: ANGELO, C. M. P; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. (Orgs). Leitura e ensino de língua. São Carlos: Pedro e João Editores, 2022. p. 371-418.
NUNES, C. H. S. S.; HUTZ, C. S. (2002). O modelo dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade. In: PRIMI, R. (Org.). Temas em avaliação psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
POE, E. A. Resenhas sobre Twice-Told Tales, de Nathaniel Hawthorne. Tradução de Charles Kiefer. Bestiario, Porto Alegre, v. 1, n. 6, 2004. Disponível em: http://www.bestiario. com. br/6.html . Acesso em 06 de jun. 2023.
RIBEIRO, P. B.; FRANÇA, M. O enunciado concreto como objeto de ensino da aula de Língua Portuguesa. In: RIBEIRO, P. B; CARVALHO, I.M. (Org.). Práticas Dialógicas na aula de Língua Portuguesa. 1. ed., v. 1. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.
SANTOS, D.; PRIMI, R. Resultados preliminares do Projeto de medição de competências socioemocionais no Rio de Janeiro. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Ana Paula, Pollyanne Bicalho, Mônica de Souza Serafim
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.