Contribuições da leitura multimodal na perspectiva do (multi)letramento para o ensino inclusivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.9.2-13

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Leitura. Multimodalidade. Multiletramentos.

Resumo

Garantido pelas leis, o ensino inclusivo, ainda se apresenta no cotidiano escolar, incipiente ou em dificuldade de implantação frente ao pessimismo ou à conformação, a qual fortalece a prática da “falsa inclusão” travestida de terminologia adequada, porém parcial ou totalmente contrária à perspectiva da Educação Inclusiva (MATTOS, 2017). Pautando-se em pesquisa bibliográfica, nossa proposta, neste artigo, é discutir a ideia de que uma alteração positiva desse cenário depende da reflexão crítica das práticas docentes, em especial, nas aulas de leitura e produção textual. Defende-se aqui que isso pode ser feito por meio de um ensino de leitura ampliado (MARTINS, 1994; FREIRE, 2001), em que o docente pode utilizar o gênero multimodal (DIONÍSIO, 2005), presente nas práticas sociais, sob a perspectiva dos Multiletramentos (ROJO, 2009), a qual considera a diversidade, na tarefa de efetivação do ensino inclusivo (MANTOAN, 2013), ou seja, que atenda a cada aluno em suas especificidades. 

Biografia do Autor

Gláucia Vieira Cândido, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Língua Portuguesa e Linguística, UFG, 1995; mestre e doutora em Linguística, Unicamp, 1998 e 2004; pós-doutorado, USP, 2021; docente (UFG); colaboradora pós-graduação (UEG). Área de atuação: Linguística, Línguas Indígenas e Língua Portuguesa.

Daiane Alves de Vasconcelos , Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Letras/espanhol pela Universidade Federal de Goiás (2010), especialista em Educação Inclusiva com ênfase em AEE pela FABEC Brasil (2011) e mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (UEG).al de Goiás. 

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AUTOR...

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Publicado

2021-11-22

Como Citar

Cândido, G. V., & Vasconcelos , D. A. de . (2021). Contribuições da leitura multimodal na perspectiva do (multi)letramento para o ensino inclusivo. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 9(2). https://doi.org/10.29327/210932.9.2-13