Ensino a distância na universidade do Estado do Amazonas

produção de conhecimento por meio de tecnologias contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.12.2-26

Palavras-chave:

UEA. Ensino a distância. Mídias. Desafios Amazônicos.

Resumo

Nos cenários contemporâneos, as tecnologias estão em todos os contextos, no educacional não seria diferente. No Amazonas, há mais de duas décadas práticas de ensino a distância se fazem presentes como forma de inclusão e qualificação de pessoas em ambientes mais remotos que de outra forma não seria possível. Este trabalho objetiva apresentar práticas de ensino a distância ofertadas no contexto da Universidade do Estado do Amazonas, pioneiras desde 2022, e exibir resultado de pesquisa realizada com professores de 62 municípios, que participaram de um curso de Especialização em Saberes e Práticas, ofertado em parceria com a SEDUC-AM, 2022-2023, quanto ao papel do ambiente tecnológico e ao ensino. Esta pesquisa de campo e de cunho quantitativo, demonstrou, enquanto resultados, que dos 367 professores cursistas, 87,5% responderam que passaram a dar mais importância à relação mídias e o ensino e 51,2% afirmaram já possuir conhecimento relacionado às multissemioses na prática educacional. Com isso, entende-se que a concepção linguística verbal e não verbal adentrou inúmeros espaços e compreender como esses recursos convergem em significado se faz por meio de práticas de ensino que vão além das perspectivas tradicionais de ensino da linguagem. Neste artigo observou-se, assim, a relevância dada ao tema e aos novos gêneros digitais, embora, muitas vezes, o professor amazônida não disponha de suportes necessários para atender às demandas apontadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). O documento aponta para os novos gêneros digitais e sua imbricação com os elementos multissemióticos. Logo, professores precisam estar preparados para convergir suas práticas de acordo com a realidade contemporânea e os documentos oficiais em todos os ambientes discursivos e educacionais. 

Biografia do Autor

Rafael Seixas de Amoedo, Centro Universitário do Norte, Amazonas - Brasil

Licenciado em Letras e Mestre em Ciências Humanas, ambas formações pela Universidade do Estado do Amazonas. Professor Universitário no Uninorte e CIESA. Membro do Grupo de Pesquisa SDISCON. Coordenador do Observatório Interdisciplinar do Discurso e Mudança Social.

Neiva Soares, Universidade do Estado do Amazonas, Amazonas - Brasil

Possui doutorado em Linguística pela universidade de Brasília (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Professora associada da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

Glaunara Oliveira, Secretaria de Educação, Amazonas - Brasil

Docente efetiva da SEDUC-AM e SEMED-Manaus, mestre pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas, graduada em Letras - Língua Portuguesa pela UFAM e membro do grupo de pesquisa em análise do discurso SDISCON.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth de; SILVA, Maria da Graça Moreira da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. E-curriculum: São Paulo, v.7, n.1, p. 1-19, abril,2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao. Acesso em: julho de 2023.

BRAZ, Jamara Cardoso Neves; Feitosa, DIAS Aryadynna Santos; OLIVEIRA, Francisca Auderlânia de; SACERDOTE, Helena Célia de Souza. A educação contemporânea no contexto da Covid 19: EAD, aulas remotas e o ensino híbrido. Relatório Final de Pesquisa – Educação Continuada em Geral. Brasília/DF, agosto, 2021. Disponível em: 76705.pdf (abed.org.br). Acesso em agosto de 2023.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2021 / IBGE, Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios. Brasília, DF: IBGE, 2022.

JUNG, Carlos Fernando. Metodologia científica e Tecnológica. Módulo 5 Tecnologia, 2009. Disponível em: https://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/mod5.pdf. Acesso em: julho de 2023.

LÉVY, Pierre (1997). Cibercultura. 3. ed. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010.

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2020.

LIPOVESTKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.

ROJO, ROXANE.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica. Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p.681-694, out. 2009.

Downloads

Publicado

2024-12-27

Como Citar

Amoedo, R. S. de, Soares, N. M. M. ., & Oliveira, G. M. de . (2024). Ensino a distância na universidade do Estado do Amazonas: produção de conhecimento por meio de tecnologias contemporâneas. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 12(2). https://doi.org/10.29327/210932.12.2-26