Ensino a distância na universidade do Estado do Amazonas
produção de conhecimento por meio de tecnologias contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.12.2-26Palavras-chave:
UEA. Ensino a distância. Mídias. Desafios Amazônicos.Resumo
Nos cenários contemporâneos, as tecnologias estão em todos os contextos, no educacional não seria diferente. No Amazonas, há mais de duas décadas práticas de ensino a distância se fazem presentes como forma de inclusão e qualificação de pessoas em ambientes mais remotos que de outra forma não seria possível. Este trabalho objetiva apresentar práticas de ensino a distância ofertadas no contexto da Universidade do Estado do Amazonas, pioneiras desde 2022, e exibir resultado de pesquisa realizada com professores de 62 municípios, que participaram de um curso de Especialização em Saberes e Práticas, ofertado em parceria com a SEDUC-AM, 2022-2023, quanto ao papel do ambiente tecnológico e ao ensino. Esta pesquisa de campo e de cunho quantitativo, demonstrou, enquanto resultados, que dos 367 professores cursistas, 87,5% responderam que passaram a dar mais importância à relação mídias e o ensino e 51,2% afirmaram já possuir conhecimento relacionado às multissemioses na prática educacional. Com isso, entende-se que a concepção linguística verbal e não verbal adentrou inúmeros espaços e compreender como esses recursos convergem em significado se faz por meio de práticas de ensino que vão além das perspectivas tradicionais de ensino da linguagem. Neste artigo observou-se, assim, a relevância dada ao tema e aos novos gêneros digitais, embora, muitas vezes, o professor amazônida não disponha de suportes necessários para atender às demandas apontadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). O documento aponta para os novos gêneros digitais e sua imbricação com os elementos multissemióticos. Logo, professores precisam estar preparados para convergir suas práticas de acordo com a realidade contemporânea e os documentos oficiais em todos os ambientes discursivos e educacionais.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth de; SILVA, Maria da Graça Moreira da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. E-curriculum: São Paulo, v.7, n.1, p. 1-19, abril,2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao. Acesso em: julho de 2023.
BRAZ, Jamara Cardoso Neves; Feitosa, DIAS Aryadynna Santos; OLIVEIRA, Francisca Auderlânia de; SACERDOTE, Helena Célia de Souza. A educação contemporânea no contexto da Covid 19: EAD, aulas remotas e o ensino híbrido. Relatório Final de Pesquisa – Educação Continuada em Geral. Brasília/DF, agosto, 2021. Disponível em: 76705.pdf (abed.org.br). Acesso em agosto de 2023.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2021 / IBGE, Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios. Brasília, DF: IBGE, 2022.
JUNG, Carlos Fernando. Metodologia científica e Tecnológica. Módulo 5 Tecnologia, 2009. Disponível em: https://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/mod5.pdf. Acesso em: julho de 2023.
LÉVY, Pierre (1997). Cibercultura. 3. ed. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2020.
LIPOVESTKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.
ROJO, ROXANE.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica. Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p.681-694, out. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 RAFAEL Seixas de Amoedo, Neiva Soares, Glaunara Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.