Leitura dialógica de poesia na escola

um encontro com a lírica de Elisa Lucinda na perspectiva das relações étnico-raciais

Autores

  • Letícia Queiroz de Carvalho Instituto Federal do Espírito Santo - campus Vitória, Coordenadoria do Mestrado Profissional em Letras - Profletras, Espírito Santo - Brasil https://orcid.org/0000-0003-0519-6746
  • Andréia Lima Silva Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), Espírito Santo - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29327/266889.11.2-15

Palavras-chave:

Educação literária. Literatura afro-brasileira e relações étnico-raciais. Literatura capixaba. Poesia. Responsividade

Resumo

O texto apresenta um recorte teórico da pesquisa “Educação literária para as relações étnico-raciais na escola: diálogos com a poesia de autoria capixaba negra”, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – Profletras -, no Ifes Vitória, cujo objetivo é o de estabelecer diálogos com a literatura capixaba de autoria negra e refletir sobre as relações étnico-raciais nas práticas de leitura no Ensino Fundamental nos Anos Finais. Para isso, almeja-se um diálogo entre a poesia de Elisa Lucinda e outros autores representativos do tema proposto: Evaristo (2009); Gomes (2011, 2012); Araújo (2015), a fim de fomentar a formação do leitor responsivo. Nesse sentido, o corpus utilizado possibilitará, por meio de uma abordagem dialógica, uma reflexão, a partir da interlocução proposta, sobre situações vivenciadas pela comunidade negra, a fim de levar os estudantes a desenvolverem sua sensibilidade e criticidade perante tais situações. Optamos por uma pesquisa bibliográfica, cujo aporte teórico se fundamentará, essencialmente, em autores que dialogarão sobre os conceitos de dialogismo e responsividade, tais como Bakhtin (2011, 2014); Bezerra (2015) Brait (2005, 2006); Fiorin (2018); Carvalho (2018, 2021) e Geraldi (2002), para observar e analisar as relações estabelecidas, pelo estudante leitor, entre as leituras e as relações étnico-raciais presentes na sociedade.

Biografia do Autor

Letícia Queiroz de Carvalho, Instituto Federal do Espírito Santo - campus Vitória, Coordenadoria do Mestrado Profissional em Letras - Profletras, Espírito Santo - Brasil

Docente efetiva do Ifes - Campus Vitória, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes; atuação nas Licenciaturas em Letras - Português (presencial e EAD) e nos Mestrados Profissionais em Letras - Profletras e Ensino de Humanidades - PPGEH do campus Vitória.

Andréia Lima Silva, Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), Espírito Santo - Brasil

Pesquisadora, mestranda do Programa de Mestrado em Letras (Profletras) no Instituto Federal do Espírito Santo, Graduada em Letras pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia-Multivix, Professora da Educação Básica do Estado do Espírito Santo

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Publicado

2023-12-24

Como Citar

Carvalho, L. Q. de ., & Silva, A. L. (2023). Leitura dialógica de poesia na escola: um encontro com a lírica de Elisa Lucinda na perspectiva das relações étnico-raciais. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 11(2). https://doi.org/10.29327/266889.11.2-15