A interdisciplinaridade no ensino de Língua Inglesa

uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Brenda Pereira de Souza Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Letras - Língua e Literatura Inglesa, Amazonas - Brasil https://orcid.org/0009-0009-5418-7353
  • Vanessa de Sales Marruche Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Letras, Curso de Letras – Língua e Literatura Inglesa, Amazonas - Brasil https://orcid.org/0000-0003-2389-9373

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.12.2-24

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Ensino de Língua Inglesa. Revisão Sistemática de Literatura.

Resumo

A interdisciplinaridade é um conceito discutido há bastante tempo, embora pouco se tenha publicado sobre a sua relação com o ensino de Língua Inglesa na educação básica brasileira. A partir desse princípio, o objetivo deste trabalho foi analisar, qualitativamente, o que pesquisas brasileiras demonstram acerca da relação entre interdisciplinaridade e o ensino de língua inglesa. Então, realizou-se uma revisão sistemática da literatura, cujos principais resultados verificaram que os artigos sobre o tema são majoritariamente de instituições públicas de apenas duas das cinco regiões do país, com participantes, em geral, alunos ou professores do Ensino Médio. No que tange aos resultados positivos das práticas interdisciplinares, as ações promoveram um aprendizado mais contextualizado, significativo e crítico, e a colaboração entre professores de diferentes áreas engajou mais os alunos. Quanto aos desafios, relacionam-se à falta de preparo e à insegurança de docentes acerca da interdisciplinaridade.

Biografia do Autor

Brenda Pereira de Souza, Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Letras - Língua e Literatura Inglesa, Amazonas - Brasil

Graduação em Letras - Língua e Literatura Inglesa, Universidade Federal do Amazonas.

Vanessa de Sales Marruche, Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Letras, Curso de Letras – Língua e Literatura Inglesa, Amazonas - Brasil

Docente do Curso de Letras – Língua e Literatura Inglesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas, Campus Manaus. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Líder do LEnDA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Línguas, Ensino-Aprendizagem e Docência na Amazônia.ônia.

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

Souza, B. P. de ., & Marruche, V. de S. (2024). A interdisciplinaridade no ensino de Língua Inglesa: uma revisão sistemática da literatura. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 12(2). https://doi.org/10.29327/210932.12.2-24