Cosmovisões interconectadas

um estudo da literatura indígena como proposta de letramento

Autores

  • Tatiana Santos Oliveira Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Maranhão - Brasil https://orcid.org/0009-0006-9620-5052
  • Maria da Guia Taveiro Silva Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras - CCHSL, Maranhão - Brasil https://orcid.org/0000-0002-6520-1845
  • Gilberto Freire de Santana Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras, Maranhão - Brasil https://orcid.org/0000-0002-3018-3018

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.12.1-16

Palavras-chave:

letramento intercultural; literaturas indígenas; poesia indígena; sequência didática.

Resumo

O presente artigo empreende uma investigação da inter-relação entre letramento e interculturalidade, centrando-se na análise da literatura indígena como ferramenta para o desenvolvimento do letramento intercultural no âmbito do Ensino Fundamental. Neste contexto, o estudo propõe uma abordagem que se concentra na exploração da poesia indígena em sala de aula, reconhecendo a relevância do ensino literário nesse nível educacional específico. A pesquisa delineia uma Sequência Didática direcionada ao livro “Kumiça Jenó: Narrativas Poéticas dos Seres da Floresta”, de autoria de Márcia Wayna Kambeba, destacando, sobretudo, os poemas intitulados “Matinta e o Macaco” e “Assobio na Aldeia”. Essa proposta visa a fomentar o letramento nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), integrando as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual. A pesquisa embasa-se em uma fundamentação teórica, utilizando obras de autores como Cosson (2009), Street (2014), Rojo (2009), Thiél (2016), Dorrico (2018) e Graúna (2011), entre outros, bem como documentos relevantes. A seleção criteriosa desses autores proporciona uma base conceitual robusta para a abordagem sobre letramento, interculturalidade e o papel crucial das literaturas indígenas no panorama educacional, enriquecendo, assim, a proposta de letramento elaborada. Desse modo, a análise da poesia indígena, sob a perspectiva do letramento, possibilita identificar as potencialidades dessa abordagem para o desenvolvimento de habilidades linguísticas, literárias e socioculturais nos discentes. A Sequência Didática proposta pode contribuir não apenas para o aprimoramento dessas competências, mas, também para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, conscientes da riqueza da diversidade cultural e da importância do diálogo intercultural.

Biografia do Autor

Tatiana Santos Oliveira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Maranhão - Brasil

Mestranda em Letras e Pesquisadora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade FOCUS. Graduada em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, também pela UEMASUL.

Maria da Guia Taveiro Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras - CCHSL, Maranhão - Brasil

Professora, Assistente I, da UEMASUL. Trabalha no Curso de Letras Língua Portuguesa, e no Mestrado em Letras. Tem formação em Letras Português e Inglês, pela UEMA (1988) e em Pedagogia, pela UFMA (2001). É mestre em Educação (2007) e doutora em Linguística (2012), pela UnB.

Gilberto Freire de Santana, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras, Maranhão - Brasil

Professor Assistente I da UEMASUL; coordenador e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UEMASUL; doutor em Letras, Teoria Literária, pela UFRJ; atua nas linhas de pesquisa: Estudos literários em diálogos com outros saberes, e Ensino e cinema, do GELITI.

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Oliveira, T. S. ., Silva, M. da G. T. ., & Santana, G. F. de . (2024). Cosmovisões interconectadas: um estudo da literatura indígena como proposta de letramento. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 12(1). https://doi.org/10.29327/210932.12.1-16