A produção indígena literária nas Amazônias brasileiras

identidades, ancestralidades e representatividades contracoloniais

Autores

  • Iza Reis Gomes Instituto Federal de Rondônia, Universidade Federal de Rondônia, Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, Acre – Brasil https://orcid.org/0000-0001-8668-1692
  • Shelton Lima de Souza Universidade Federal do Acre, Centro de Educação, Letras e Artes, Acre - Brasil https://orcid.org/0000-0002-4735-8531
  • Maurício Neves-Corrêa Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, Acre - Brasil https://orcid.org/0000-0002-4865-3364

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.12.1-13

Palavras-chave:

Produção indígena amazônica. Identidades. Ancestralidades. Representatividades contracoloniais.

Resumo

O intuito deste artigo é apresentar uma parte da produção literária indígena desenvolvida nas Amazônias brasileiras, a partir das perspectivas de identidades em construção, das ancestralidades construídas pelo protagonismo dos indígenas e das representatividades contracoloniais que tentam mostrar uma outra versão da história pelo olhar de escritoras e de escritores indígenas. O percurso metodológico está baseado em uma investigação bibliográfica e analítica. Para tanto, propomos um diálogo do nosso corpus com teóricos que dissertam sobre representatividades de sujeitos subalternizados, a saber: Bispo, Dussel, Munduruku, Dorrico, Kambeba, Silveira, Schulze, Quirino, Thiél e Krenak. A análise de tais produções nos levam a refletir sobre essa produção que perpassa a oralidade, a escrita e a outros recursos visuais, os quais utilizam o registro escrito como estratégia para que suas histórias resistam à imposição decretada pelo colonialismo, cujas produções discursivas apagaram os sujeitos indígenas.

Biografia do Autor

Iza Reis Gomes, Instituto Federal de Rondônia, Universidade Federal de Rondônia, Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, Acre – Brasil

Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras: linguagem e identidade da Universidade Federal do Acre (UFAC), Bolsista CAPES/BRASIL; Docente do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM.

Shelton Lima de Souza, Universidade Federal do Acre, Centro de Educação, Letras e Artes, Acre - Brasil

Professor com doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua no ensino de Linguística e de Língua Portuguesa (como língua materna e não materna) e com pesquisas voltadas para a análise da relação entre linguaguens, discursos, identidades e culturas.

Maurício Neves-Corrêa, Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, Acre - Brasil

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista -Júlio de Mesquita Filho UNESP/Araraquara (2018). Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre, bolsista CAPES-Brasil

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

BISPO, Nego. Colonização, quilombos, modos e significados. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino. Brasília, 2015.

CORREIA, Heloísa Helena Siqueira. Saberes não humanos nas mitologias ameríndias: o que ensinam e para quem?. In: DORRICO, Julie; DANNER, Leno Francisco; CORREIA, Heloisa Helena Siqueira; DANNER, Fernando (Orgs.) Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção [recurso eletrônico] / Julie Dorrico; Leno Francisco Danner; Heloisa Helena Siqueira Correia; Fernando Danner (Orgs.) -- Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.

DORRICO, Julie; DANNER, Leno Francisco; CORREIA, Heloisa Helena Siqueira; DANNER, Fernando (Orgs.) Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção [recurso eletrônico] / Julie Dorrico; Leno Francisco Danner; Heloisa Helena Siqueira Correia; Fernando Danner (Orgs.) - Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.

DUSSEL, Enrique. 1492: o encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade. Petrópolis, Brasil: Vozes, 1993.

HAKIY, Tiago. Literatura indígena – a voz da ancestralidade. In: DORRICO, Julie; DANNER, Leno Francisco; CORREIA, Heloisa Helena Siqueira; DANNER, Fernando (Orgs.) Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção [recurso eletrônico] / Julie Dorrico; Leno Francisco Danner; Heloisa Helena Siqueira Correia; Fernando Danner (Orgs.) - Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018, p. 38.

KAMBEBA, Márcia Wayna. De almas e águas kunhãs. São Paulo: Editora Jandaíra, 2023.

KAMBEBA, Márcia Wayna. Literatura indígena: da oralidade a memória escrita. In: DORRICO, Julie; DANNER, Leno Francisco; CORREIA, Heloisa Helena Siqueira; DANNER, Fernando (Orgs.) Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção [recurso eletrônico] / Julie Dorrico; Leno Francisco Danner; Heloisa Helena Siqueira Correia; Fernando Danner (Orgs.) - Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.

KRENAK, A. Caminhos para a cultura do bem viver. Rio de Janeiro: CBL, 2020. Disponível em: http://observatorioedhemfoco.com.br/observatorio/caminhos-para-a-culturado-bem-viver-ailton-krenak-2020/. Acesso em: 29 out. 2023.

KRENAK, Ailton. Do sonho e da terra. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

LANDER, Edgardo. Ciências Sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais - perspectivas latino-americanas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: Clacso, 2005

MALDONADO-TORRES, Nelson. Against War: views from the Underside of Modernity. Durham, England: Duke University Press, 2008.

MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais [em linha]. 2017. vol. 32, no. 94, p. 1-17. [Acesso em 31 de março 2024]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/nKwQNPrx5Zr3yrMjh7tCZVk/?format=pdf&lang=pt

MUNDURUKU, Daniel. Histórias de índio. Ilustrações Laurabeatriz. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2016a.

MUNDURUKU, Daniel. Memórias de índio: uma quase autobiografia. Porto Alegre: EDELBRA, 2016b.

MUNDURUKU, Daniel. O diário de Kaxi: um curumim descobre o Brasil. Ilustrações de Ciça Fittipaldi. Porto Alegre: Edelbra, 2022.

MUNDURUKU, Daniel. Pertencimento. Ilustrações de Roberta Asse. Cotia, SP: Criadeira Livros, 2023.

MUNDURUKU, Daniel. Escrita indígena: registro, oralidade e literatura - O reencontro da memória. In: DORRICO, Julie; DANNER, Leno Francisco; CORREIA, Heloisa Helena Siqueira; DANNER, Fernando (Orgs.) Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção [recurso eletrônico] / Julie Dorrico; Leno Francisco Danner; Heloisa Helena Siqueira Correia; Fernando Danner (Orgs.) - Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.

PESCA, Adriana Barbosa, FERNANDES, Alexandre Oliveira, Kayapó, Edson. Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama, Eunápolis (BA), v. 11, n. 1, p. 187-201, jan./jun. 2020. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/830/511 Consulta em 10/03/2024.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa, MENESES, Maria de Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina. SA, 2009.

QUIRINO, Vanessa Ferreira dos Santos & THIÉL, Janice Cristine. A literatura indígena na escola: um caminho para a reflexão sobre a pluralidade cultural. Comunicação apresentada no X Congresso Nacional de Educação. Paraná, 7 e 10 de novembro de 2011.

SCHULZE, Peter W.; SAAVEDRA, Carola. (Org. | Hg. ) Cadernos do instituto luso-brasileiro 2 | Indigene Literatur und Kunst in Brasilien. Literatura e arte indígena no Brasil. Ailton Krenak | Eliane Potiguara | Daniel Munduruku | Jaider Esbell | Denilson Baniwa | Arissana Pataxó | Alberto Álvares Guarani | Katú Mirim. Portugiesisch-Brasilianisches Institut der Universität zu Köln Albertus-Magnus-Platz. Primeira edição Colônia 2022.

SILVEIRA, Rosa Maria Hessel; BONIN, Iara Tatiana; RIPOLL, Daniela. Ensinando sobre a diferença na literatura para crianças: paratextos, discurso científico e discurso multicultural. Revista Brasileira de Educação v. 15 n. 43 jan./abr. 2010.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Trad. Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa e André Pereira Feitosa. Editora UFMG: Belo Horizonte, 2014.

WAPICHANA, Cristino. Fogo, gente!. Ilustrações de Graça Lima. Poços de Caldas, MG: Leiturinha, 2023.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Gomes, I. R. ., Souza, S. L. de ., & Neves-Corrêa, M. (2024). A produção indígena literária nas Amazônias brasileiras: identidades, ancestralidades e representatividades contracoloniais. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 12(1). https://doi.org/10.29327/210932.12.1-13