Entre fronteiras, matas e beiras de rios

Amazônia legal brasileira e o pesquisar da educação escolar indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.9.2-4

Palavras-chave:

Educação. Amazônia brasileira. Educação escolar indígena. Programa de pós-graduação em educação. Estado do conhecimento.

Resumo

O artigo objetiva verificar enfoques e contribuições de pesquisas brasileiras vinculadas aos programas de pós-graduação em educação que tematizam a educação escolar indígena na Amazônia Legal brasileira no período de 2010 a 2019, à luz do estado do conhecimento. A busca ocorreu no repositório de Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foram encontradas 3.550 teses e 10.491 dissertações, e, após refinamento de busca, chegou-se ao corpus da pesquisa com 5 teses e 10 dissertações. As pesquisas possuem vários enfoques: práticas pedagógicas de professores indígenas, processos educativos, projeto político pedagógico, processo de escolarização, aquisição da língua portuguesa, aspirações do futuro de comunidade indígena, políticas indigenistas, conexão com a educação indígena, ressignificação do ambiente escolar colonialista e políticas públicas no âmbito municipal. As contribuições confluem no pensar e fazer uma educação escolar diferenciada em territórios indígenas na Amazônia Legal brasileira.

Biografia do Autor

Leni Feitosa, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Educação na Amazônia - Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) - Universidade Federal do Tocantins (UFT). Linha de Pesquisa: Saberes, Linguagem e Educação.

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná e Pós-doutoramento em Educação pela Universidade Estadual do Pará. Atualmente é professor no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA), Universidade Federal do Tocantins (UFT)

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Publicado

2021-11-22

Como Citar

Feitosa, L., & Vizolli, I. . (2021). Entre fronteiras, matas e beiras de rios: Amazônia legal brasileira e o pesquisar da educação escolar indígena. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 9(2). https://doi.org/10.29327/210932.9.2-4