O DESMANTELAMENTO DA CIÊNCIA BRASILEIRA NO DELIBERADO CORTE DE BOLSAS
ASPECTOS POLÍTICOS E CONSEQUÊNCIAS PSICOSSOCIAIS PARA ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.8.1-24Palavras-chave:
Educação. Política da educação. Financiamento da ciência. Aspectos Psicossociais. Portaria 34.Resumo
O presente artigo visa, com base numa compreensão do contexto econômico e político nacional e, em pressupostos do campo marxista, analisar o processo de desmantelamento da ciência por meio da portaria 34 de 9 março de 2020, proposta pela CAPES, que visa o corte de bolsas de pesquisas destinadas a programas e estudantes da pós-graduação brasileira. Os dados analisados são oriundos da portaria supracitada e das respostas de 72 estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) das três grandes áreas do conhecimento (Ciências Exatas; Biológicas e Humanas) coletadas através de um questionário online. O artigo aponta que, além prevalecer uma política de negação da ciência, são engendrados processos psicossociais que se deslizam dos efeitos econômicos e impedimentos dos projetos acadêmicos-profissionais dos estudantes, para sua saúde e subjetividade, com destaque para o estresse e sofrimento psíquico que, em alguns casos, redundou em sintomas depressivos e até mesmo em ideação suicida.
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