THE DISMANTLING OF BRAZILIAN SCIENCE IN THE DELIBERATE CUTTING OF SCHOLARSHIPS:
POLITICAL ASPECTS AND PSYCHOSOCIAL CONSEQUENCES FOR POSTGRADUATE STUDENTS
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.8.1-24Keywords:
Educação. Política da educação. Financiamento da ciência. Aspectos Psicossociais. Portaria 34.Abstract
This paper aims to present a comprehension of the national economic and political context based on assumptions of the Marxist field in order to analyze the process of science dismantling through instruments such as the ordinance No. 34 March 9 2020 proposed by CAPES. The stress dwells on the cutting of research scholarships destined to Brazilian postgraduate programs and students. The analyzed data consists on questionnaire replies from 72 students from the Federal University of Paraná (UFPR) in three major areas of knowledge (Formal; Natural and Social sciences). Results point to the predominance of a science denial policy whereby psychosocial processes are engendered from the economic effects and shutdowns of students' academic projects, to their health and subjectivity, with emphasis on stress and psychological suffering, or even depressive symptoms and even suicidal ideation.
References
AZEVEDO, M. L. N. A integração dos sistemas de educação superior na Europa: de Roma a Bolonha ou da integração econômica à integração acadêmica. In: SILVA JR., João dos Reis; OLIVEIRA, João Ferreira; MANCEBO, Deise; (orgs.). Reforma universitária: dimensões e perspectivas. Campinas: Alínea, 2006.
BIANCHETTI, L. Os dilemas do coordenador de programa de pós-graduação: entre o burocrático-administrativo e o acadêmico-pedagógico. In: BIANCHETTI, L; SGUISSARDI, V. Dilemas da pós-graduação em educação: gestão e avaliação. Campinas: Autores Associados, 2009.
BIANCHETTI, L.; MACHADO NETO, A. M. “Reféns da produtividade” sobre a produção do conhecimento, saúde dos pesquisadores e intecnsificação do trabalho na pós-graduação. 30ª Reunião da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), anais de evento, grupo de trabalho 09, 2007. Disponível em <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT09-3503--Int.pdf>. Acesso em: 29 de abr. de 2020.
BIANCHETTI, L.; VALLE, I. R. Produtivismo acadêmico e decorrências às condições de vida/trabalho de pesquisadores brasileiros e europeus. Ensaio: aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v.22, n. 82, p. 89-110, jan./mar. 2014.
CANGUILHEN, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002
DE FARIAS, A. M. L. Estatística Descritiva. Universidade Federal Fluminense. Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Estatística, 73 f., s/a. Disponível em: <http://www.professores.uff.br/anafarias/pcontent/uploads/sites/32/2017/09/GET00170EstDesc.pdf>. Acesso em: 29 de abr. de 2020.
DEJOURS, C. A avaliação do trabalho submetida à prova do real: crítica aos fundamentos da avaliação. São Paulo: Blucher, Cadernos de TTO, 2008.
DEJOURS, C. A banalização da injustiça social. 7ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
DEJOURS, C. Para uma clínica da mediação entre psicanálise e política: a Psicodinâmica do Trabalho. In: LANCAMAN, Selma; SZNELWAR, Laerte Idal (orgs). Christophe Dejours: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2004.
DEJOURS, C. (2012). Trabalho vivo (Tomos I). Brasília, DF: Paralelo 15.
DOMINGUES, E. Autoria em tempos de “produtivismo acadêmico”. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 18, n. 2, p. 195-198 abr./jun. 2013. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/pe/v18n2/a01v18n2.pdf>. Acesso em: 29 de abr. de 2020.
DRUCK, G. Globalização, Reestruturação Produtiva e Movimento Sindical. CADERNO CRH, Salvador, n.24/25, p.21-40, jan./dez. 1996.
DURKHEIM, É. O suicídio. São Paulo: Martin Claret, 2005.
FAJOSES, L. D. S. Sofrimento discente na graduação em psicologia. 2019, 42.f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
HARVEY, D. Condição pós moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. Depoimentos e discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília: Liber Livros Editora, 2005.
LIMA, Suzana Carnez da Cruz. Coletivo de trabalho. In: VIEIRA Fernando de Oliveira (org). Dicionário Crítico de gestão e psicodinâmica do trabalho. Curitiba: Juruá, 2013.
MACÁRIO, E.; REIS, L. F. COVID 19: dívida pública e crise de financiamento de ciência e tecnologia no brasil. 2020 Disponível em: https://auditoriacidada.org.br/conteudo/covid-19-divida-publica-e-crise-de-financiamento-de-ciencia-e-tecnologia-no-brasil/. Acesso em: 05 abr. de 2020.
MANCEBO, D.; SANTORUM, K. M. T.; RIBEIRO, C. V. S.; et al. O trabalho na educação superior. Archivos Analíticos De Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 28, p. 6-24, 2020.
MANCEBO, D. Contemporaneidade e efeitos de subjetivação. In: BOCK, Ana Mercês Bahia (org). Psicologia e Compromisso Social, 2 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
MASCARO, A. L. Estado e Forma Política. 1ªed. São Paulo: Boitempo, 2013.
MASSON, G. Materialismo histórico e dialético: uma discussão sobre as categorias centrais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, PR, v. 2, n. 2, p. 105- 114, jul-dez. 2007. Disponível em: < https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/312/320>. Acesso em 23 de fev. de 2020.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES. Portaria Nº 34, de 9 de março de 2020. Dispõe sobre as condições para fomento a cursos de pós-graduação stricto sensu pela Diretoria de Programas e Bolsas no País da CAPES. Dispõe sobre as condições para fomento a cursos de pós-graduação stricto sensu pela Diretoria de Programas e Bolsas no País da CAPES. Diário Oficial da União, 18 de março de 2020.
SANTANA, A. C. M. A constituição do Estado Avaliativo e o aumento das avaliações externas: propagando um ensino desigual para todos. In: ROTHEN, J. C. SANTANA, A. Avaliação da educação: referências para uma primeira conversa. São Carlos: EdUFSCar, 2018.
SGUISSARDI, V; SILVA JÚNIOR, J. R. Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.
SILVA, E. P; LEITE, A. P. T; REIS. A. C. O sofrimento do universitário e suas relações com a dinâmica universitária. Farol - Revista De Estudos Organizacionais e Sociedade, 2019.
TREIN, E.; RODRIGUES, J. O mal estar na academia: produtivismo científico, o fetichismo do conhecimento-mercadoria. Revista Brasileira de Educação v. 16 n. 48 set.-dez. 2011.
VOSGERAU, D. S. R.; ORLANDO, E. A.; MEYER, P. Produtivismo e suas repercussões no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educ. Soc., Campinas, v. 38, nº. 138, p.231-247, jan.-mar., 2017.