v. 10 n. 2 (2022): Dossiê "EmDependênciasSeculares"

					Visualizar v. 10 n. 2 (2022): Dossiê "EmDependênciasSeculares"

Julho a Dezembro de 2022

Publicado: 2022-12-12

APRESENTAÇÃO

  • EmDependênciasSeculares uma apresentação

    Francisco Bento Silva, Luís Balkar Sá Peixoto Pinheiro, Sidney da Silva Lobato
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.10.2-1

DOSSIÊ

  • 200 anos em um país distante e desigual

    Luís Balkar Sá Peixoto Pinheiro
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.10.2-2
  • O centenário da Independência no Acre anacronismos, ufanismos e comemorações

    Francisco Bento da Silva
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.10.2-3
  • Soberanias indígenas e as independências nas Américas em atlas históricos e livros didáticos

    Alexandre Guilherme da Cruz Alves Junior
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.10.2-4
  • ¿Literaturas de primeiros pueblos? ¿El antropoceno? equivocaciones teóricas y embrollos conceptuales

    Arturo Arias
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.10.2-5
  • A cultura operária em Belém do Pará nos "anos vermelhos" (1917-1920)

    Marcos Lucas Abreu Braga
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.10.2-6
  • Os direitos humanos em disputa narrar a vulnerabilidade no Brasil através das imagens de sofrimento (de 1992 a 2022)

    Iverson Custódio Kachenski
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.10.2-7
  • A história ensinada entre o perdão e o ressentimento

    Sidney da Silva Lobato
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.10.2-8

ARTIGOS

  • Traduciendo los Cantares mexicanos un proceso de crítica literaria transcultural

    Sara Lelis de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.10.2-9
  • O currículo na Educação Escolar Indígena em Pernambuco uma análise do Projeto Político-Pedagógico das escolas do povo Pankararu

    Isabelle Sedícias Nascimento Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.10.2-10
  • O mito e o mito da doutrinação de gênero nas escolas sob o olhar da enunciação

    Márcio Battisti, Claudia Stumpf Toldo Oudeste
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.10.2-11
  • Sob um véu, se esconde o segredo as mulheres, a arte e a vida segundo Proust e Joyce

    Hêmille Raquel Santos Perdigão
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.10.2-12
  • Ensino de literatura na EJA um relato de experiência com a contação de histórias, por meio de “Histórias de tia Nastácia”, de Monteiro Lobato

    Mirian Leila Farias da Costa, Simone Cristina Mendonça, Patrícia Aparecida Beraldo Romano
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.10.2-13
  • Beyond a glance critical discourse analysis of headlines about gender-based violence on “Folha de Boa Vista” and “The sun” online newspapers

    Rafaela Bezerra
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.10.2-14
  • Os gêneros digitais na BNCC e o vlog como instrumento de implementação das prescrições em sala de aula

    Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Isabela Corriler Palhiarin
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.10.2-15
  • Neologismos no Português de Roraima

    Eliabe dos Santos Procópio, Everton Oliveira Silva
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.10.2-16
  • O que a história nos conta sobre as Línguas de Sinais

    Ivanete de Freitas Cerqueira, Elizabeth Reis Teixeira
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.10.2-17
  • As designações para deficiência intelectual no Brasil, desde as últimas décadas do século XIX um olhar bakhtiniano

    Lucila Menezes Guedes Monferrari, Allice Toledo Lima da Silveira, Wesley Luis Carvalhaes
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.10.2-18
  • Libras pernambucana subsídios para uma proposta lexicográfica regional

    Severina Batista de Farias Klimsa, Bernardo Luís Torres Klimsa
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.10.2-19
  • Uma análise das produções discursivas com o uso de boias em Libras

    Vanessa Lima Vidal Machado, Welbert Vinícius de Souza Sansão
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.10.2-20

RESENHAS

  • Entre sonhos, infância, juventude e amadurecimento metamorfoses do eu lírico em Baile de Máscaras

    Altamir Botoso
    DOI: https://doi.org/10.29327/210932.10.2-21