O que a história nos conta sobre as Línguas de Sinais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.10.2-17

Palavras-chave:

História. Educação de surdos. Línguas de sinais.

Resumo

A história da educação de surdos e a língua de sinais estão muito entrelaçadas. Parece que esta última não existiria sem a primeira. Nas discussões sobre filosofias educacionais, os surdos e sua língua tornam-se completamente invisíveis. Por isso, o objetivo deste artigo é destacar reflexões e estudos sobre as línguas de sinais, e não apenas sobre a história da educação de surdos. Dessa forma, esta revisão da literatura fornece um panorama da história da língua de sinais com base em fontes primárias e secundárias, o que permite recompor fatos importantes, como as considerações linguísticas de pesquisadores surdos. Além disso, amplia as ideias sobre a origem das línguas sinalizadas.

Biografia do Autor

Ivanete de Freitas Cerqueira, Universidade Federal do Acre, Centro de Educação, Letras e Artes, Acre-Brasil.

Professora da Universidade Federal do Acre, com Doutorado pela Universidade Federal da Bahia. Sua linha de pesquisa é Aquisição da Linguagem e Estudos Surdos, com ênfase nas Línguas de Sinais Caseiras (LS-Cas).

Elizabeth Reis Teixeira, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, Bahia-Brasil

Professora titular da Univ. Federal da Bahia; M. Phil. e Ph. D. (London Univ.); pós-doutorado (Texas Univ.). Pesquisas em Aquisição, Tradução e Acessibilidade. Na UFBA, coordena o Polo Pedagogia Bilíngue EAD (MEC/INES) e o Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais.

Referências

BATISTA, A. Mémoire: représentation sociale de la surdité et construction de l’idéologie oraliste em France. Dissertation, Département des sciences du langage de l’Université Stendhal Grenoble 3, Grenoble, France, 2007. Disponível em: Erro! A referência de hiperlink não é válida..

BÉBIAN, R, A. A. Essai sur les sourds-muets et sur le langage naturel. Paris: J. G. Dentu, 1817. Disponível em: http://www.bium.univ-paris5.fr/histmed/medica/cote?Extijso00008

BERTHIER, F. Les sourds-muets, avant et depuis l'abbé de l'Épée. Paris: Ledoyen, 1840. Disponível em: http://www.bium.univ-paris5.fr/histmed/medica/cote?67658

CABRAL, E. Para uma cronologia da educação dos surdos. Revista de Comunicação. Porto, n. 3, p. 35-53, 2005. Disponível em: http://www.sj.cefetsc.edu.br/~nepes/docs/midiateca_artigos/historia_educacao_surdos/texto59.pdf

C MARA JR., J. M. História da linguística. 6ª edição, Petrópolis: Vozes, 1975.

CIORDIA, J. V. La primera historia de la educación de sordos em España: carta del jesuíta Juan Andrés y Morell (1740-1817) a su Hermano Carlos sobre el arte de educar a los sordomudos. In: ALBÉNIZ, M. R. B.; LÓPEZ, S. C. (coords.). El largo caminho hacia uma educación inclusiva: la educación especial y social del siglo XIX a nustros días. Navarra: UPNA, 2009, v. 1, p. 101-114. Disponível em: http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2962504

CHOMSKY, N. Syntactic structures. The Hague: Mouton, 1957.

CUXAC, C. Langue et langage: un apport critique de la langue des signes française. Langue française, n. 137, p. 12-31, 2003. Disponível em: www.persee.fr/doc/lfr_0023-8368_2003_num_137_1_1054

DESLOGES, P. Observations d'un sourd et muèt, sur un cours élémentaire d'éducation des sourds et muèts. Amsterdan: Paris: B. Morin, 1779. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k749465/f29.image.texteImage

DUARTE, S. B. R. et al. Aspectos históricos e socioculturais da população surda. Hist. cienc. saúde-Manguinhos [online], 2013, v. 20, n. 4, p.1713-1734. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/hcsm/v20n4/0104-5970-hcsm-20-04-01713.pdf

GESSER, A. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.

LACERDA, C. B. F. de. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. CEDES. Campinas, 1998, v. 19, n. 46. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000300007&lng=pt&nrm=iso& tlng=pt

L'ÉPÉE, C. M. L'art d'enseigner à parler aux sourds-muets de naissance. Paris: Dentu, 1820. Disponível em: http://www.bium.univ-paris5.fr/histmed/medica/cote?67143

L'ÉPÉE, C. M. La véritable manière d'instruire les sourds et muets, confirmée par une longue expérience. Paris: Nyon l'aîné, 1784. Disponível em: http://www.biusante.parisdescartes.fr/histoire/medica/resultats/index.php?p=1&cote=38463&do=page

L'EPÉE, C. M. Institution des sourds et muets par la voie des signes méthodiques. Paris: Nyon l'Aîné, 1776. Disponível em: http://www.bium.univ-paris5.fr/histmed/medica/cote?38462

MAHER, J. Seeing language in sign: the work of William Stokoe. Washington: Gallaudet, 1996.

NASCIMENTO, L. C. R. Um pouco mais da história da educação dos surdos, segundo Ferdinand Berthier. Educação temática digital, Campinas, jun. 2006, v. 7, n.2, p. 255-265. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/807.

NEVES, M. H. M. A gramática na escola. São Paulo: Contexto, 2002.

NUNES, M. V.; PORTELA, M. G. As representações sociais da identidade surda e o direito ao reconhecimento. Revista Mídia e Cotidiano, Niterói, abr. 2017, v. 11, n. 1, p. 88-105. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9813/6943.

OVIEDO, A. Las “huellas” de la Mimographie (Bébian 1825) en el sistema de transcripción de las señas de William C. Stokoe. Lenguaje, 2009, n. 37 (2), p. 293-313. Disponível em: www.cultura-sorda.eu.

PINTO, F. B. Vendo vozes: a história da educação dos surdos no Brasil Oitocentistas. Cultura Sorda [online], 2007. Disponível em: https://cultura-sorda.org/vendo-vozes-a-historia-da-educacao-dos-surdos-no-brasil-oitocentista/

QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

QUARTARARO, ANNE T. The life and times of the french deaf leader, Ferdinand Berthier: an analysis of his early career. Sign Language Studies, 2002, v. 2, n. 2, p. 182–196. Disponível em: www.jstor.org/stable/26204797.

RICAO, A. G.; ASENSIO, J. Gabriel Storch de Gracia. Manuel Ramírez de Carrión, maestro de sordos en el siglo XVII: neuvos apuntes biográficos. Cultura sorda [online], 2009. Disponível em: http://www.cultura-sorda.eu/resources/Gascon_Storch_Ramirez-de-Carrion_2009.pdf

RAY, L. The abade l’Epée. The deaf american, Section Gems of history. New York, abr. 1996. Disponível em: http://deafheritage.net/resources/Abbe%20de%20l%20Epee%20DA%201966-april%20p%209-11.pdf

SACKS, O. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Trad. Laura Teixeira Motta, 5ª edição, São Paulo: Companhia das Letras, 1998 [1989].

SOUZA, R. M. de. Intuições “lingüísticas” sobre a língua de sinais, nos séculos XVIII e XIX, a partir da compreensão de dois escritores surdos da época. DELTA [online], 2003, v. 19, n. 2, p. 329-344. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ delta/v19n2/a05v19n2.pdf

STOKOE, William C. Sign language structure: an outline of the visual communication systems of the american deaf. Burtonsville (Maryland): Linskstok, 1993 [1960].

STRÖBEL, K. História da Educação de Surdos. Florianópolis: UFSC, 2009. Disponível em: http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/historiaDaEducacaoDeSurdos/assets/258/TextoBase_HistoriaEducacaoSurdos.pdf

STRÖBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2008.

TERVOORT, B. T. “Esoteric Symbolism in the Communication Behavior of Young Deaf Children.” American Annals of the Deaf, 1961, vol. 106, n. 5, p. 436–480. Disponível em: www.jstor.org/stable/44394192

WILCOX, S.; WILCOX, P. P. Aprendendo a ver: o ensino de língua de sinais americana como segunda língua. Tradução de Tarcísio de Arantes Leite, Petrópolis: Arara Azul, 2005.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Cerqueira, I. de F., & Teixeira, E. R. . (2022). O que a história nos conta sobre as Línguas de Sinais. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 10(2). https://doi.org/10.29327/210932.10.2-17