O currículo na Educação Escolar Indígena em Pernambuco

uma análise do Projeto Político-Pedagógico das escolas do povo Pankararu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.10.2-10

Palavras-chave:

Currículo indígena, Educação Escolar Indígena, Pankararu, Projeto Político-Pedagógico

Resumo

O objetivo do presente artigo consiste em refletir sobre o currículo no âmbito da Educação Escolar Indígena em Pernambuco, por meio da análise do Projeto Político-Pedagógico das escolas do povo Pankararu. Constatamos que, no processo de construção do currículo intercultural indígena em Pernambuco, os conhecimentos tradicionais foram subalternizados pelo órgão estadual responsável pela Educação Escolar Indígena neste estado. No entanto, os povos indígenas, particularmente o povo Pankararu, continuam resistindo às tentativas deste órgão de não reconhecer as suas especificidades, realizando experiências interculturais e diferenciadas e apropriando-se do Projeto Político-Pedagógico, ao adaptá-lo às suas especificidades e demandas.

Biografia do Autor

Isabelle Sedícias Nascimento Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Ferreira, I. S. N. (2022). O currículo na Educação Escolar Indígena em Pernambuco: uma análise do Projeto Político-Pedagógico das escolas do povo Pankararu. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 10(2). https://doi.org/10.29327/210932.10.2-10