El currículo en la educación escolar indígena en Pernambuco: un análisis del Proyecto Político Pedagógico de las escuelas del pueblo Pankararu

uma análise do Projeto Político-Pedagógico das escolas do povo Pankararu

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.10.2-10

Palabras clave:

Currículo indígena, educación escolar indígena, Pankararu, Proyecto Político Pedagógico

Resumen

O objetivo do presente artigo consiste em refletir sobre o currículo no âmbito da Educação Escolar Indígena em Pernambuco, por meio da análise do Projeto Político-Pedagógico das escolas do povo Pankararu. Constatamos que, no processo de construção do currículo intercultural indígena em Pernambuco, os conhecimentos tradicionais foram subalternizados pelo órgão estadual responsável pela Educação Escolar Indígena neste estado. No entanto, os povos indígenas, particularmente o povo Pankararu, continuam resistindo às tentativas deste órgão de não reconhecer as suas especificidades, realizando experiências interculturais e diferenciadas e apropriando-se do Projeto Político-Pedagógico, ao adaptá-lo às suas especificidades e demandas.

Biografía del autor/a

Isabelle Sedícias Nascimento Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2022-12-12

Cómo citar

Ferreira, I. S. N. (2022). El currículo en la educación escolar indígena en Pernambuco: un análisis del Proyecto Político Pedagógico de las escuelas del pueblo Pankararu : uma análise do Projeto Político-Pedagógico das escolas do povo Pankararu. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 10(2). https://doi.org/10.29327/210932.10.2-10