Identidade, diferença e currículo na perpectiva da educação inclusiva

Autores

  • Lucila Menezes Guedes Monferrari Universidade Estadual de Goiás
  • Olira Saraiva Rodrigues Universidade Estadual de Goiás https://orcid.org/0000-0003-2371-3030

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.9.2-7

Palavras-chave:

Identidade, Diferença, Currículo, Inclusão

Resumo

Nosso objetivo neste trabalho é discutir o conceito de Identidade, Diferença e Currículo na perspectiva da Educação Inclusiva, que versa inicialmente a historicidade da temática no Brasil e, a partir desses pressupostos, apresenta uma concepção de currículo que considera o discurso como produtor de identidades e subjetividades. Propõe, ainda, reflexões a respeito da inclusão e suas práticas tendo como fundo a produção da identidade e da diferença como elementos importantes na formação de professores tanto inicial como continuada. Para tanto, busca investigar o sujeito da escola inclusiva, as identidades, as diferenças, além de pensar nas práticas não discriminatórias para contemplar o currículo escolar, com o pensamento de uma nova forma de currículo para a educação no Brasil. A abordagem metodológica é qualitativa em pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada em Silva (2017), Mantoan (2015), Vieira (2013), Wooward (2014), Hall (2014), Skliar (2006), além de documentos que norteiam a educação inclusiva.

Biografia do Autor

Lucila Menezes Guedes Monferrari, Universidade Estadual de Goiás

Graduação em Pedagogia -(PUC-GO). Especialização em Psicopedagogia - (PUC-GO). Professora convidada em cursos de pós-graduação. Aluna especial de disciplina de mestrado pela Universidade Estadual de Goiás - Campos Inhumas - Disciplina: Linguagem, Dialogismo e Educação.

Olira Saraiva Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás

Docente PPG-IELT (UEG) Pós-doutorado em Ciências da Comunicação e da Informação - Faculdade de Letras - Universidade do Porto/Portugal (FLUP) Pós-doutorado em Estudos Culturais - Faculdade de Letras (UFRJ) Doutorado em Arte e Cultura Visual (UFG) Mestrado em Educação(PUC-GO) Graduação em Letras(UEG)

Referências

ANDRADE, Valéria Silva Freire de. Tese de Doutorado. Educação Inclusiva – por um devir minoritário em uma escola para todos. Pontifícia Universidade Católica. São Paulo. 2007.

ARANTES, Valéria Amorin (org). Inclusão Escolar: pontos e contrapontos. – São Paulo: Summus, 2006.

AUSTIN, John Langshaw Quando dizer é fazer. John Langshaw Austin; Trad. de Danilo Marcondes de Souza Filho. Porto Alegre: Artes Médicas: 1990.

BARROS, Manoel de. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Record, 2002.

BRASIL.MEC. Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais, 2015. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 02 nov. 2020.

BRASIL.MEC. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192 . Acesso em: 02 nov. 2020

BRASIL.MEC. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/diretrizes.pdf . Acesso em: 02 nov. 2020

BRASIL.PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Decreto 7.611/2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 25 jan. 2021.

FOUCALT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

HALL, S. Quem precisa da identidade? In: SILVA, T. T. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. p.103-133.

LANDIM, Thalita Andressa Barbosa Paes. Dissertação de Mestrado: O Pedagogo formado na UnB e a sua atuação na Educação Inclusiva. Universidade de Brasília (UNB). Brasília, 2016.

MARQUES, Carlos Alberto. Indivíduo e Massa Uma Cilada no Discurso da Identidade. In MANTOAN, Maria Teresa Eglér (org). Inclusão Escolar: caminhos, descaminhos, desafios, perspectivas. O Desafio das Diferenças nas Escolas. 5. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão, diferença e deficiência: sentidos, deslocamentos, proposições. Revista Inclusão Social, Brasília, DF, v.10 n.2, p.37-46, jan./jun. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332586019_Inclusao_diferenca_e_deficiencia_sentidos_deslocamentos_proposicoes. Acesso em: 09 nov. 2020.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér (org). Inclusão Escolar: caminhos, descaminhos, desafios, perspectivas. O Desafio das Diferenças nas Escolas. 5. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Igualdade e diferenças na escola: como andar no fio da navalha. In: MANTOAN, Maria Teresa Eglér; PRIETO, Rosangela Gavioli; ARANTES, Valéria Amorin (org). Inclusão Escolar: pontos e contrapontos. – São Paulo: Summus, 2006.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A educação especial no Brasil: da exclusão à inclusão escolar. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade – LEPED/Unicamp, 2011. Disponível em: http://www.lite.fe.unicamp.br/cursos/nt/ta1.3.htm. Acesso em: 31 out. 2020.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Leped denuncia: MEC quer destruir a educação inclusiva no país. Inclusão Já – Em defesa dos Direitos da Educação Inclusiva, 2013. Disponível em: https://inclusaoja.com.br/tag/mantoan/. Acesso em: 31 out. 2020.

REIS, Marlene Barbosa de Freitas. Tese de Doutorado: Política pública, diversidade e formação docente: Uma interface possível. Universidade federal do Rio de Janeiro, 2013.

RODRIGUES, David (org.) Inclusão e Educação - doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. p.73-102.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de currículo. – 3 ed.; Belo Horizonte: Autentica Editora, 2017.

SKLIAR, Carlos. A Inclusão que é “nossa” e a diferença que é do “outro”. In: RODRIGUES, David (org.) Inclusão e Educação - doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.

SAUSSURE, Ferdinand de, 1857-1913. Curso de linguistica geraI I Ferdinand de Saussure; organizado por Charles Bally, Albert Sechehaye; com a colaboraçlo de Albert Riedlinger; prefácio da ediçlo brasileira Isaac Nicolau Salum; traduçlo de Antônio ehelini, José Paulo Paes, Izidoro Blikstein. -- 27. Bd. -- São Paulo: CuItrix, 2006.

VIEIRA, Ubiratan. Descontinuidades da inclusão e da exclusão na educação de pessoas com deficiência no Brasil. In: PINTO, Joana Plaza; BRANCA, Falabella Fabrício (Orgs.) Exclusão Social e Microrresistências. Goiânia: Cânone Editorial, 2013.

WOOWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. p.07-72.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Monferrari, L. M. G., & Rodrigues, O. S. . (2021). Identidade, diferença e currículo na perpectiva da educação inclusiva. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 9(2). https://doi.org/10.29327/210932.9.2-7