Identidade, diferença e currículo na perpectiva da educação inclusiva

Autores/as

  • Lucila Menezes Guedes Monferrari Universidade Estadual de Goiás
  • Olira Saraiva Rodrigues Universidade Estadual de Goiás https://orcid.org/0000-0003-2371-3030

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.9.2-7

Palabras clave:

Identidade, Diferença, Currículo, Inclusão

Resumen

Nosso objetivo neste trabalho é discutir o conceito de Identidade, Diferença e Currículo na perspectiva da Educação Inclusiva, que versa inicialmente a historicidade da temática no Brasil e, a partir desses pressupostos, apresenta uma concepção de currículo que considera o discurso como produtor de identidades e subjetividades. Propõe, ainda, reflexões a respeito da inclusão e suas práticas tendo como fundo a produção da identidade e da diferença como elementos importantes na formação de professores tanto inicial como continuada. Para tanto, busca investigar o sujeito da escola inclusiva, as identidades, as diferenças, além de pensar nas práticas não discriminatórias para contemplar o currículo escolar, com o pensamento de uma nova forma de currículo para a educação no Brasil. A abordagem metodológica é qualitativa em pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada em Silva (2017), Mantoan (2015), Vieira (2013), Wooward (2014), Hall (2014), Skliar (2006), além de documentos que norteiam a educação inclusiva.

Biografía del autor/a

Lucila Menezes Guedes Monferrari, Universidade Estadual de Goiás

Graduação em Pedagogia -(PUC-GO). Especialização em Psicopedagogia - (PUC-GO). Professora convidada em cursos de pós-graduação. Aluna especial de disciplina de mestrado pela Universidade Estadual de Goiás - Campos Inhumas - Disciplina: Linguagem, Dialogismo e Educação.

Olira Saraiva Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás

Docente PPG-IELT (UEG) Pós-doutorado em Ciências da Comunicação e da Informação - Faculdade de Letras - Universidade do Porto/Portugal (FLUP) Pós-doutorado em Estudos Culturais - Faculdade de Letras (UFRJ) Doutorado em Arte e Cultura Visual (UFG) Mestrado em Educação(PUC-GO) Graduação em Letras(UEG)

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Publicado

2021-11-22

Cómo citar

Monferrari, L. M. G., & Rodrigues, O. S. . (2021). Identidade, diferença e currículo na perpectiva da educação inclusiva. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 9(2). https://doi.org/10.29327/210932.9.2-7