As contribuições dos Estudos Culturais nos Estudos Surdos

(des)construção da identidade surda

Autores

  • Karlene Ferreira Souza Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, Acre - Brasil http://orcid.org/0000-0001-9764-3405
  • Claudia de Souza Martins Lima Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, Acre - Brasil https://orcid.org/0000-0002-1339-2491

DOI:

https://doi.org/10.29327/266889.11.2-17

Palavras-chave:

Estudos culturais. Identidade surda. Estudos surdos. Diferenças.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da relação entre a surdez como diferença linguística e os Estudos Surdos e Culturais, afastando o estereótipo clínico da deficiência. Para alcançar o objetivo proposto neste ensaio, utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa em pesquisa bibliográfica, com base na seguinte questão de estudo: “como os Estudos Surdos e Culturais contribuem para a compreensão da surdez como diferença linguística e cultural, afastando o enfoque clínico de deficiência?” A consulta a obras de pesquisadores, como Brito (1979), Felipe (1991), Skliar (1997) e Quadros e Karnopp (2004), entre outros, foram fundamentais para as reflexões propostas neste ensaio. Associar a Libras à deficiência mantém a pessoa surda como deficiente, incapaz e incompleta. Abordar a surdez sob uma perspectiva médica-terapêutica pressupõe que ela pode ser reabilitada ou curada. Ao adotar a perspectiva dos Estudos Culturais, a surdez é vista como uma diferença e a pessoa surda é reconhecida como sujeito linguístico minorizado, com culturas próprias ou culturas surdas.

Biografia do Autor

Karlene Ferreira Souza, Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, Acre - Brasil

Doutoranda em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Professora da Universidade Federal do Acre, lotada no Centro de Educação, Letras e Artes, atuando principalmente no ensino da Libras no curso de Letras Libras e demais licenciaturas.

Claudia de Souza Martins Lima, Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, Acre - Brasil

Doutoranda em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Professora da Universidade Federal do Acre, lotada no Centro de Educação, Letras e Artes, atuando principalmente no ensino da Libras no curso de Letras Libras e demais licenciaturas.

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Publicado

2023-12-24

Como Citar

Souza, K. F., & Lima, C. de S. M. . (2023). As contribuições dos Estudos Culturais nos Estudos Surdos: (des)construção da identidade surda. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 11(2). https://doi.org/10.29327/266889.11.2-17