A identidade cultural, o multiculturalismo e o livro didático de português
breves considerações
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.9.2-15Palavras-chave:
Identidade Cultural. Multiculturalismo. Livro Didático de Português.Resumo
Neste trabalho, discutem-se brevemente duas teorias fundamentais para os Estudos Culturais, para ligá-las, por fim, ao papel do livro didático de Português nas escolas brasileiras: a questão da identidade cultural na pós-modernidade, a partir das reflexões de Stuart Hall (2011), e o multiculturalismo na perspectiva de Vera Candau (2012). A partir desses referenciais teóricos, pode-se concatenar certa consonância entre as ideias dos pesquisadores: a fragmentação das identidades como premissa para as relações sociais. Isso posto, investiga-se o texto de apresentação do livro didático de Português Novas Palavras 1 como também a abordagem sobre o conteúdo de variações linguísticas proposto por Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio, de 2016, pois, apesar de proporem um trabalho que prime pela valorização das diversidades culturais, encontram-se elementos que demonstram uma perspectiva pouco favorável a essa multiplicidade, defendendo, mesmo que tacitamente, uma homogeneização no que se refere à identidade cultural.
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