PORTUGUÊS E OUTRAS LÍNGUAS ROMÂNICAS: DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO INTERSECCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.29327/212070.7.2-16Palavras-chave:
Ensino de Línguas Românicas, Intercompreensão linguística, Método interseccional, Atividades interseccionaisResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar estratégias de desenvolvimento linguístico de leitura e de escrita em consonância com os princípios do Método Eclético (LARSEN-FREEMAN, 2000) e da Abordagem Complexa (LARSEN-FREEMAN, 2016) ao considerar a homo e a heterogeneidade dos perfis de falantes de línguas românicas. Para tanto, propusemos a estudantes de uma instituição de ensino especializada em Português como Língua Adicional (PLA) atividades que considerassem a inteligibilidade existente entre línguas neolatinas. Os produtos pedagógicos gerados durante a pesquisa foram pautados nas competências receptivas que estas línguas podem incutir nos aprendizes. Conscientes da vantagem competitiva que possuem quanto à habilidade de compreensão e, consequentemente, quanto à habilidade de produção quando se considera as habilidades passivas e ativas de estudantes que dominam língua(s) de outras famílias linguísticas, aqueles que são proficientes em alguma língua latina percebem-se mais propensos e confiantes no aprendizado de outras línguas adicionais românicas.
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