v. 7 n. 2 (2019)

					Visualizar v. 7 n. 2 (2019)

Julho a Dezembro de 2019

Publicado: 2019-12-31

APRESENTAÇÃO

DOSSIÊ

  • O EXAME CELPE-BRAS COMO POLÍTICA GATEKEEPING PARA A NATURALIZAÇÃO NO BRASIL

    Renata Anunciação, Helena Camargo
    DOI: https://doi.org/10.29327/212070.7.2-2
  • LÍNGUA PORTUGUESA COMO PASSAPORTE PARA A CIDADANIA: ESTUDO DE CASO COM IMIGRANTES HAITIANOS NO IFRS – CAMPUS BENTO GONÇALVES

    Carina Fior Postingher Balzan, Leandro Rocha Vieira, Júlia Sonaglio Pedrassani
    DOI: https://doi.org/10.29327/212070.7.2-3
  • PORTUGUESE TILES: A PROJECT-BASED LEARNING EXPERIENCE

    Renato Alvim, Silvia Ramos Sollai
    DOI: https://doi.org/10.29327/212070.7.2-4
  • ENCONTRO COM A LINGUAGEM DO POVO HUNI KUIN: CURRÍCULO EM DEVIR

    Valda Inês Fontenele Pessoa
    DOI: https://doi.org/10.29327/212070.7.2-5
  • MULTILINGUISMO NA ESCOLA: CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PARA/COM IMIGRANTES REFUGIADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CHAPECÓ

    Cristiane Horst, Julia do Nascimento Bertiotti
    DOI: https://doi.org/10.29327/212070.7.2-6
  • LUSOFONIA TRADUZIDA NA ANGLOFONIA: UMA PENETRAÇÃO DE METÁFORAS NO INSTAGRAM

    Carlos Henrique Teixeira de Araújo, Christiane Pinheiro Domingues Lima
    DOI: https://doi.org/10.29327/212070.7.2-7
  • LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS: ANÁLISE DOS ELEMENTOS LINGUÍSTICOS E TEXTUAIS EMPREGADOS POR UM ESTUDANTE SURDO BILÍNGUE

    CARLOS ANTONIO JACINTO, MICHELLE NAVE VALADÃO, ADRIANA DA SILVA
    DOI: https://doi.org/10.29327/212070.7.2-8
  • O EXAME CELPE-BRAS: DISCUSSÕES PRELIMINARES SOBRE ALGUMAS LIMITAÇÕES E USOS

    Natalia Moreira Tosatti
    DOI: https://doi.org/10.29327/212070.7.2-9
  • OS DESAFIOS DO ENSINO DE PLAc PARA OS INDÍGENAS WARAO EM BELÉM

    Ana Paula Brandao, Flávio da Silva, Samily dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.29327/212070.7.2-10
  • ENTRE A INCLUSÃO E A EXCLUSÃO: CAMINHOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL

    CLEIDE PEDROSA
    DOI: https://doi.org/10.29327/212070.7.2-11
  • O DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL/ESTRANGEIRA: PROPOSTA DE TAREFAS INTEGRADAS PARA OS NÍVEIS A1 E A2 DO QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS

    Luciana Pilatti Telles, Luciene Bassols Brisolara
    DOI: https://doi.org/10.29327/212070.7.2-12
  • POLÍTICA LINGUÍSTICA EM CONTEXTO DE IMIGRAÇÃO E REFÚGIO: O PLANEJAMENTO DO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO NO ÂMBITO DO DISTRITO FEDERAL

    Lorena Poliana Silva Lopes, Eduardo Melo Rebouças, Umberto Euzebio
    DOI: https://doi.org/10.29327/212070.7.2-13
  • PERCEPÇÕES SOBRE APRENDIZAGEM E USO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR INDÍGENAS VENEZUELANAS DA ETNIA WARAO REFUGIADAS EM PACARAIMA/RR

    Ísis Pereira dos Santos, Cora Elena Gonzalo Zambrano
    DOI: https://doi.org/10.29327/212070.7.2-14
  • GÊNEROS TEXTUAIS EM PROPOSTAS DE PRODUÇÃO ESCRITA EM PROVAS DO EXAME CELPE-BRAS

    Jefferson Alves da Rocha, Judithe Genuíno Henrique, Matheus de Almeida Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.29327/212070.7.2-15
  • PORTUGUÊS E OUTRAS LÍNGUAS ROMÂNICAS: DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO INTERSECCIONAL

    Lorena Torres Timo, Dayana da Silva Gomes, Priscylla Fernandes dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.29327/212070.7.2-16
  • ABORDAGEM COMUNICATIVA: ELO ENTRE O LIVRO “BEM-VINDO!” E O EXAME CELPE-BRAS

    José Wellisten Abreu de Souza, GESILÂNDIA EVELYN DE OLIVEIRA MELO
    DOI: https://doi.org/10.29327/212070.7.2-17
  • ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO (PLAC): SUBSÍDIOS PARA PRÁTICAS DOCENTES DIRECIONADAS SUBSÍDIOS PARA PRÁTICAS DOCENTES DIRECIONADAS.

    Isabella Saliba Pereira Chilante, João Fábio Sanches Silva
    DOI: https://doi.org/10.29327/212070.7.2-18
  • O USO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO BILÍNGUE E MULTIMODAL DE PORTUGUÊS PARA CRIANÇAS SURDAS REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO

    Dayse Garcia Miranda, Renato Caixeta da Silva , Luciana Freitas
    DOI: https://doi.org/10.29327/212070.7.2-19
  • O TRATAMENTO DA PRONÚNCIA NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL

    José Henrique Santos Tavares, Natália Cristine Prado
    DOI: https://doi.org/10.29327/212070.7.2-20
  • PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO PARA ACESSO A DIREITOS HUMANOS: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA MIGRANTES

    Priscila de Pinho Valente
    DOI: https://doi.org/10.29327/212070.7.2-21

RESENHAS

  • SOBRE AS MARQUISES DE MILTON FRANCISCO: UM OU OUTRO COMENTÁRIO

    Cesar Augusto de Oliveira Casella
    DOI: https://doi.org/10.29327/212070.7.2-22