ABORDAGEM COMUNICATIVA: ELO ENTRE O LIVRO “BEM-VINDO!” E O EXAME CELPE-BRAS

  • José Wellisten Abreu de Souza Universidade Federal da Paraíba
  • GESILÂNDIA EVELYN DE OLIVEIRA MELO Universidade Federal da Paraíba

Resumo

RESUMO: O Ensino de PLE vem sendo uma temática em ascensão. Com o objetivo de ratificar a presença da Abordagem Comunicativa dentro do Exame Celpe-Bras e detectar a presença dessa perspectiva no Livro Didático “Bem-vindo! é que analisamos estes materiais. Além disso, também sugerimos propostas de potencialização para as atividades. Para tanto, valemo-nos da leitura aos trabalhos de Almeida Filho (2013), Geraldi (1997) e Larsen-Freeman (1986). Metodologicamente, partimos de uma pesquisa qualitativa, que nos proporciona uma análise comparativa entre o esperado no Exame e o apresentado pelo LD. Foram definidos na nossa análise os seguintes critérios: atividades “não CELPE”, “quase CELPE” e “CELPE”. Por fim, confirmamos a presença da Abordagem Comunicativa nos materiais utilizados, observando a progressão dos níveis dentro dos materiais e verificamos a importância do professor como papel de potencializar dos recursos didáticos, quanto à intercessão entre o PLE e o Português LM, promovidas pela necessária reflexão.

PALAVRAS-CHAVE: Exame Celpe-Bras. Livro Didático “Bem-vindo!”. PLE. Abordagem Comunicativa.

Publicado
2019-12-31
Como Citar
Abreu de Souza, J. W., & DE OLIVEIRA MELO, G. E. (2019). ABORDAGEM COMUNICATIVA: ELO ENTRE O LIVRO “BEM-VINDO!” E O EXAME CELPE-BRAS. MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES, 7(2). https://doi.org/10.29327/212070.7.2-17
Seção
DOSSIÊ