ABORDAGEM COMUNICATIVA: ELO ENTRE O LIVRO “BEM-VINDO!” E O EXAME CELPE-BRAS
DOI:
https://doi.org/10.29327/212070.7.2-17Palavras-chave:
Exame Celpe-Bras, Livro Didático “Bem-vindo!”, PLE, Abordagem ComunicativaResumo
O Ensino de PLE vem sendo uma temática em ascensão. Com o objetivo de ratificar a presença da Abordagem Comunicativa dentro do Exame Celpe-Bras e detectar a presença dessa perspectiva no Livro Didático “Bem-vindo! é que analisamos estes materiais. Além disso, também sugerimos propostas de potencialização para as atividades. Para tanto, valemo-nos da leitura aos trabalhos de Almeida Filho (2013), Geraldi (1997) e Larsen-Freeman (1986). Metodologicamente, partimos de uma pesquisa qualitativa, que nos proporciona uma análise comparativa entre o esperado no Exame e o apresentado pelo LD. Foram definidos na nossa análise os seguintes critérios: atividades “não CELPE”, “quase CELPE” e “CELPE”. Por fim, confirmamos a presença da Abordagem Comunicativa nos materiais utilizados, observando a progressão dos níveis dentro dos materiais e verificamos a importância do professor como papel de potencializar dos recursos didáticos, quanto à intercessão entre o PLE e o Português LM, promovidas pela necessária reflexão.
Referências
ABRAHÃO, M. H. V. Algumas reflexões sobre a abordagem comunicativa, o pós-método e a prática docente. Revista EntreLínguas. v. 1, n. 1, jan./jun. 2015. Disponível em: http://bit.ly/2Nodsgy. Acesso 31 ago. 2019.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 2013.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. O Ensino de Línguas no Brasil desde 1978. E Agora? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 1, n. 1, ALAB, 2001.
ANTHONY, E. Approach, Method and Technique. English Language Teaching, Oxford, n.17, 1963, p. 63-67.
CELPEBRAS. Manual do Candidato. Disponível em: http://bit.ly/2Nni46L. Acesso em: 23 fev.2019.
CELPEBRAS. Manual do aplicador. Disponível em: http://bit.ly/2QPvWJh. Acesso em: 10 fev. 2019.
CELPEBRAS. Manual do examinando. Disponível em: http://bit.ly/35MZdsi. Acesso em: 03 fev. 2019.
GERALDI, J. W. Portos de Passagem. 4. ed., São Paulo: Martins Fontes, 1997.
LARSEN-FREEMAN, D. Techniques and principles in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1986.
Manual de Orientação para os coordenadores de Postos Aplicadores do Celpe-Bras. Disponível em: http://bit.ly/35NxRC8. Acesso em: 30 de março de 2019.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MARTINEZ, P. Didática de Língua Estrangeira. São Paulo: Parábola, 2009.
WILKINS, D. Notional Syllabyses. Oxford: Oxford University Press, 1976.
NEWMARK, L. How not to interfere with language learning. International Jounal of American Linguistics, v. 32, n. 1, part II, 1966.
NEWMARK, L.; REIBEL, D. A. Necessity and sufficiency in language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1968.
PONCE, M. H.; BURIM, S. A.; FLORISSI, S. Bem-vindo! a língua portuguesa no mundo da comunicação: português para estrangeiros (livro do professor). 4. ed. São Paulo: Special Book Services Livraria, 2009.
PONCE, M. H.; BURIM, S. A.; FLORISSI, S. Bem-vindo! a língua portuguesa no mundo da comunicação: português para estrangeiros. 9. ed., São Paulo: Special Book Services Livraria, 2017.
RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
SCHENEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004, p. 149-188.