Da (in)visibilidade social da surdez à sua heterogeneidade enunciativa na redação do ENEM

Autores

  • Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima Universidade Estadual de Goiás https://orcid.org/0000-0002-1924-4780
  • Robert Gomes Barbosa Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.9.2-18

Palavras-chave:

Redação. ENEM. Heterogeneidade Mostrada. Heterogeneidade Constitutiva.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar redações modelares do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), remissivas ao ano de 2017, cujo tema “Desafios para a formação de surdos no Brasil” traduz uma singular relevância para a sociedade. Fundamentado na Análise do Discurso francesa e nos estudos dos gêneros discursivos, este trabalho observa os registros da heterogeneidade mostrada e constitutiva da linguagem em 4 (quatro) excertos de redações que tiraram nota máxima no devido exame e que dão a saber como a heterogeneidade formula um modo de materializar o outro no texto. Nesse processo de construção textual, na medida em que a interdiscursividade constitui o dizer e os seus efeitos de sentido, inscreve-se a relação que o discurso estabelece com seu outro. Assim, o tema alusivo à surdez e às suas vulnerabilidades historicamente silenciadas ganha relevo em condições enunciativas de produção reguladas pela alteridade.

Biografia do Autor

Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2011) e Pós-Doutora pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013). É docente do Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás.

Robert Gomes Barbosa, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG - UnU Inhumas) e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

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Publicado

2021-11-22

Como Citar

Lima, F. F. P. de A., & Barbosa, R. G. (2021). Da (in)visibilidade social da surdez à sua heterogeneidade enunciativa na redação do ENEM. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 9(2). https://doi.org/10.29327/210932.9.2-18