Oficinas para exercício do texto

o papel da residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.9.2-26

Palavras-chave:

Residência pedagógica. Língua portuguesa. Enem.

Resumo

Objetiva-se uma análise sobre a prática desenvolvida ao longo da Oficina de Argumentação, experiência relativa ao contexto da Residência Pedagógica – Núcleo Língua Portuguesa. Para isso, avalia-se o desempenho e a progressão da escrita de duas das participantes mais assíduas da oficina, que desenvolveu a preparação para a produção do tipo dissertativo-argumentativo, exigido na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Metodologicamente, apresenta-se relato de experiência aliado a uma análise qualitativa do desempenho das estudantes. Nosso corpus é composto de oito trechos extraídos das produções semanais da oficina e nossa análise pauta-se nos parâmetros preconizados pelas competências II e III do Enem. Do ponto de vista teórico, considera-se Kleiman (2006), Moita Lopes (2006) e Bunzen (2006). Em síntese, a formação inicial e continuada de futuros professores está na essência do que prevê o programa Residência Pedagógica, desenvolvendo nos residentes a observação sobre sua própria ação-docente, a qual é revelada como meio reflexivo.

Biografia do Autor

Myllena Araujo, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Letras – Português pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING-UFPB). Atuante no grupo Observatório do Discurso (CNPq). E-mail: myllenaaraujonascimento@gmail.com.

José Wellisten Abreu de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (PROLING-UFPB), docente vinculado ao Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal da Paraíba (DLPL-UFPB).

Antônio Barboza da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor da educação básica.

 

Referências

ABAURRE, Maria Luiza M.; ABAURRE, Maria Bernadete. Um olhar objetivo para produções escritas: analisar, avaliar, comentar. 1. Ed. São Paulo: Moderna, 2012.

BAKHTIN/VOLOCHÍNOV. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 16ª. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BRASIL. A redação do ENEM: cartilha do participante. MEC, INEP, DAEB, 2020. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/a_redacao_do_enem_2020_-_cartilha_do_participante.pdf> , acesso em 15 mar. 2021.

_______. Enem Redações 2019: Material de leitura – Módulo 5 Competência III. INEP, 2019.

_______. Matriz de Referência Enem. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf, acesso em 13 de março de 2021.

_______. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>, acesso em 26 fev. 2020.

_______. PCN+ Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais-Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 2002.

_______. Proposta de diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica em cursos de nível superior. Brasília: MEC/SEF, 2000.

BUNZEN, Clécio. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de texto no ensino médio. In: Português no ensino médio e formação do professor / Clécio Bunzen, Márcia Mendonça (organização). – São Paulo : Parábola Editorial, 2006.

CUNHA, D. A. C. (2004). Uma análise de concepções e conceitos: linguagem, língua, sentido, significação, gênero e texto. In: SOUSA, M. E. V.; VILAR, S. F. P. (orgs.) (2004). Parâmetros curriculares em questão: ensino médio. João Pessoa: Editora da UFPB, pp. 27-47.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In: ______. Ditos & Escritos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. v. 3.

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. – São Paulo: Editora Ática, 2006.

KLEIMAN, ngela. Leitura e prática social no desenvolvimento de competências do ensino médio. In: Português no ensino médio e formação do professor / Clécio Bunzen, Márcia Mendonça (organização). – São Paulo : Parábola Editorial, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Parábola Ed., 2008.

MATA, Anderson. Originalidade e consciência da escrita: indícios de autoria na argumentação em textos escolares. In: Textos dissertativo-argumentativos : subsídios para qualificação de avaliadores / Lucília Helena do Carmo Garcez, Vilma Reche Corrêa, organizadoras. – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017.

MOITA LOPES, L. P. da. Linguística aplicada e vida contemporânea problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: ______. (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006, pp. 85-107.

ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1.º e 2.º graus. São Paulo: Cortez, 2002.

TRINDADE, Mônica. Sobre o ensino de gramática: uso e reflexão nas aulas de língua portuguesa. In: Linguística aplicada à língua portuguesa no ensino médio: reflexões teórico-metodológicas. 2.ed. / Pedro Farias Francelino, organizador. -- João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Araujo, M., Souza, J. . W. A. de ., & Silva, A. B. da . (2021). Oficinas para exercício do texto: o papel da residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 9(2). https://doi.org/10.29327/210932.9.2-26