Perspectivas de docentes de língua portuguesa acerca do ensino-aprendizagem em contexto de pandemia da Covid-19

Autores

  • Jane Lemos Ravagnani Universidade do Estado de Mato Grosso, Programa de Pós-graduação em Letras, Mato Grosso - Brasil https://orcid.org/0000-0002-9439-122X
  • Olandina Della Justina Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus Universitário de Sinop, Curso de Letras, Mato Grosso - Brasil https://orcid.org/0000-0003-4721-6370

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.12.1-5

Palavras-chave:

Linguística Aplicada. Multiletramentos. Língua Portuguesa. Ensino-aprendizagem.

Resumo

Este estudo analisa, sob o viés da Linguística Aplicada, o ponto de vista de professores que atuam com Língua Portuguesa (LP) na Educação Básica da rede pública, mais especificamente no Ensino Fundamental II, sobre o ensino-aprendizagem e como se relacionam aos princípios teóricos dos multiletramentos (The New London Group, 1996; ROJO, 2012, entre outros), conjugados a ações que emergiram como forma de enfrentamento ao período de pandemia, deflagrado pela Covid-19. Diante do contexto em questão, gerador de mudanças na educação em sua totalidade, o estudo buscou reflexionar sobre o ensino-aprendizagem de LP em diálogo com os multiletramentos, que se manifestaram naquele momento de crise sanitária (Beraldo, 2020), sob a visão docente. O percurso metodológico foi de natureza qualitativa, que valorizou as vozes dos pesquisados (Bauer, Gaskell, 2002; Andrade, Hollanda, 2010) e de cunho etnográfico que preconiza o entrelaçamento de questões linguísticas e culturais escolares por meio do respeito à visão êmica dos participantes da pesquisa (Spradley, 1980; Watson-Gegeo, 1988), sendo os dados analisados com base na abordagem interpretativa. Assim sendo, os resultados apontaram experiências impactantes e desafiadoras, mas criativamente vivenciadas e transpostas por professores e gestores. Há indicações de possíveis caminhos para mudanças e adequações na práxis pedagógica do docente de LP. Além disso, as práticas engajadas com os multiletramentos estimularam um ensino-aprendizagem contextualizado e convergente com as demandas do cenário pandêmico e envolveu toda a comunidade escolar.

Biografia do Autor

Jane Lemos Ravagnani, Universidade do Estado de Mato Grosso, Programa de Pós-graduação em Letras, Mato Grosso - Brasil

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, MT. É docente de língua inglesa para o E.F. I e II, concursada nas escolas da rede municipal de Lucas do Rio Verde, MT.

Olandina Della Justina, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus Universitário de Sinop, Curso de Letras, Mato Grosso - Brasil

Professora na UNEMAT, Câmpus Universitário de Sinop, atua no Curso de Letras e no PPGLetras. Doutora em Estudos Linguísticos (UNESP-IBILCE), Mestre em Estudos da Linguagem (UFMT), Especialista em Língua Inglesa (PUC-MG) e Licenciada em Letras (FAFIPA). Área de interesse: Linguística Aplicada.

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Ravagnani, J. L. ., & Justina, . O. D. (2024). Perspectivas de docentes de língua portuguesa acerca do ensino-aprendizagem em contexto de pandemia da Covid-19. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 12(1). https://doi.org/10.29327/210932.12.1-5