Perspectivas de docentes de língua portuguesa acerca do ensino-aprendizagem em contexto de pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.12.1-5Palabras clave:
Linguística Aplicada. Multiletramentos. Língua Portuguesa. Ensino-aprendizagem.Resumen
Este estudo analisa, sob o viés da Linguística Aplicada, o ponto de vista de professores que atuam com Língua Portuguesa (LP) na Educação Básica da rede pública, mais especificamente no Ensino Fundamental II, sobre o ensino-aprendizagem e como se relacionam aos princípios teóricos dos multiletramentos (The New London Group, 1996; ROJO, 2012, entre outros), conjugados a ações que emergiram como forma de enfrentamento ao período de pandemia, deflagrado pela Covid-19. Diante do contexto em questão, gerador de mudanças na educação em sua totalidade, o estudo buscou reflexionar sobre o ensino-aprendizagem de LP em diálogo com os multiletramentos, que se manifestaram naquele momento de crise sanitária (Beraldo, 2020), sob a visão docente. O percurso metodológico foi de natureza qualitativa, que valorizou as vozes dos pesquisados (Bauer, Gaskell, 2002; Andrade, Hollanda, 2010) e de cunho etnográfico que preconiza o entrelaçamento de questões linguísticas e culturais escolares por meio do respeito à visão êmica dos participantes da pesquisa (Spradley, 1980; Watson-Gegeo, 1988), sendo os dados analisados com base na abordagem interpretativa. Assim sendo, os resultados apontaram experiências impactantes e desafiadoras, mas criativamente vivenciadas e transpostas por professores e gestores. Há indicações de possíveis caminhos para mudanças e adequações na práxis pedagógica do docente de LP. Além disso, as práticas engajadas com os multiletramentos estimularam um ensino-aprendizagem contextualizado e convergente com as demandas do cenário pandêmico e envolveu toda a comunidade escolar.
Citas
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede – Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1. 2002. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em 15 julho 2021.
BERALDO, Lílian. Coronavírus: saiba o que é uma pandemia. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/coronavirus-saiba-o-que-e-uma-pandemia. Acesso em 10 julho de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades?highlight=WyJocSJd. Acesso em 10 julho de 2021.
BRASIL. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Institui o código civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 2020, p. 39, 17 mar. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em 10 julho 2021.
COSCARELLI, Carla; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3ª. ed. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2011.
DENNEN, Vanessa. Teaching online during Covid-19. Disponível em: https://vanessadennen.com/teaching-online-during-covid-19. Acesso em 22 julho de 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed., São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2. imp., 43. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D'Água, 1997, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/QvgY7SD7XHW9gbW54RKWHcL/?lang=pt&format=pdf Acesso em 09 julho de 2021.
FREIRE, Paulo. Conscientização. Tradução de Tiago José Risi Leme. São Paulo: Cortez, 2016.
KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014. p. 15-61.
KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de Língua materna. Revista Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277126478_LETRAMENTO_E_SUAS_IMPLICACOES_PARA_O_ENSINO_DE_LINGUA_MATERNA. Acesso em 14 julho de 2021.
MATTOS E SILVA, R. V. Contradições no ensino de Português: a língua que se fala x a língua que se ensina. São Paulo: Contexto, 1997.
MENDONÇA, M. R. S. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p.197-226.
MORAIS, A G. Monstro à solta ou... “Análise Linguística” na escola: apropriações de professoras das séries iniciais ante as novas prescrições para o ensino de “Gramática”. In: Reunião Anual da ANPED, 28, 2002, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2002. p.1-16.
NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola? São Paulo: Contexto, 2003.
NEVES, M. H. M. A gramática passada a limpo: conceitos, análises e parâmetros São Paulo: Parábola, 2012.
OLIVEIRA, Igor de; at al. Presenteísmo e seus fatores de influência: um estudo nas modalidades graduação, especialização e mestrado. XIX Colóquio internacional de Gestão Universitária. Florianópolis, Santa Catarina, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/201929/101_00132.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 12 de outubro de 2021.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, MOURA; Roxane, Eduardo. Multiletramentos na escola. Parábola. São Paulo, 1ªedição. 2019.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf Acesso em 17 julho de 2021.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 124 p.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
THE NEW LONDON GROUP (NLG). A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. The Harvard Educational Review, v. 1, 1996. Disponível em: < http://vassarliteracy.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+London+Group.pdf > Acesso em 15 julho de 2021.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7 ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ZANARDI, Gabriel Seretti. Os professores e suas faltas: Sinais da precarização da carreira docente. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação-UFMS, v. 15, n. 29, p. 58-72, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Jane Lemos Ravagnani
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.