Perspectivas de docentes de língua portuguesa acerca do ensino-aprendizagem em contexto de pandemia da Covid-19

Autores/as

  • Jane Lemos Ravagnani Universidade do Estado de Mato Grosso, Programa de Pós-graduação em Letras, Mato Grosso - Brasil https://orcid.org/0000-0002-9439-122X
  • Olandina Della Justina Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus Universitário de Sinop, Curso de Letras, Mato Grosso - Brasil https://orcid.org/0000-0003-4721-6370

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.12.1-5

Palabras clave:

Linguística Aplicada. Multiletramentos. Língua Portuguesa. Ensino-aprendizagem.

Resumen

Este estudo analisa, sob o viés da Linguística Aplicada, o ponto de vista de professores que atuam com Língua Portuguesa (LP) na Educação Básica da rede pública, mais especificamente no Ensino Fundamental II, sobre o ensino-aprendizagem e como se relacionam aos princípios teóricos dos multiletramentos (The New London Group, 1996; ROJO, 2012, entre outros), conjugados a ações que emergiram como forma de enfrentamento ao período de pandemia, deflagrado pela Covid-19. Diante do contexto em questão, gerador de mudanças na educação em sua totalidade, o estudo buscou reflexionar sobre o ensino-aprendizagem de LP em diálogo com os multiletramentos, que se manifestaram naquele momento de crise sanitária (Beraldo, 2020), sob a visão docente. O percurso metodológico foi de natureza qualitativa, que valorizou as vozes dos pesquisados (Bauer, Gaskell, 2002; Andrade, Hollanda, 2010) e de cunho etnográfico que preconiza o entrelaçamento de questões linguísticas e culturais escolares por meio do respeito à visão êmica dos participantes da pesquisa (Spradley, 1980; Watson-Gegeo, 1988), sendo os dados analisados com base na abordagem interpretativa. Assim sendo, os resultados apontaram experiências impactantes e desafiadoras, mas criativamente vivenciadas e transpostas por professores e gestores. Há indicações de possíveis caminhos para mudanças e adequações na práxis pedagógica do docente de LP. Além disso, as práticas engajadas com os multiletramentos estimularam um ensino-aprendizagem contextualizado e convergente com as demandas do cenário pandêmico e envolveu toda a comunidade escolar.

Biografía del autor/a

Jane Lemos Ravagnani, Universidade do Estado de Mato Grosso, Programa de Pós-graduação em Letras, Mato Grosso - Brasil

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, MT. É docente de língua inglesa para o E.F. I e II, concursada nas escolas da rede municipal de Lucas do Rio Verde, MT.

Olandina Della Justina, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus Universitário de Sinop, Curso de Letras, Mato Grosso - Brasil

Professora na UNEMAT, Câmpus Universitário de Sinop, atua no Curso de Letras e no PPGLetras. Doutora em Estudos Linguísticos (UNESP-IBILCE), Mestre em Estudos da Linguagem (UFMT), Especialista em Língua Inglesa (PUC-MG) e Licenciada em Letras (FAFIPA). Área de interesse: Linguística Aplicada.

Citas

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede – Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1. 2002. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em 15 julho 2021.

BERALDO, Lílian. Coronavírus: saiba o que é uma pandemia. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/coronavirus-saiba-o-que-e-uma-pandemia. Acesso em 10 julho de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades?highlight=WyJocSJd. Acesso em 10 julho de 2021.

BRASIL. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Institui o código civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 2020, p. 39, 17 mar. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em 10 julho 2021.

COSCARELLI, Carla; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3ª. ed. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2011.

DENNEN, Vanessa. Teaching online during Covid-19. Disponível em: https://vanessadennen.com/teaching-online-during-covid-19. Acesso em 22 julho de 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed., São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2. imp., 43. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D'Água, 1997, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/QvgY7SD7XHW9gbW54RKWHcL/?lang=pt&format=pdf Acesso em 09 julho de 2021.

FREIRE, Paulo. Conscientização. Tradução de Tiago José Risi Leme. São Paulo: Cortez, 2016.

KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014. p. 15-61.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de Língua materna. Revista Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277126478_LETRAMENTO_E_SUAS_IMPLICACOES_PARA_O_ENSINO_DE_LINGUA_MATERNA. Acesso em 14 julho de 2021.

MATTOS E SILVA, R. V. Contradições no ensino de Português: a língua que se fala x a língua que se ensina. São Paulo: Contexto, 1997.

MENDONÇA, M. R. S. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p.197-226.

MORAIS, A G. Monstro à solta ou... “Análise Linguística” na escola: apropriações de professoras das séries iniciais ante as novas prescrições para o ensino de “Gramática”. In: Reunião Anual da ANPED, 28, 2002, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2002. p.1-16.

NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola? São Paulo: Contexto, 2003.

NEVES, M. H. M. A gramática passada a limpo: conceitos, análises e parâmetros São Paulo: Parábola, 2012.

OLIVEIRA, Igor de; at al. Presenteísmo e seus fatores de influência: um estudo nas modalidades graduação, especialização e mestrado. XIX Colóquio internacional de Gestão Universitária. Florianópolis, Santa Catarina, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/201929/101_00132.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 12 de outubro de 2021.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, MOURA; Roxane, Eduardo. Multiletramentos na escola. Parábola. São Paulo, 1ªedição. 2019.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf Acesso em 17 julho de 2021.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 124 p.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

THE NEW LONDON GROUP (NLG). A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. The Harvard Educational Review, v. 1, 1996. Disponível em: < http://vassarliteracy.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+London+Group.pdf > Acesso em 15 julho de 2021.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7 ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ZANARDI, Gabriel Seretti. Os professores e suas faltas: Sinais da precarização da carreira docente. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação-UFMS, v. 15, n. 29, p. 58-72, 2012.

Publicado

2024-07-30

Cómo citar

Ravagnani, J. L. ., & Justina, . O. D. (2024). Perspectivas de docentes de língua portuguesa acerca do ensino-aprendizagem em contexto de pandemia da Covid-19. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 12(1). https://doi.org/10.29327/210932.12.1-5