A perspectiva bakhtiniana dos gêneros discursivos

um diálogo entre pesquisa e ensino a partir do currículo de língua portuguesa da rede estadual do Amazonas

Autores

  • Viviane do Nascimento Bitar Universidade do Estado do Amazonas, Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes, Amazonas - Brasil https://orcid.org/0009-0007-7178-5019
  • Juciane dos Santos Cavalheiro Universidade do Estado do Amazonas, Curso de Letras e Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes, Amazonas - Brasil https://orcid.org/0000-0002-5845-8079

DOI:

https://doi.org/10.29327/266889.11.2-8

Palavras-chave:

Amazonas. Currículo. Língua Portuguesa. Gênero discursivo. Círculo de Bakhtin.

Resumo

Os estudos linguísticos do Círculo de Bakhtin marcam as pesquisas e as discussões contemporâneas no âmbito dos estudos da linguagem, dentre as quais apresenta-nos a teoria dos gêneros do discurso, pautada na Análise Dialógica do Discurso (ADD). O presente artigo busca um diálogo entre as formulações teóricas do Círculo sobre os gêneros discursivos e a Proposta Curricular e Pedagógica de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental da Rede Estadual do Amazonas (PCP do EF), implementada pela SEDUC/AM. A fundamentação teórico-metodológica ancora-se nas ideias de Bakhtin e do Círculo sobre a compreensão de gêneros discursivos, assim como no documento “Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Fundamental” de Língua Portuguesa (LP) (2021), da SEDUC/AM. Analisam-se, assim, os textos introdutórios da área de linguagens e uma das habilidades do 9º ano, a que versa sobre alguns gêneros discursivos da esfera jornalística-midiática.

Biografia do Autor

Viviane do Nascimento Bitar, Universidade do Estado do Amazonas, Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes, Amazonas - Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA/UEA) e Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (SEDUC/AM).

Juciane dos Santos Cavalheiro, Universidade do Estado do Amazonas, Curso de Letras e Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes, Amazonas - Brasil

Professora Associada. Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-Doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

Referências

AMAZONAS. Referencial Curricular Amazonense. Manaus: 2019. Disponível em: https://www.sabermais.am.gov.br/pagina/jornada-pedagogica-2020-referencial-curricular. Acesso em: 31 mai. 2023.

AMAZONAS. Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Fundamental. Manaus: 2021. Disponível em: https://www.sabermais.am.gov.br/pagina/gestao-do-curriculo. Acesso em: 31 mai. 2023.

BRAIT, B. Análise e teoria do Discurso. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2021.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Tradução russo por Aurora Fornoni Bernardini et. al. São Paulo: Editora da Unesp/Hucitec, 1988.

BAKHTIN, M. Reformulação do livro sobre Dostoiévski. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução, posfácio e notas: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019.

BARBOSA, J. P.. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Na Ponta do Lápis, São Paulo, ano XIV, nº31, p. 12-19, jul. 2018. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7754/npl31.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 31 mai. 2023.

BARBOSA, J. P.; ROJO, R. Campos de Atuação, letramentos e gêneros na BNCC. In: NASCIMENTO, E. L.; CRISTÓVÃO, V. L. L.; LOUSADA, E. L. (Orgs.). Gêneros de texto/discurso: novas práticas e desafios. Campinas/SP: Pontes Editores, 2019.

FARACO, C. A. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2. ed. 6ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2022.

FLORES, V. do N.; TEIXEIRA, M. Introdução à linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2005.

FRADE, C. A. S.; VAL, M. G. C (Org.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/. Acesso em 31 mai. 2023.

ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

VOLÓCHINOV, V. Círculo de Bakhtin. A palavra na vida e a palavra na poesia. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019.

VOLÓCHINOV, V. Círculo de Bakhtin. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução, notas e glossário: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-24

Como Citar

Bitar, V. do N. ., & Cavalheiro, J. dos S. (2023). A perspectiva bakhtiniana dos gêneros discursivos: um diálogo entre pesquisa e ensino a partir do currículo de língua portuguesa da rede estadual do Amazonas. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 11(2). https://doi.org/10.29327/266889.11.2-8