O papel da esfera discursiva no ensino de língua portuguesa a partir das habilidades das práticas de estudo e pesquisa

Autores

  • Lucas Zambrano Rollsing Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola de Humanidades, Programa de Pós-graduação em Letras, Rio Grande do Sul - Brasil
  • Maria Fernanda do Nascimento Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola de Humanidades, Programa de Pós Graduação em Letras, Porto Alegre - Brasil https://orcid.org/0000-0002-0127-755X
  • Cristina Becker Lopes Perna Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul - Brasil https://orcid.org/0000-0002-9638-1180

DOI:

https://doi.org/10.29327/266889.11.2-4

Palavras-chave:

Círculo de Bakhtin; Esfera discursiva; BNCC; Práticas de Estudo e Pesquisa.

Resumo

O artigo tem por objetivos questionar se o conceito de Esfera Discursiva abordado pelo Círculo de Bakhtin coaduna com a proposta de campos de atuação da BNCC e fomentar discussões acerca da aplicabilidade do conceito no ensino de língua portuguesa como etapa inicial para a aquisição de um gênero discursivo. Analisaram as habilidades do eixo de leitura/escuta do campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa à luz das contribuições do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2003, 2006, 2016, 2017; Volóchinov, 2017, 2019) entre outros autores. Na análise das habilidades propostas, parece não haver uma distinção clara daquilo que se entende por atividades típicas de uma esfera discursiva. Pode-se verificar que esse aspecto fica um pouco de lado quando se analisa os textos descritivos das habilidades. Elas consideram os contextos de produção, contudo não focalizam seus falantes e suas atividades dentro da esfera, tomando-se assim o texto como produto pronto.

Biografia do Autor

Lucas Zambrano Rollsing, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola de Humanidades, Programa de Pós-graduação em Letras, Rio Grande do Sul - Brasil

Doutorando em Letras pelas Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Mestre em Letras pela mesma instituição.

Maria Fernanda do Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola de Humanidades, Programa de Pós Graduação em Letras, Porto Alegre - Brasil

Mestranda em Letras, Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Letras, Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande.

Cristina Becker Lopes Perna, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul - Brasil

Doutora em Letras (PUCRS, 2003), com estágio de doutorado-sanduíche na Indiana State University (EUA) e pós-doutorado na Newcastle University - Inglaterra (Estágio Sênior Capes). Professora-titular da Escola de Humanidades (Letras) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, no qual coordena o grupo de pesquisa sobre o Uso e Processamento de Línguas Adicionais para fins acadêmicos (UPLA).

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Publicado

2023-12-24

Como Citar

Rollsing, L. Z., Nascimento, M. F. do, & Perna, C. B. L. (2023). O papel da esfera discursiva no ensino de língua portuguesa a partir das habilidades das práticas de estudo e pesquisa. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 11(2). https://doi.org/10.29327/266889.11.2-4