O papel da esfera discursiva no ensino de língua portuguesa a partir das habilidades das práticas de estudo e pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.29327/266889.11.2-4Palabras clave:
Círculo de Bakhtin; Esfera discursiva; BNCC; Práticas de Estudo e Pesquisa.Resumen
O artigo tem por objetivos questionar se o conceito de Esfera Discursiva abordado pelo Círculo de Bakhtin coaduna com a proposta de campos de atuação da BNCC e fomentar discussões acerca da aplicabilidade do conceito no ensino de língua portuguesa como etapa inicial para a aquisição de um gênero discursivo. Analisaram as habilidades do eixo de leitura/escuta do campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa à luz das contribuições do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2003, 2006, 2016, 2017; Volóchinov, 2017, 2019) entre outros autores. Na análise das habilidades propostas, parece não haver uma distinção clara daquilo que se entende por atividades típicas de uma esfera discursiva. Pode-se verificar que esse aspecto fica um pouco de lado quando se analisa os textos descritivos das habilidades. Elas consideram os contextos de produção, contudo não focalizam seus falantes e suas atividades dentro da esfera, tomando-se assim o texto como produto pronto.
Citas
ARAÚJO, Antonia Dilamar. Gêneros textuais acadêmicos: reflexões sobre metodologias de investigação. Revista de Letras, v. ½, n. 26, p. 21-27, 2004.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Michel Lahud e Iara Frateschi Vieira. 12ª edição, São Paulo: Hucitec, 2006.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável (1920-1924). Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010a.
BAKHTIN, M. Fragmentos dos anos 1970-1971. In: BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017, p. 21-56.
BAKHTIN, M. Por uma metodologia das ciências humanas (1939-1940/1975). In: BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017, p. 57-79.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal (1979). Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003a.
BAKHTIN, M. O problema do texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal (1979). Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M.. Apontamentos de 1970-1971. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal (1979). Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 367-392
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso (1952-1953/1979). Org., trad., posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.
BARBOSA, V. F.; DI FANTI, M. G. C. Notas sobre gêneros do discurso em Bakhtin, Volóchinov e Medviédev. In: D. Rocha; B. Deusdará; P. Arantes; M. Pessoa (Org.). Pesquisar com gêneros discursivos: interpelando mídia e política. RJ: Cartolina, 2020.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 23 jun. 2023.
DI FANTI, M. G. C. A linguagem em Bakhtin: pontos e pespontos. Veredas (UFJF), Juiz de Fora, v. 7, n. 1 e 2, 2003. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/issue/view/1189>. Acesso em: 15 ago. 2023.
DI FANTI, M. G. C. Notas sobre a alteridade em Bakhtin. In: Cristiano Paschoal; Daniela Cardoso; Débora Porto, et al. (Org.). Círculo de Bakhtin: alteridade, diálogo e dialética. PortoAlegre: Polifonia,2020, p. 7-28.
GRILLO, Sheila V. de Camargo. Esfera e Campo. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: outros conceitos chuvas (Org). São Paulo: Contexto, 2006, p. 133-160.
HARVEY, David. From space to place and back again. In: Justice, nature and the geography of difference. Oxford: Blackwell, 1996.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MARINS, I. M. M.; GIACOMELLI, K. Gêneros Discursivos e Produção Escrita na BNCC: Uma Leitura Reflexiva. Revista Letra Magna, [S. l.], v. 19, n. 33, 2023. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2244. Acesso em: 16 ago. 2023.
MASERA, Juliana Costa. Os gêneros do discurso do campo jornalístico midiático na BNCC. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Letras, Florianópolis, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247533. Acesso em: 16 ago. 2023.
MOLL, E. S.; DI FANTI, M.G.C. O encontro de subjetividades no enunciado: apontamentos sobre alteridade e linguagem nos escritos do Círculo de Bakhtin. Letrônica, v. 14, p. e42540, 2021.
PERNA, C. B. L.; ROLLSING, L. Z.; FERREIRA, R. P. O intervalo Escola-Universidade: mais do que uma questão genérica. Scripta, v. 21. n. 43. p. 148-164. 2017.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
SCHMITT, R. M.; PINTON, F. M. A BNCC e o Ensino de Língua Portuguesa: em foco as habilidades do campo de atuação jornalístico-midiático. Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 71, p. 199-216, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.113270. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113270. Acesso em: 2 jun. 2023.
SPINELLI, E. M.; SANTOS, J. DE A. Saberes necessários da educação midiática na era da desinformação. Revista Mídia e Cotidiano, v. 13, n. 3, p. 45-61, 5 dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38112. Acesso em: 16 ago. 2023.
TOLDO, C.; SCHMITT PRYM MARTINS, G. A BNCC e os gêneros discursivos uma análise das habilidades de língua portuguesa para o ensino fundamental I. Leitura, [S. l.], n. 67, p. 269-281, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.2020v0n67p269-281. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11081. Acesso em: 16 ago. 2023.
TUSSI, M. G. Letramentos e Gêneros Discursivos Jurídicos no Ensino Médio: Possibilidades de Estudo a Partir da Base Nacional Comum Curricular. In: Linguagem em Foco, v. 12, n.1, p. 41-54, 2020.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem (1929). Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.
VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Americo. São Paulo: Editora, 34. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Lucas, Fernanda, Cristina
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.