A charge como instrumento de multiletramentos no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.12.2-22Palavras-chave:
Leitura. Charge. Multiletramentos. Multimodalidade. Tecnologia.Resumo
Este trabalho aborda a temática de leitura e interpretação de uma charge não verbal. O objetivo visa analisar contribuições proporcionadas por essa prática leitora desenvolvida mediante a aplicação da abordagem teórica dos multiletramentos, em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública, na cidade de Pimenta Bueno (RO). Os marcos teóricos utilizados são articulados pelos estudos de Bakhtin (2016) e Fiorin (2008), em relação aos gêneros discursivos; Petit (2009, 2013), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Rojo (2012, 2013, 2015) e Coscarelli (2002), sobre leitura, multimodalidade e multiletramentos; Kress (2000) e Ribeiro (2017, 2021), a respeito da leitura multimodal e da tecnologia digital nas práticas leitoras. Trata-se de uma pesquisa exploratória, desenvolvida mediante pesquisa-ação, de cunho qualitativo. Os resultados deste estudo apontam que a utilização desse gênero no ensino médio amplia o conhecimento sociocultural, aumenta a proficiência e promove os multiletramentos, além de capacitar o aluno com autonomia, criticidade e posicionamento como agente.
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