Mudanças e perspectivas sobre leitura nos 50 anos do curso de Letras da UFAC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.1.1-3

Palavras-chave:

Leitura. Texto. Leitor. Curso de Letras.

Resumo

A partir da Análise do Discurso (AD) Pecheuxtiana, analisam-se, aqui, os discursos sobre leitura veiculados nos documentos oficiais que legislam o Curso de Letras/Português da Universidade Federal do Acre - Ufac. O objetivo é rememorar como as noções de leitura são/foram discursivizadas nesses documentos oficiais que compreendem o final da década de 70, meados dos anos 80, além de amostras dos anos 90 e anos 2000. De modo geral, os deslocamentos no Curso dizem respeito à separação dos conteúdos de gramática dos conteúdos de leitura e produção textual.  Houve, no decorrer das décadas, mudança de foco (da gramática normativa para o texto); além da mudança de paradigma teórico/epistemológica que se deve à emergência da Linguística de Texto.

Biografia do Autor

Ceildes da Silva Pereira, Universidade Federal do Acre

É professora do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre UFAC. Tem experiência na área de Letras, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Língua Portuguesa, linguística e letramento.

Referências

BART e DAUNAY. Pode-se levar a sério o Pisa? O tratamento do texto literário em uma avaliação internacional. Mercado das letras. Campinas-SP, 2018.

CORRÊA. Heterogeneidade da escrita: a novidade da adequação e a experiência do acontecimento. 2006. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/5975. Acesso em: 19 de abril de 2019.

CRUZ. Pêcheux, leitor do Curso de Linguística Geral. In: CRUZ, Marcio Alexandre, PIOVEZANI, Carlos e TESTENOIRE, Pierre-Yves. Saussure, o texto e o discurso. Cem anos de heranças e recepções. São Paulo: Parábola, 2016.

GOODY. The interface Between the written and the oral. Cambridge. University Press, 1987.

INDURSKY. Estudos da linguagem: a leitura sob diferentes olhares teóricos. TFOUNI (org.). Letramento, escrita e leitura: questões contemporâneas. Campinas, Mercado das Letras: São Paulo, 2010.

KLEIMAN. Texto e Leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura. Editora Pontes: São Paulo, SP, 2013.

LAGAZZI. O desafio de dizer não. São Paulo: Pontes, 1988.

LEA; STREET. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Trad.: Fabiana Komesu; Adriana Fischer. Filologia e Linguística Portuguesa, v.16, n.2, p.477-496, jul./dez., 2014.

MARTINS. O ensino superior brasileiro nos anos 90. São Paulo em perspectiva, 2000.

ONG. Orality and Literacy. Methuen: Londres, 1982.

ORLANDI. Análise de discurso. Princípios e procedimentos. São Paulo: Pontes, 1999.

PÊCHEUX. Análise automática do discurso (AAD-69). In:. GADET, F. e HAK, T. (orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Bethânia Mariani. [et al.]. Campinas/SP: Editora da Unicamp, 2014.

PEREIRA. A leitura dos/nos documentos oficiais do Curso de Letras da UFAC. (Tese de doutorado) - UNESP: São José do Rio Preto, 2019.

POSSENTI. Teoria do Discurso: um caso de múltiplas rupturas. In: MUSSALIN, Fernanda e Anna Christina BENTES (orgs). Introdução à Linguística: Domínios e Fronteiras. Volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Cortez Editora, 2004.

PUECH. “O Discurso”, as heranças e o destino de Saussure na França. In: CRUZ; PIOVEZANI e TESTENOIRE. Saussure, o texto e o discurso. Cem anos de heranças e recepções. São Paulo: Parábola, 2016.

THOMSON. Os primeiros filósofos. Lisboa: estampa 1974.

SANTOS. A reforma curricular do curso de letras da Universidade Federal do Acre na década de 1980: entre ditos e escritos. Rio Branco: Tatiane Castro dos Santos, 2012.

STREET. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Downloads

Publicado

2022-05-18

Como Citar

Pereira, C. da S. (2022). Mudanças e perspectivas sobre leitura nos 50 anos do curso de Letras da UFAC. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 1(1). https://doi.org/10.29327/210932.1.1-3