Mudanças e perspectivas sobre leitura nos 50 anos do curso de Letras da UFAC
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.1.1-3Palavras-chave:
Leitura. Texto. Leitor. Curso de Letras.Resumo
A partir da Análise do Discurso (AD) Pecheuxtiana, analisam-se, aqui, os discursos sobre leitura veiculados nos documentos oficiais que legislam o Curso de Letras/Português da Universidade Federal do Acre - Ufac. O objetivo é rememorar como as noções de leitura são/foram discursivizadas nesses documentos oficiais que compreendem o final da década de 70, meados dos anos 80, além de amostras dos anos 90 e anos 2000. De modo geral, os deslocamentos no Curso dizem respeito à separação dos conteúdos de gramática dos conteúdos de leitura e produção textual. Houve, no decorrer das décadas, mudança de foco (da gramática normativa para o texto); além da mudança de paradigma teórico/epistemológica que se deve à emergência da Linguística de Texto.
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