Procedimentos didático-pedagógicos na aprendizagem de leitura no ambiente escolar

Palavras-chave: Leitura. Procedimentos didático-pedagógicos. Aprendizagem. Ensino.

Resumo

O domínio da leitura reflete diretamente na qualidade da aprendizagem. Logo, faz-se necessário refletir sobre a prática leitora em sala de aula como perspectiva de mensura da qualidade do ensino-aprendizagem na escola. Nesse contexto, este estudo buscou refletir, por meio de uma abordagem bibliográfica, acerca da importância dos procedimentos didático-pedagógicos do ensino da leitura nas escolas, à luz de autores como Brasil (1996); Martins (1982); Kleimam (1999); Cagliari (1992); Freitag (1994); Geraldi (1995) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (2001). Diante disso para o desenvolvimento do gosto e do hábito dos alunos pela leitura, devem-se elucidar momentos lúdicos e prazerosos de forma que sejam utilizados os espaços escolares - como dependências físicas (biblioteca/sala de leitura) - que estimulem a leitura em momentos lúdicos e prazerosos, visto que essa é uma alternativa que pode superar as dificuldades mostradas nas discussões da pesquisa de sobremaneira a atuar na perspectiva da formação de cidadãos e, portanto, na evolução da sociedade.

Referências

BRASIL. LDB 9.394/96. In. SAVIANI, Demerval. A nova lei da Educação: trajetória, limites e perspectivas. 5ª ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 1999.

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CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 4ª Ed. São Paulo, Editora Scipione, 1992 (série Pensamento e Ação no magistério).

FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática Educativa. São Paulo: São Paulo: Paz e Terra, 1996.

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MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19ª Ed. São Paulo. Editora Brasiliense, 2006. (Coleção primeiros passos;74).

Publicado
2020-12-07
Como Citar
Silva, F. M. da. (2020). Procedimentos didático-pedagógicos na aprendizagem de leitura no ambiente escolar. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 8(2). https://doi.org/10.29327/210932.8.2-14