Os gêneros digitais na BNCC e o vlog como instrumento de implementação das prescrições em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.10.2-15Palavras-chave:
BNCC, Língua Portuguesa, Gêneros digitais, Gênero vlog.Resumo
Este artigo visa compreender o que a BNCC prescreve para o ensino da língua portuguesa, tendo como eixo os gêneros digitais, na etapa do Ensino Fundamental (anos finais). Entre os diversos gêneros digitais sugeridos pela BNCC, a serem trabalhados nessa etapa, elegemos o gênero vlog como foco de investigação. Nosso objetivo é identificar se o vlog, como um gênero da esfera digital, tomado como objeto de ensino, atende a quais competências e habilidades prescritas pela BNCC. A análise entre os elementos característicos que compõem o vlog e o que está prescrito pelas competências e habilidades mostra que o gênero vlog atende significativamente ao que propõe a BNCC sobre o trabalho com os gêneros digitais, permitindo desenvolver as práticas de linguagem nos diversos campos de atuação.
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