Os gêneros digitais na BNCC e o vlog como instrumento de implementação das prescrições em sala de aula

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná, Centro de Letras, Comunicação e Artes, Paraná-Brasil https://orcid.org/0000-0001-7511-3921
  • Isabela Corriler Palhiarin Universidade Estadual do Norte do Paraná, Centro de Letras, Comunicação e Artes, Paraná-Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.10.2-15

Palavras-chave:

BNCC, Língua Portuguesa, Gêneros digitais, Gênero vlog.

Resumo

Este artigo visa compreender o que a BNCC prescreve para o ensino da língua portuguesa, tendo como eixo os gêneros digitais, na etapa do Ensino Fundamental (anos finais). Entre os diversos gêneros digitais sugeridos pela BNCC, a serem trabalhados nessa etapa, elegemos o gênero vlog como foco de investigação. Nosso objetivo é identificar se o vlog, como um gênero da esfera digital, tomado como objeto de ensino, atende a quais competências e habilidades prescritas pela BNCC. A análise entre os elementos característicos que compõem o vlog e o que está prescrito pelas competências e habilidades mostra que o gênero vlog atende significativamente ao que propõe a BNCC sobre o trabalho com os gêneros digitais, permitindo desenvolver as práticas de linguagem nos diversos campos de atuação.

Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Centro de Letras, Comunicação e Artes, Paraná-Brasil

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), do curso de Letras, do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa DIALE (CNPq/UENP).

Isabela Corriler Palhiarin, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Centro de Letras, Comunicação e Artes, Paraná-Brasil

Licenciada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Durante a graduação, participou, como aluna voluntária, de Projeto de Iniciação Científica e Projeto de Pesquisa. Atualmente é docente no Colégio Piaget, unidade de Nova Mutum-MT.

Referências

ANDRADE FILHO, J. R. Letramento digital: o vlog na sala de aula. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CAVALCANTE, H. M.; KRAEMER, M. A. D.; COSTA-HÜBES, T. C. O gênero digital vlog: Um estudo do ensino de Língua Inglesa online sob a óptica da Análise Dialógica do Discurso. Letrônica, v. 13, n. 4, p. e37030, 2020.

KÄMPF, C. A geração Z e o papel das tecnologias digitais na construção do pensamento. ComCiência, n. 131, p. 0-0, 2011.

LUNA, R. P.; BRANCO, S. O. O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura. Revista Letras Raras, v. 2, n. 1, p. 42-46, 2013.

SÁ, J.O.V.; AZEVEDO, M. P.; SILVA, J. P. R.; PRAXEDES, A. A. O gênero discursivo vlog e o ensino de língua portuguesa: reflexões sobre uma sequência didática. In: LEAL, A. P. B.; et. al. Gêneros textuais: domínios e interfaces. 1ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020, v. 1, p. 216-240.

SOUSA, G. M. R. O gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino de Língua Portuguesa: uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula. In: IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 2017, Campina Grande. Anais IV SINALGE. Campina Grande: Editora Realize, 2017.

VALÊNIA, A.; AMORIM, Y. P. Interação e participação significativa: características e estruturação do gênero vlog. Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v. 7, n. 3, p. 687- 705, 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Striquer, M. dos S. D., & Palhiarin, I. C. (2022). Os gêneros digitais na BNCC e o vlog como instrumento de implementação das prescrições em sala de aula. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 10(2). https://doi.org/10.29327/210932.10.2-15