A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Cláudia Roberta Consolin

DOI:

https://doi.org/10.29327/216342.4.2-5

Palavras-chave:

Sequência Didática, Artigo de opinião, Gêneros Textuais

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo investigar quais as capacidades de linguagem desenvolvidas nos alunos do terceiro ano do ensino médio no decorrer do processo de implementação de uma sequência didática realizada pela equipe integrante do PIBID/UENP, subprojeto Letras/Português, campus Jacarezinho. A referida sequência didática contempla o ensino e aprendizagem do gênero textual artigo de opinião e as capacidades de linguagem dizem respeito à capacidade de ação, à discursiva e à linguístico-discursiva. O arcabouço teórico que norteou todo o processo de elaboração da sequência, de implementação e das análises realizadas sobre as primeiras produções textuais dos alunos atendidos pelo projeto se constituem dos preceitos de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2005) a respeito de gêneros discursivos/textuais, de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) sobre sequência didática. Os resultados demonstraram que a capacidade de linguagem que mais os alunos desenvolveram foi a capacidade de ação.

Referências

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Striquer, M. dos S. D., & Consolin, C. R. (2016). A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 4(2). https://doi.org/10.29327/216342.4.2-5

Edição

Seção

ARTIGOS