Uma análise sociorretórica da seção de metodologia do gênero monografia à luz do modelo CARS de Swales
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.10.1-3Palavras-chave:
Gêneros. Monografia. Seção de metodologia. Organização Retórica.Resumo
O modelo CARS para análises de gêneros constantemente mobiliza pesquisas em Linguística considerando os diferentes contextos comunicativos. Neste artigo, tem-se o objetivo de identificar a organização sociorretórica da seção de metodologia por meio das pistas linguísticas e da estrutura textual em exemplares do gênero monografia. Defende-se que a formalidade da comunidade discursiva em que o gênero circula, determina sua organização retórica. Desenvolveu-se uma pesquisa quanti-qualitativa e descritiva sobre os corpora constituídos por dez seções de metodologia de Trabalho de Conclusão de Curso. As análises basearam-se no quadro de unidades retóricas segundo apresentaram Paiva e Duarte (2018). As discussões consideram as contribuições de: Swales (1990), Biasi-Rodrigues (2009), Bawarshi; Reiff, (2013), Silva, Pedrosa e Alves Filho (2021), dentre outros autores. A pesquisa evidenciou que a seção de metodologia responde às formalidades da comunidade discursiva e dialoga com a organização retórica de outros gêneros da esfera acadêmica.
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