Uma análise sociorretórica da seção de metodologia do gênero monografia à luz do modelo CARS de Swales

Autores

  • Elizandra Dias Brandão Universidade Estadual do Estado do Piauí, Núcleo de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL/UESPI, Piauí-Brasil https://orcid.org/0000-0001-8869-1843
  • Camélia Sheila Soares Borges de Araújo Universidade Estadual do Piauí, Departamento de Letras-Português, Piauí-Brasil https://orcid.org/0000-0002-0687-6455
  • Evando Luiz e Silva Soares da Rocha Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Letras, Piauí-Brasil https://orcid.org/0000-0002-1150-340X

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.10.1-3

Palavras-chave:

Gêneros. Monografia. Seção de metodologia. Organização Retórica.

Resumo

O modelo CARS para análises de gêneros constantemente mobiliza pesquisas em Linguística considerando os diferentes contextos comunicativos. Neste artigo, tem-se o objetivo de identificar a organização sociorretórica da seção de metodologia por meio das pistas linguísticas e da estrutura textual em exemplares do gênero monografia. Defende-se que a formalidade da comunidade discursiva em que o gênero circula, determina sua organização retórica. Desenvolveu-se uma pesquisa quanti-qualitativa e descritiva sobre os corpora constituídos por dez seções de metodologia de Trabalho de Conclusão de Curso. As análises basearam-se no quadro de unidades retóricas segundo apresentaram Paiva e Duarte (2018). As discussões consideram as contribuições de: Swales (1990), Biasi-Rodrigues (2009), Bawarshi; Reiff, (2013), Silva, Pedrosa e Alves Filho (2021), dentre outros autores. A pesquisa evidenciou que a seção de metodologia responde às formalidades da comunidade discursiva e dialoga com a organização retórica de outros gêneros da esfera acadêmica.

Biografia do Autor

Elizandra Dias Brandão, Universidade Estadual do Estado do Piauí, Núcleo de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL/UESPI, Piauí-Brasil

Mestra em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Membro do grupo de Estudos em texto GETEXTO (UESPI). Desenvolve pesquisas na área da Linguística Textual – LT, sobretudo nos estudos relativos a Intertextualidade, Argumentação e suas interfaces com a Análise do Discurso.

Camélia Sheila Soares Borges de Araújo, Universidade Estadual do Piauí, Departamento de Letras-Português, Piauí-Brasil

Pesquisadora, docente, Mestre em Letras, Professora efetiva de Libras do Campus Floriano, Piauí-Brasil.

Evando Luiz e Silva Soares da Rocha, Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Letras, Piauí-Brasil

Doutorando pelo Programa de Pós -Graduação em Letras -PPGEL, da Universidade Federal do Piauí - UFPI, membro do grupo de pesquisa - Glamulti - Grupo de estudos em Linguística Aplicada e Multiletramentos.

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Publicado

2022-07-28

Como Citar

Brandão, E. D., Araújo, C. S. S. B. de ., & Rocha, E. L. e S. S. da . (2022). Uma análise sociorretórica da seção de metodologia do gênero monografia à luz do modelo CARS de Swales. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 10(1). https://doi.org/10.29327/210932.10.1-3

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