Uma análise sociorretórica da seção de metodologia do gênero monografia à luz do modelo CARS de Swales

Autores/as

  • Elizandra Dias Brandão Universidade Estadual do Estado do Piauí, Núcleo de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL/UESPI, Piauí-Brasil https://orcid.org/0000-0001-8869-1843
  • Camélia Sheila Soares Borges de Araújo Universidade Estadual do Piauí, Departamento de Letras-Português, Piauí-Brasil https://orcid.org/0000-0002-0687-6455
  • Evando Luiz e Silva Soares da Rocha Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Letras, Piauí-Brasil https://orcid.org/0000-0002-1150-340X

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.10.1-3

Palabras clave:

Gêneros. Monografia. Seção de metodologia. Organização Retórica.

Resumen

O modelo CARS para análises de gêneros constantemente mobiliza pesquisas em Linguística considerando os diferentes contextos comunicativos. Neste artigo, tem-se o objetivo de identificar a organização sociorretórica da seção de metodologia por meio das pistas linguísticas e da estrutura textual em exemplares do gênero monografia. Defende-se que a formalidade da comunidade discursiva em que o gênero circula, determina sua organização retórica. Desenvolveu-se uma pesquisa quanti-qualitativa e descritiva sobre os corpora constituídos por dez seções de metodologia de Trabalho de Conclusão de Curso. As análises basearam-se no quadro de unidades retóricas segundo apresentaram Paiva e Duarte (2018). As discussões consideram as contribuições de: Swales (1990), Biasi-Rodrigues (2009), Bawarshi; Reiff, (2013), Silva, Pedrosa e Alves Filho (2021), dentre outros autores. A pesquisa evidenciou que a seção de metodologia responde às formalidades da comunidade discursiva e dialoga com a organização retórica de outros gêneros da esfera acadêmica.

Biografía del autor/a

Elizandra Dias Brandão, Universidade Estadual do Estado do Piauí, Núcleo de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL/UESPI, Piauí-Brasil

Mestra em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Membro do grupo de Estudos em texto GETEXTO (UESPI). Desenvolve pesquisas na área da Linguística Textual – LT, sobretudo nos estudos relativos a Intertextualidade, Argumentação e suas interfaces com a Análise do Discurso.

Camélia Sheila Soares Borges de Araújo, Universidade Estadual do Piauí, Departamento de Letras-Português, Piauí-Brasil

Pesquisadora, docente, Mestre em Letras, Professora efetiva de Libras do Campus Floriano, Piauí-Brasil.

Evando Luiz e Silva Soares da Rocha, Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Letras, Piauí-Brasil

Doutorando pelo Programa de Pós -Graduação em Letras -PPGEL, da Universidade Federal do Piauí - UFPI, membro do grupo de pesquisa - Glamulti - Grupo de estudos em Linguística Aplicada e Multiletramentos.

Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação. Rio de Janeiro, 2002.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 260-306.

BAWARSHI, A; REIFF, M. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. São Paulo: Parábola, 2013.

BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. 2. ed. São Paulo, Cortez, 2006.

BEZERRA, B. G. Gêneros no contexto brasileiro: questões (meta)teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

BIASI-RODRIGUES, B. O gênero resumo: uma prática discursiva da comunidade acadêmica. In: BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J.; SOUSA, S. (Orgs.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 108-129. p. 49-75.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HENDGES, G. R. Novos contextos, novos gêneros: a revisão da literatura em artigos acadêmicos eletrônicos. 2001. 138 f. Dissertação (Mestrado em Letras) –Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2001.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MILLER, C. R. Gênero como ação social. In: DIONÍSIO, A. P.; HOFFNAGEL, J. C. (Orgs.). Gênero textual, agência e tecnologia. Recife: Editora Universitária da UFPE, p. 21-44, 2009a. (Texto original: Genre as social action. Quarterly Journal of Speech, p. 151-167, May, 1984).

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, Graciela R. Produção textual na universidade / Désirée Motta-Roth; Graciela Hendges Rabuske. -São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

PAIVA, F. J.de O.; DUARTE, A.L. M. Uma organização retórica da seção de metodologia em artigos acadêmicos escritos por estudantes do curso de letras na perspectiva dos estudos linguísticos. Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Universidade Federal do Piauí, v.6, n. 1, p.102-123, jan. / jun. 2018. ISSN: 2318-986. Disponível em: <https://revistas.ufpi.br/index.php/parfor/article/view/7061/4299 > Acesso em: ago. 2020.

PRESTES, M. L. de M. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. 3.ed. São Paulo: Rêspel, 2008.

RAMALHO. T. da S.; PEDROSA, T. N. V.; ALVES FILHO, F. Como doutorandos em linguística constroem a seção “identificação do problema de pesquisa”. revista de letras - juçara, [s. l.], v. 5, n. 01, p. 310-329, 2021. doi: 10.18817/rlj.v5i01.2526. disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2526. Acesso em: jan. 2022.

SANTANA, F. de J. S.; GONÇALVES, G. S.; QUEIROZ, N. da S. Introduções do gênero monografia: uma análise à luz do modelo cars, de John Malcolm Swales Mandinga –Revista de Estudos Linguísticos, Redenção-CE, v. 03, n. 02, pp. 36-48, jul./dez. 2019. Disponível em: https://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/290/179. Acesso em: nov. 2021.

SWALES, J. Genre Analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

Publicado

2022-07-28

Cómo citar

Brandão, E. D., Araújo, C. S. S. B. de ., & Rocha, E. L. e S. S. da . (2022). Uma análise sociorretórica da seção de metodologia do gênero monografia à luz do modelo CARS de Swales. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 10(1). https://doi.org/10.29327/210932.10.1-3