GÊNEROS TEXTUAIS EM PROPOSTAS DE PRODUÇÃO ESCRITA EM PROVAS DO EXAME CELPE-BRAS

Autores

  • Jefferson Alves da Rocha UFPB
  • Judithe Genuíno Henrique
  • Matheus de Almeida Barbosa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.29327/212070.7.2-15

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Ensino de PLE, Produção de texto, Exame Celpe-Bras

Resumo

Este artigo consiste em analisar propostas de produção de texto com base nas teorias dos gêneros textuais. Para tratar do assunto, realiza-se o levantamento de algumas questões teóricas relacionadas ao trabalho com textos nas aulas de língua portuguesa. Há, dessa forma, o desenvolvimento da abordagem da língua que contempla os aspectos dos gêneros textuais. Há, ainda, algumas questões a respeito do mesmo trabalho realizado nas aulas de PLE. Para análise do presente artigo, observam-se as propostas de produção de texto das três últimas edições do Exame Celpe-Bras, mais especificamente, a terceira e a quarta tarefa das provas. Essa análise procurou investigar se tais propostas seguiam de fato a abordagem de um determinado gênero textual, corroborando com o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de PLE.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Rocha, J. A. da, Henrique, J. G. ., & Barbosa, M. de A. (2019). GÊNEROS TEXTUAIS EM PROPOSTAS DE PRODUÇÃO ESCRITA EM PROVAS DO EXAME CELPE-BRAS. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 7(2). https://doi.org/10.29327/212070.7.2-15

Edição

Seção

DOSSIÊ