O dialogismo entre enunciados verbais e visuais em A boca da noite, de Cristino Wapichana

relações e funções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/266889.11.2-14

Palavras-chave:

Dialogismo. Funções. Imagem. Relações. Texto.

Resumo

O diálogo entre os enunciados verbais e visuais no livro ilustrado instaura, por meio de seus elementos constitutivos, intensas relações dialógicas que atuam na produção de sentidos e apreensão da narrativa. Alicerçado nessa configuração, o objetivo deste artigo consiste em analisar as relações de redundância, colaboração e disjunção resultantes da interação entre enunciados verbais e visuais a obra A boca da noite, escrita por Cristino Wapichana e ilustrada por Graça Lima. Sob essa perspectiva, a questão problematizadora volta-se para identificar como o diálogo entre palavras, cores e ilustrações geram diferentes relações e funções entre texto e imagem na obra.  Os conceitos que norteiam a concepção de dialogismo de Bakhtin (2006), também abordados por Barros (2003), Brait (2003) e Fiorin (2006), associados aos estudos de Linden (2018), sobre as relações e funções do texto e da imagem, constituem a base de fundamentação empregada na análise. As relações dialógicas que se instauram entre os enunciados verbais e visuais na obra são relações de sentido geradoras de outras relações e funções responsivas de um enunciado em face do outro.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Molina, Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Letras Vernáculas, Rondônia - Brasil

Docente da área de literatura do Departamento Acadêmico de Letras Vernáculas e do Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (PPGMEL) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutorado em Letras (UNESP) e pós-doutorado em História literária: circulação e análise de discursos literários (UFRR).

Referências

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da linguagem. 12 ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BARROS, D. L. P.; FIORIN, J. L. Dialogismo, polifonia, intertextualidade: em torno de Bakhtin. 2 ed. São Paulo: Editora da USP, 2003.

BARROS, D. L. P. de. Contribuições de Bakhtin às teorias do texto e do discurso. In: BRAIT, B. et. al. Diálogos com Bakhtin. Curitiba: Editora UFPR, 2007.

BRAIT, B. A natureza dialógica da linguagem: formas e graus de representação dessa dimensão constitutiva. In: BRAIT, Beth. et. al. Diálogos com Bakhtin. Curitiba: Editora UFPR, 2007.

CAMARGO, L. Ilustração em livros de literatura infantil. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. FRADE, I. C. A. S.; VAL, M. G. C.; BREGUNCI, M. G. C. (orgs). Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.

FIORIN. J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.

FITTIPALDI, C. O que é uma imagem narrativa?. In: OLIVEIRA, I. (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

LIMA, G. Lendo imagens. In: Nos caminhos da literatura. Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. São Paulo: Peirópolis, 2008.

LINDEN, S. V. Para ler o livro ilustrado. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: SESI-SP, 2018.

MENEGAZZI, D.; DEBUS. O design do livro de literatura para a infância: uma investigação do livro ilustrado contemporâneo. In: DEBUS, E.; SPENGLER, M. L.; GONÇALVES, F. (Org.). Livro objeto e suas arti (e)manhas de construção. Curitiba, PR: Editora Mercado livre, 2020.

MORAES, O. O projeto gráfico do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, I (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

MUNDURUKU, D. Educação indígena: Do corpo, da mente e do espírito. In: Nos caminhos da literatura. Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. São Paulo: Peirópolis, 2008.

RAMOS, G. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

RIBEIRO, M. A relação entre o texto e a imagem. In: OLIVEIRA, Ieda (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

SALISBURY, M; STYLES, M. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo, SP: Rosari, 2013.

WAPICHANA, C. A boca da noite. Ilustração Graça Lima. Rio de Janeiro: Zit, 2016.

Downloads

Publicado

2023-12-24

Como Citar

Molina, M. de F. (2023). O dialogismo entre enunciados verbais e visuais em A boca da noite, de Cristino Wapichana: relações e funções. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 11(2). https://doi.org/10.29327/266889.11.2-14