A relação entre texto e ilustração numa perspectiva da análise dialógica do discurso em narrativas infantojuvenis contemporâneas

Autores

  • Iza Reis Gomes Ortiz Instituto Federal de Rondônia, Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: linguagem e identidade, Acre - Brasil
  • Queila Barbosa Lopes Universidade Federal do Acre, Centro de Educação, Letras e Artes, Acre - Brasil https://orcid.org/0000-0003-0161-9975

DOI:

https://doi.org/10.29327/266889.11.2-12

Palavras-chave:

Análise dialógica do discurso. Literatura infantojuvenil contemporânea. Linguagem verbal e visual. Dialogismo. Leitor.

Resumo

Investigamos neste artigo a relação das linguagens verbal e visual numa perspectiva da análise dialógica do discurso bakhtiniana em duas narrativas infantojuvenis contemporâneas. Essa relação é permeada por lacunas, preenchimentos, dialogismo e coautoria do leitor no desvelamento das várias camadas de sentidos que a leitura proporciona. O dialogismo de Bakhtin evoca uma relação entre discursos. E aqui, trabalharemos com as linguagens verbal e visual numa perspectiva de discursos realizados por sujeitos personagens no livro ilustrado O passeio de Rosinha, escrito e ilustrado por Patrícia Hutchins, publicado pela Editora Global e Loba, escrito por Roberta Malta e ilustrada por Paula Schiavon, da Editora Pequena Zahar. São narrativas em que as duas linguagens se conectam dialogicamente e colaborativamente, proporcionando ao leitor uma coautoria em relação às camadas de sentidos que as histórias oferecem. As nossas conclusões apontam que as narrativas infantojuvenis contemporâneas analisadas indicam uma presença do dialogismo discursivo bakhtiniano por vários vieses, seja pela linguagem verbal e visual, seja pelo dialogismo, pela intertextualidade ou pela participação cocriadora do leitor ao ler e preencher as lacunas que o texto verbal e a ilustração proporcionam em suas camadas de sentidos. 

Biografia do Autor

Iza Reis Gomes Ortiz, Instituto Federal de Rondônia, Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: linguagem e identidade, Acre - Brasil

Pós-doutoranda bolsista CAPES/BRASIL em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre - UFAC; Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM; Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFRO.

Queila Barbosa Lopes, Universidade Federal do Acre, Centro de Educação, Letras e Artes, Acre - Brasil

Docente de Língua Inglesa, Pesquisadora, Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", interessada em pesquisas que discutam tecnologias digitais nos espaços formais de aprendizagem de línguas.

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Publicado

2023-12-24

Como Citar

Ortiz, I. R. G., & Lopes, Q. B. (2023). A relação entre texto e ilustração numa perspectiva da análise dialógica do discurso em narrativas infantojuvenis contemporâneas. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 11(2). https://doi.org/10.29327/266889.11.2-12